Edição digital
Assine já
PUB
Distribuição

Conversas à Mesa | “Temos de ter muita garra, esperança na vida e nunca desistir”

Mafalda Bravo foi a convidada do Conversas à Mesa que decorreu no Restaurante Olivier Avenida.

Carina Monteiro
Distribuição

Conversas à Mesa | “Temos de ter muita garra, esperança na vida e nunca desistir”

Mafalda Bravo foi a convidada do Conversas à Mesa que decorreu no Restaurante Olivier Avenida.

Carina Monteiro
Sobre o autor
Carina Monteiro
Artigos relacionados
Privatização da Azores Airlines vai ser retomada rapidamente
Aviação
Jet2.com abre nova base no aeroporto britânico de Bournemouth e anuncia voos para a Madeira e Faro
Aviação
San Sebastián limita grupos de visitantes organizados ao centro da cidade
Destinos
Aena anuncia investimento de 370M€ no aeroporto de Congonhas (São Paulo)
Aviação
Docente da UC nomeada para o Urban Tourism Research Hall of Fame
Destinos
Hotelaria liderou investimento imobiliário em Portugal no ano passado
Hotelaria
Emirates volta a recrutar tripulantes de cabine em Portugal em abril
Aviação
airBaltic abre nova rota para a Madeira e mantém voos para Lisboa no inverno
Aviação
MSC Cruzeiros inclui voos de Lisboa para Hamburgo e Copenhaga nos itinerários do Norte da Europa
Transportes
Obras de melhoria dos aeroportos e aeródromos de Cabo Verde começam em abril
Aviação

A vida de Mafalda Bravo dava um livro, mas daqueles em que cabem vários géneros literários, desde o romance ao conto, da novela ao drama, passando pela comédia, mas sempre com um final feliz.

Bravo de nome e de temperamento, Mafalda revelou cedo uma personalidade rebelde e desalinhada. Na escola alemã, todos conheciam os Bravo – o pai, o tio e os irmãos estudaram todos na mesma escola. “O que diziam era que éramos Bravo de apelido e raça”, conta. Não gostava de estudar, mas nunca chumbou, apesar das dores de cabeça que dava aos professores. “Na altura chamava-se personalidade, hoje chama-se hiperatividade. Não era, os Bravo são assim”, brinca. Saiu do colégio alemão com 14 anos e foi estudar para o colégio académico. Mas não durou muito tempo, a vida de Mafalda havia de mudar em dois anos. Com 16 anos casou-se e pouco tempo depois teve a primeira filha, Mafalda. Inês, a segunda filha, nasceu dois anos depois. Aos 22 anos, separou-se e mudou-se com a filhas para Lausanne, na Suíça, para estudar Gestão de Empresas. “O meu irmão já tinha estudado no estrangeiro e pedi ao meu pai que apostasse em mim. Disse-lhe que seria um investimento que eu iria recompensar mais tarde”, conta. “Foram os melhores anos da minha vida. Enquanto estava na faculdade a estudar, as minhas filhas estavam na escola. Era a única da turma que tinha filhos, os meus colegas eram todos estrangeiros e ajudavam-me imenso. Quando uma pessoa sai do seu mundo e está por sua conta, as nossas fronteiras abrem-se totalmente”. Quatro anos depois, regressou a Portugal. Entretanto, tinha conhecido um português, amigo de um do seus irmãos, que a desafiou a abrir um negócio de confeção de roupa para mulher que exportariam para a Suíça e Inglaterra. O negócio corria bem, mas Mafalda teve de assumir a gestão da agência de viagens Escalatur, que o pai entretanto tinha comprado. “O meu irmão ficou a tomar conta dessa agência de viagens, mas passado um tempo adoeceu e o meu pai pediu-me para assumir a gestão”, conta. Tinha chegado a hora de cumprir a promessa que tinha feito ao pai. “Uma agência de viagens exige muitíssimo de nós e tínhamos comprado a agência completamente falida. Era altura de recompensar o meu pai pelo investimento que ele tinha feito em mim. Acabei com a outra empresa e fiquei na Escalatur”.

Especializada no segmento corporate, o negócio da Escalatur correu “sempre bem”, de tal forma que havia quem tivesse interesse em comprar o negócio mas Mafalda estava renitente. “Gosto de partilhar esta história, porque acredito no processo da vida. Uma noite acordei de repente e tive um pensamento: vender a empresa. Assim do nada. Tive um feeling. Contei ao meu pai e ele disse-me para fazer o que entendesse, mas alertou-me que as empresas vendem-se em alta. Comecei a espalhar a mensagem que estávamos à venda e vários grupos nacionais e estrangeiros estavam interessados”, conta. Mafalda estava inclinada para fechar o negócio com os espanhóis da Barceló. Apesar das negociações terem sido difíceis, concretizou o negócio, mas a história tem um certo misticismo. “Fizemos a escritura a uma quarta-feira e o advogado no sábado teve um enfarte e morreu, e o meu pai passados quinze dias teve também um enfarte e morreu. Tive a oportunidade de mostrar ao meu pai que aquilo que ele tinha investido em mim, tinha sido compensado. Lá de cima deram-me uma mensagem e isto foi feito a tempo e horas”. O negócio foi fechado em maio de 2001 e em setembro aconteceu o atentado às Torres Gémeas, que foi fatídico para a indústria das viagens. “As pessoas tinham medo de viajar”, relata. O contrato obrigava-a a ficar na empresa durante os cinco anos seguintes. Acabou por ficar até hoje. Durante este período recorda alguns momentos marcantes como aquele em que foi chamada ao palco para receber os parabéns pelo trabalho numa convenção do grupo, ou, mais recentemente, quando estava doente e recebeu a visita do CEO.

Há dois anos, Mafalda Bravo foi diagnosticada com um cancro da mama. “A doença faz mudar muita coisa, mudamos as nossas prioridades. Não podia continuar com o ritmo da Escalatur. Precisava de me libertar um pouco e, nessa altura, convidaram-me para country manager do grupo Ávoris em Portugal”. Nesta nova função, Mafalda será responsável por criar sinergias dentro grupo e encontrar formas de crescimento em Portugal.

Vida pessoal
Do segundo casamento nasceu Rodrigo, o terceiro filho. Mafalda Bravo recorda a história do nascimento. “Com 29 anos engravidei e descobri que tinha um tumor no útero. Decidi continuar a gravidez, apesar de ter de ser operada. Não perdi a criança. Este terceiro filho foi um milagre. Gosto de falar das coisas, principalmente porque gosto de dar esperança às pessoas. Temos de ter muita garra, esperança na vida, acreditar no nosso caminho e nunca desistir.” Nesta altura da conversa Mafalda Bravo confirma a minha suspeita inicial: “A minha vida dava para escrever um livro”, diz. Nos tempos livres, gosta de ir ao cinema com o marido, dançar e estar com a família, à qual dedica grande parte do seu tempo. Tem quatro netos, de quem fala com adoração e orgulho. “Cada um com a sua maluqueira, alguns vêm com os genes dos Bravo”, brinca. Uma vez por ano faz uma viagem com a família toda, no ano passado foram ao Brasil. Nas férias de verão vão para o Algarve.

Um dos seus destinos preferidos é a Birmânia. “Adoro o Oriente e a filosofia oriental”. Todos os anos vai com uma amiga durante uma semana para um ‘holistic spa’. Tailândia, Filipinas e Bali são alguns dos destinos para onde já foi. Vive com intensidade o dia-a-dia, lição que aprendeu com a mãe. “As minhas amigas dizem que antigamente era patins em linha agora tenho rodas a triplicar. Na realidade não sabemos o que se vai passar a seguir”, afirma. “As doenças não vêm por acaso. Mudei a minha atitude. Não dou importância a coisas que dava. Quando estava em casa olhava muito para um quadro que dizia ‘Don’t lose time with trivial stuff’. Não podemos perder tempo com coisas pequeninas”. Mafalda Bravo fala com a serenidade de quem tem uma vida cheia. “Com a idade aprendemos a ter uma visão mais segura e mais pragmática. Não diz coisas que os outros querem ouvir, mas aquilo em que acredita. “Achei que isso era um ponto negativo, porque às vezes sou um bocado desbocada, não tenho as tais fronteiras que devia ter. Hoje em dia não tenho medo nenhum. Isso é o que a idade traz de bom, a segurança de sabermos ao certo quem somos, o que queremos e o que não queremos”, conclui.

Mafalda Bravo nasceu em Lisboa em 1960. É a sexta filha da família Bravo, com origens em Espanha. Licenciou-se em Gestão de Empresas em Lausanne, na Suíça. Em 1985 assumiu a gestão do negócio de família, a agência de viagens Escalatur. Em 2001, após a venda da agência aos espanhóis da Barceló permaneceu como diretora geral até hoje. Em junho deste ano foi nomeada country manager do grupo Ávoris em Portugal, cargo que vai assumir a partir do próximo dia 1 de setembro.

Curiosidades
Em criança sonhava ser bailarina. Adorava dançar e frequentava um grupo de dança jazz. Apesar da vida traçar-lhe outro caminho, nunca deixou o gosto pela dança. Hoje em dia frequenta aulas de flamenco e sevilhanas. Todas as semanas tem aulas e não falha. “É sagrado”. Como não é pessoa de virar costas a desafios, participou na festa de final de aulas, onde dançou para uma plateia cheia. A participação empenhada valeu-lhe os parabéns da professora e a ovação entusiasmada da família.


Restaurante Olivier Avenida

O conhecido restaurante do chefpreneur Olivier da Costa tem a sua esplanada renovada, mesmo a tempo de receber o verão. Foi neste espaço, descontraído mas ao mesmo tempo elegante, que decorreu o Conversas à Mesa.
Para assinalar esta novidade, o restaurante lançou recentemente um menu de degustação, disponível apenas às sextas e sábados, ao jantar. Tendo como base as tradições gastronómicas do Mediterrâneo, o novo menu é composto por pratos sofisticados, mas com o “toque caseiro” que o chefpreneur Olivier da Costa já nos habituou.

Sobre o autorCarina Monteiro

Carina Monteiro

Mais artigos
Artigos relacionados
Privatização da Azores Airlines vai ser retomada rapidamente
Aviação
Jet2.com abre nova base no aeroporto britânico de Bournemouth e anuncia voos para a Madeira e Faro
Aviação
San Sebastián limita grupos de visitantes organizados ao centro da cidade
Destinos
Aena anuncia investimento de 370M€ no aeroporto de Congonhas (São Paulo)
Aviação
Docente da UC nomeada para o Urban Tourism Research Hall of Fame
Destinos
Hotelaria liderou investimento imobiliário em Portugal no ano passado
Hotelaria
Emirates volta a recrutar tripulantes de cabine em Portugal em abril
Aviação
airBaltic abre nova rota para a Madeira e mantém voos para Lisboa no inverno
Aviação
MSC Cruzeiros inclui voos de Lisboa para Hamburgo e Copenhaga nos itinerários do Norte da Europa
Transportes
Obras de melhoria dos aeroportos e aeródromos de Cabo Verde começam em abril
Aviação
PUB
Distribuição

Nortravel promove Montenegro em operação direta do Porto

O operador turístico Nortravel está a promover a sua operação charter direta de verão para Montenegro (Praia da Costa Adriática) à saída do Porto.

Em regime do tudo incluído, a Nortravel está a promover a sua programação para Montenegro que decorrerá de 23 de junho a 8 de setembro, com saídas do Porto.

O pacote de sete noites, na praia na Costa Adriática custa por pessoa em duplo desde 1.310 euros no Carine Hotel Delfin, e 1.354 euros no Carine Hotel Park, ambos de quatro estrelas localizados em Bijela. Já com alojamento no Carine Hotel Kumbor, quatro estrelas superior localizado em Herceg Novi, o preço começa nos 1.406 euros por pessoa.

Na praia de Budva, o pacote de sete noites no Iberostar Bellevue, de quatro estrelas fica desde 1.458 euros por pessoa, enquanto o Iberostar Herceg Novi custa 1,496 euros por pessoa, em alojamento duplo e regime do tudo incluído.

A viagem inclui passagem aérea em voo direto especial da Enter Air, em classe económica, com direito ao transporte de uma peça de bagagem de porão até 20kg e uma peça de bagagem de mão até 5kg, estadia no hotel e regime selecionados, transporte (regular) do aeroporto de Dubrovnik ao hotel em Montenegro e vice-versa, e seguro multiviagens.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Distribuição

Solférias acrescenta Cuba ao desafio “Vender = Receber”

O operador turístico Solférias acaba de acrescentar Cuba ao desafio “Vender = Receber”. Assim, vai premiar as oito melhores agências de viagens /agentes vendedores para este destino da sua programação.

Publituris

Dando continuidade ao sucesso dos anteriores desafios que a Solférias lançou para os agentes e agências de viagem, premiando vendas para alguns dos seus destinos estrela, surge agora um novo desafio para um destino mítico nas Caraíbas: Cuba.

“Vender = Receber” para Cuba vai premiar as agências ou agentes de viagens que mais reservas fizerem para este destino, de 1 a 30 de abril de 2024, ficando habilitados a viajar de 13 a 21 de maio de 2024, integrando a super fam trip que a Solférias e os seus parceiros vão realizar nestas datas, para que possam ficar a conhecer melhor o destino.

Mas, atenção: apenas contam as reservas confirmadas, e o incentivo é aplicável somente às reservas efetuadas através dos canais Solférias.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Distribuição

“Sonhando à Mesa” vai percorrer localidades portuguesas mais pequenas

De uma forma que se pretende informal, o operador turístico Sonhando vai promover, de 8 a 24 de abril um roadshow que percorrerá várias localidades portuguesas mais pequenas, fugindo, assim das tradicionais Lisboa e Porto, para apresentar a sua programação 2024 e dar conta das novidades.

“Sonhando à Mesa” é o mote do roadshow que o operador turístico vai promover de 8 a 24 de abril em várias localidades portuguesas. O objetivo, conforme declarou ao Publituris o seu diretor Comercial, Fernando Bandrés “é apresentar a nossa programação para 2024 e as novidades para este ano, promover o convívio entre a Sonhando e os agentes de viagens de uma forma descontraída e mostrar que estamos próximos das agências de viagens das localidades mais pequenas”.

Segundo Bandrés o roadshow servirá igualmente para dar a conhecer aos agentes de viagens o catálogo de circuitos na Ásia que a Sonhando lança pela primeira vez no mercado, e que englobará destinos como o Sri Lanka, Vietname, Camboja, Índia, Tailândia e o Uzbequistão.

Assim, a Sonhando convida os agentes de viagens para um almoço ou jantar em Santa Maria da Feira – 8 de abril (almoço); Viseu – 8 de abril (jantar); Mirandela – dia 9 (almoço); Vila Real – dia 9 (jantar); Penafiel – dia 10 (almoço); Viana do Castelo – dia 10 (jantar); Coimbra – 16 de abril (almoço); Leiria/Batalha – dia 16 (jantar); Setúbal – dia 23 de abril (almoço); Évora – 23 (jantar); Portimão – 24 de abril (almoço); e Faro a encerrar, também no dia 24 de abril com jantar.

As inscrições estão abertas até ao próximo dia 1 de abril, informa o operador turístico.

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

Mais artigos
Agências

TravelGEA cria plataforma de reservas dedicada à hotelaria

A TravelGEA, empresa do Grupo GEA especializada na área da consolidação aérea, anuncia o lançamento da sua nova plataforma de reservas na área da hotelaria, com tecnologia foi desenvolvida à medida para as agências de viagens suas associadas.

Publituris

A plataforma TravelGEA Booking foi criada para simplificar o processo de reserva de hotéis, através de um sistema integrado que se conecta com oito principais centrais de compras. Com um compromisso com a eficiência e rentabilidade, o instrumento garante que os utilizadores possam encontrar a estada perfeita com facilidade.

Segundo Ricardo Correia, diretor Comercial da TravelGEA, “esta plataforma não é apenas uma ferramenta, é uma ponte para o futuro das agências de viagens, onde a eficiência, a diversidade e a rentabilidade se encontram”, para assegurar que a integração com oito centrais de compras “é apenas o começo e estamos a abrir um mundo de possibilidades onde numa única pesquisa obtemos resultados que se alinham perfeitamente com os desejos e necessidades dos clientes”.

