Pestana é o primeiro grupo hoteleiro mundial a emitir “obrigações verdes”

Por a 24 de Setembro de 2019 as 11:04

O Grupo Pestana SGPS SA tornou-se no primeiro grupo hoteleiro mundial a fazer uma emissão obrigacionista verde, em conformidade com os princípios da ICMA (International Capital Markets Association).

Em comunicado, o grupo explica que se “trata de uma emissão de 60 milhões de euros, com uma taxa de juro de 2,5%, a 6 anos, com a oferta colocada junto de cerca 30 investidores institucionais nacionais e internacionais”.

A emissão, “devido ao elevado interesse registado no mercado europeu, foi um sucesso”, tendo a procura superado em três vezes a oferta. O montante inicialmente previsto de 50 milhões de euros foi aumentado para 60 milhões de euros. Nesta operação, o Grupo Pestana foi assessorado pelo BBVA e Cuatrecasas.

A Axesor classificou o Grupo Pestana com a nota de “BBB com Outlook estável”, o que o qualifica dentro do grupo restrito de “investment grade” e como um dos “players” com menor risco no mercado hoteleiro mundial.

A classificação “green bond” (obrigações verdes) foi certificada através da emissão pela DNV.GL de uma “second party opinion”. As obrigações verdes são emitidas para financiar investimentos em projetos que respeitam os princípios de Sustentabilidade. Os fundos levantados com a emissão serão destinados ao refinanciamento de dois projetos desenvolvidos de raiz: o Pestana Tróia Eco-Resort e o Pestana Blue Alvor.

O primeiro está inserido numa zona de Reserva Natural, com uma frente de praia de 2 km atlântica e pinhal, tendo sido desenvolvido de acordo com princípios sustentáveis, aplicados de forma consistente, no processo de construção, nos materiais utilizados, na preservação do meio ambiente, na preocupação com o tratamento de resíduos ou no consumo de energia e água. Igualmente construído de acordo com as melhores práticas ambientais, o Pestana Blue Alvor é o primeiro resort all inclusive desenvolvido de raiz neste conceito no Algarve.

“Para o Grupo Pestana, este foi um processo virtuoso em toda a linha que nos deixou muito satisfeitos. Além de sermos os primeiros no mercado mundial da indústria hoteleira a fazer uma operação desta natureza, emissão de obrigações verdes, a baixa taxa fixa para um prazo de 6 anos e o rating alcançado são mais um incentivo a perseverarmos no caminho de solidez do Grupo”. afirma José Theotónio, CEO do Grupo Pestana.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *