Turismo de Portugal associa-se à SIBS para estudar comportamento dos turistas

Por a 26 de Setembro de 2019 as 15:45
Turismo mundial

O Turismo de Portugal estabeleceu uma parceria com a SIBS para o serviço SIBS Analytics, que vai permitir recolher “informação privilegiada, de grande valor acrescentado, sobre os comportamentos de consumo em Portugal”, refere o Turismo de Portugal, num comunicado enviado à imprensa.

“Através do acesso a este serviço ímpar, o Turismo de Portugal terá relatórios personalizados, sustentados em dados reais, agregados e despersonalizados, processados diariamente pela SIBS”, destaca o Turismo de Portugal, na informação divulgada.

De acordo com o Turismo de Portugal, através desta parceria vai ser possível “definir estratégias para o futuro do setor, com base na análise de dados de operações de pagamentos eletrónicos e numerário, o consumo e características dos consumidores portugueses e estrangeiros em Portugal”.

Para iniciar a parceria, o Turismo de Portugal e a SIBS desenvolveram a infografia ‘Destinos de Verão’ que, segundo o Turismo de Portugal, “revela, por exemplo, que, nas férias de 2019, os estrangeiros gastaram mais 7% em Portugal do que no período homólogo, enquanto o número de operações realizadas com cartão cresceu +17%”, sendo que, entre os estrangeiros, 85% das operações foram realizadas por europeus, com destaque para os franceses, que foram os que realizaram maior número de operações.

A infografia ‘Destinos de Verão’ permitiu também apurar que, relativamente aos portugueses, “verificou-se um crescimento das operações no estrangeiro nas férias deste ano em +22%”, tendo a Europa sido o principal destino das operações dos portugueses, com 92% do total, com destaque para Espanha, que ficou em primeiro lugar nas operações realizadas.

“Fora da Europa, e analisando o TOP 5 de países onde os portugueses realizaram maior número de operações, os Emirados Árabes registam o maior valor médio diário gasto por cartão (288€). Em território nacional, neste período de férias, os concelhos que registam maior variação do número de operações realizadas pelos portugueses foram Faro, Beja, Viana do Castelo, Bragança e Faial”, lê-se ainda na informação divulgada.

Para Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, o “SIBS Analytics constitui uma importante ferramenta de disponibilização de informação sobre os gastos dos turistas estrangeiros”, já que permite um “conhecimento pormenorizado sobre o perfil de consumo de cada mercado”.

“Esta informação é verdadeiramente útil para a tomada de decisão das empresas do setor pelo que o Turismo de Portugal pretende desenvolver uma nova oferta de serviços de conhecimento, a disponibilizar aos clientes do Turismo de Portugal na plataforma TravelBI disponível no endereço https://travelbi.turismodeportugal.pt”, acrescenta Luís Araújo.

O SIBS Analytics foi disponibilizado em maio de 2019 e fornece acesso a dados para estudos académicos ou para suporte à formulação de decisões de negócio empresariais.

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