O responsável adiantou que “a plataforma fornece às nossas agências parceiras uma ferramenta poderosa para melhorar as suas ofertas e rentabilidade.”

Entre outras funcionalidades, a TravelGEA Booking permite pesquisa e filtros avançados – as agências podem agora atender à crescente procura por opções diferenciadas, tal como as que promovem turismo sustentável e acessível com filtros para hotéis ‘verdes’, opções que permitem animais de estimação e muito mais; diversos tipos de alojamento  – seja qual for a procura dos clientes, desde hotéis a                       apartamentos, campismos ou alojamento local, a plataforma oferece uma vasta gama de opções. A plataforma dá ainda capacidade às agências de viagens de gerir as suas estratégias de preços eficazmente.

A equipa da TravelGEA assume que estará disponível para oferecer suporte para as reservas realizadas através da plataforma.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Distribuição

Nortravel lança campanha de descontos de primavera para 58 circuitos

O operador turístico Nortravel está a promover no mercado a campanha de descontos de primavera, de 50 euros e 100 euros por pessoa, para os 58 circuitos exclusivos disponíveis para reserva.

Publituris

Com desconto de 50 euros por pessoa para os circuitos na Península Ibérica, Europa 4 dias, Madeira e Açores, e desconto de 100 euros por pessoa para os circuitos Europa 7 e 8 dias, Cruzeiros e Grandes Viagens, estas ofertas da Nortravel, no âmbito da campanha de descontos de primavera, aplicam-se a reservas efetuadas até 3 de abril.

Este desconto é válido para viagens a realizar entre abril e outubro de 2024, com lugares limitados e não aplicável a grupos.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Distribuição

Egotravel vai ter mais um voo semanal para Djerba à saída de Lisboa

O operador turístico A Egotravel vai reforçar a sua operação charter para Djerba, na Tunísia, com mais um voo semanal operado pela TAP, à saída de Lisboa, às quartas-feiras, entre 5 de junho e 11 de setembro.

Publituris

Com este reforço, a operação da Egotravel para Djerba passa assim a ter três partidas de Lisboa, duas à quarta-feira e uma à quinta-feira, e duas saídas do Porto, uma à quarta-feira e outra à quinta-feira, ganhando assim, este destino, ainda maior preponderância no portfolio do operador turístico.

Daniel Graça, diretor comercial da Egotravel, refere que “esta decisão tem como objetivo responder às necessidades dos agentes de viagens nacionais, naquele que é um destino de eleição dos portugueses para as suas férias de verão”, e que tem suscitado muita procura, principalmente nas partidas de Lisboa.

Entretanto, o operador turístico informa ao mercado que, devido ao aumento das taxas governamentais na Tunísia de cerca de 5 euros, irá refletir este incremento nas taxas de aeroporto, segurança e combustível dos seus pacotes para o destino, passando de 175 euros para 180 euros. Este novo valor já está em vigor para novas reservas. No entanto, para as reservas já existentes com o valor anterior, a Egotravel irá, excecionalmente, assumir este aumento pelo que não será cobrado nenhum valor adicional.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Distribuição

Boa política de compras pode ajudar empresas a poupar até 15% do seu orçamento de viagens

Segundo a Consultia Business Travel, empresa especializada na gestão integrada e no aconselhamento das viagens empresariais, uma política de compras bem concebida pode ajudar as empresas a poupar entre cinco e 15% do seu orçamento de viagens.

Publituris

A Consultia Business Travel defende que a implementação de uma política de viagens eficaz e bem concebida pode ajudar as organizações a gerir os custos, a aumentar a eficiência e a garantir a transparência e a responsabilidade nas despesas dos colaboradores.

A empresa especializada na gestão integrada e no aconselhamento das viagens empresariais refere ainda que a principal vantagem de dispor de um software de gestão alinhado com a política de viagens empresariais é, sem dúvida, a poupança financeira que proporciona, podendo poupar entre cinco e 15% do seu orçamento de viagens. Um exemplo: uma empresa com um volume de viagens de 300 mil viagens pode beneficiar de uma poupança de até 45 mil euros por ano, mas é essencial dispor de ferramentas tecnológicas que ajudem não só a digitalizar, facilitar e automatizar todo este processo, mas também a atingir os seus objetivos.

Por este motivo, a Consultia Business Travel desenvolveu o Destinux, uma solução integral baseada na cloud que, através de um Dashboard de Gestão de Viagens, permite às empresas ter uma visão clara e organizada de toda a informação relevante e necessária para melhorar a eficácia da sua gestão de viagens corporativas e o cumprimento das políticas estabelecidas.

Analisando os dados desta solução, é possível perceber que a nova geração de políticas de viagens pode ajudar as empresas a gerir as viagens de negócios de acordo com as suas necessidades e as dos viajantes.

Por outro lado, refere que ao adaptar a política de viagens empresariais às necessidades e preferências individuais dos viajantes de negócios, estes têm a oportunidade de ter uma experiência de viagem muito mais confortável e agradável, o que tem um impacto direto no seu nível de produtividade e na medida em que atingem os seus objetivos. Outra vantagem de oferecer políticas personalizadas e otimizadas que incluem o ‘salário emocional’ é a retenção e a atração de talentos.

Além disso, a Consultia Business Travel indica que as políticas de viagens de nova geração permitem a inclusão de práticas sustentáveis e amigas do ambiente, permitindo às empresas demonstrar o seu empenho numa responsabilidade empresarial consciente do ambiente. Isto inclui possibilidade de transporte mais ecológico, compensação das emissões de carbono e apoio de projetos de sustentabilidade.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Distribuição

Limitações ao turismo nas cidades europeias são desafios que se colocam à Lusanova

As medidas que estão a ser impostas para conter os fluxos de turistas, principalmente nas cidades europeias, são desafios que se colocam a operadores turísticos cujo core business são os circuitos culturais, como é o caso da Lusanova, revelaram o seu administrador e diretor operacional, Luís Lourenço e Tiago Encarnação, respetivamente.

As taxas turísticas, as burocracias, limitações e aumento do preço das entradas de grupos de turistas em monumentos e atrações turísticas, a distância em que os autocarros vão passar a ficar dos centros históricos obrigando as pessoas a percorrer grandes distâncias a pé e que, as com dificuldades de locomoção não conseguem fazer, são medidas que pouco a pouco a ser implementadas nas cidades europeias, incluindo em Portugal e que criam dificuldades para os operadores turísticos que têm nos circuitos culturais o seu principal negócio, como é o caso da Lusanova.

Luís Lourenço e Tiago Encarnação, administrador e diretor operacional da Lusanova, num encontro recente com jornalistas, no âmbito da apresentação da sua programação, em Lisboa, estão de acordo que é preciso estimar os centros das cidades, mas tem de haver um pouco de equilíbrio.

Tiago Encarnação considerou que “se as limitações começam a ser tão grandes, vai passar a não ser viável o circuito, e o custo começa a ser injustificável”, apontando que “no futuro é um dos maiores riscos que a Europa vai ter pelas limitações que vai impondo pela sustentabilidade das cidades”.

No entanto, assumindo-se como otimista nesta matéria, o diretor operacional da Lusanova lembrou que, uma vez que as cidades europeias precisam muito do turismo, acredita que vai haver um equilíbrio, “embora continuarão a haver medidas mais radicais numas e menos radicais noutras”.

Contudo, o administrador do operador turístico não está tão convencido, argumentando que “com tanto turismo que as cidades têm, podem-se dar ao luxo de introduzir essas limitações e exigências. Não sei é se não irão pagar amanhã por isto, mas nós procuramos sempre arranjar alternativas, que é nossa obrigação, porque não podemos parar e temos de oferecer produto ao cliente e de forma mais cómoda possível”.

Estas limitações são mais gritantes na Europa, continente que recebe maior volume de turistas, enquanto nos outros continentes haverá um caso ou outro, como será exemplo Machu Picchu, no Peru.

Habituada a enfrentar desafios ao longo destes 65 anos de vida, que vai assinalar com diversas ações a decorrer durante o 2024, nada demove a Lusanova, cujos responsáveis asseguraram que a empresa “vai manter o compromisso de sempre que é entregar uma programação diversificada, segura, com destinos onde somos competitivos e onde damos a segurança que é exigida à nossa marca, na melhor relação qualidade-preço”.

Em relação às taxas de cidade, o administrador da Lusanova disse que estão incluídas na programação, apesar de ser um valor elevado, mas quando aumentam de uma hora para outras “não temos justificação para dar ao cliente, que fica sempre mal impressionado e desconfiado o facto de aumentarmos o preço do pacote à última hora, quando o nosso foco é sempre o cliente”.

Quanto às entradas em monumentos, ao contrário do que acontecia anteriormente, para alguns locais “obrigam-nos a fazer depósitos de garantia, hoje em dia não sei para onde é que não pagamos antecipadamente e caro”, destacou Luís Lourenço, para realçar que “temos o exemplo de Paris, por causa dos Jogos Olímpicos, que exigiram pagamentos com dois anos de antecedência”.

O empresário assumiu que “está cada vez mais difícil elaborar um pacote cultural, com ingressos, cada vez estamos a ter dificuldades porque não são ágeis e não nos dão deadline e, além disso, limitam o número de entradas, mas esta situação está a verificar-se também em Portugal. São limitações que temos de arranjar engenhos de maneira a contorná-las”.

A somar a isto tudo, o turismo está mais caro, as viagens estão inflacionadas, reconheceram os dois responsáveis do operador turístico, avançando que tudo o são circuitos europeus subiu uns 5% no total do PVP face ao ano passado, tendo em conta que em 2023 o aumento já tinha sido superior.

Neste caso, Tiago Encarnação considerou que “temos uma grande vantagem aqui porque, o facto de termos um grande volume tanto em Portugal como no Brasil, dá-nos um poder de negociação diferente, e isto é importante quando estamos a negociar as contratações”.

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

Mais artigos
Distribuição

Solférias, Abreu e Soltrópico reforçam o Sal no verão com novo voo de Lisboa

Devido à crescente procura para Cabo Verde, nomeadamente para a Ilha do Sal, o operador turístico Solférias, juntamente com os seus parceiros Abreu e Soltrópico, decidiu reforçar a sua oferta de verão 2024 para o destino com a introdução de um novo voo especial direto à partida de Lisboa.

Publituris

Operado pela companhia aérea Smartwings, esta operação, que reforça a oferta já existente para o período do verão 2024, tem início no dia 01 de junho (primeira partida) e termina a 28 de setembro (último regresso).

Desta forma, a Solférias e os seus parceiros reforçam o seu compromisso de disponibilizar às agências de viagens portugueses as melhores e mais completas propostas para os seus clientes.

 

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Distribuição

Siso Travel Group é representado em Portugal pela Turep

O Siso Travel Group, operador turístico do Azerbaijão que opera e tem escritórios próprios em diversos países da Ásia Central e do Sul do Cáucaso, passou a ser representado em Portugal pela Turep – Turismo Único Representações.

Publituris

A atuar na área de turismo internacional desde 2013, a empresa desenvolveu diversas excursões e circuitos quer para grupos quer para individuais no Uzbequistão, Turquemenistão, Cazaquistão, Geórgia, Azerbaijão, Tadjiquistão, Quirguistão e Irão.

Durante este período o Siso Travel Group conseguiu criar e desenvolver parcerias comerciais com muitos operadores turísticos e agências de turismo, nomeadamente, em Espanha, Portugal, Brasil, Argentina e México.

Ao nomearmos um representante para Portugal “pretendemos por um lado dar a conhecer melhor os nossos produtos e serviços e por outro criar os laços necessários para que tanto operadores turísticos como agências de viagens possam vender com mais segurança sentindo o apoio do nosso representante”, indica o operador turístico em comunicado.

De entre os serviços que o Siso Travel Group disponibiliza, contam-se: Suporte completo para reserva de hotel; Salas de reuniões; Guias e intérpretes de espanhol e português; Passeios Culturais e Etnográficos; Passeios de Aventura e Ecoturismo; Tour de tapetes no Cáucaso e na Rota da Seda; Cruzeiros no serviço VIP do Mar Cáspio; Passeios Especiais; Tour Caviar; Passeios acessíveis; e tour de casamento.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2021 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.