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Crónica de Tim Vieira | O luxo do tempo, a família e as situações ruins…

Tim Vieira está, desde junho, a viajar pelo mundo acompanhado pela família. Durante 118 dias irá visitar 11 países. Leia a sua terceira crónica.

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Tim Vieira está, desde junho, a viajar pelo mundo acompanhado pela família. Durante 118 dias irá visitar 11 países. Leia a sua terceira crónica.

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Durante esta viagem pelo mundo fizemos e experimentámos coisas incríveis, 80% delas reservadas e planeadas. Temos visto algumas das maravilhas do mundo, já comemos alguns dos pratos mais saborosos e ficámos em alguns dos lugares mais bonitos. A verdade é que tudo isto é melhor em pensamento e imaginação do que na vida real.

Às vezes, na vida real, o clima é muito quente e húmido, existem muitos turistas à volta, os preços são excessivos, o serviço é dececionante e milhares de outras razões que tornam essas experiências reais dececionantes em comparação com a experiência que imaginamos ou esperamos.

Por outro lado, às vezes somos agradavelmente surpreendidos com algo de que não tínhamos grandes expetativas. Quando isso acontece, certifique-se que aproveita, pois é um momento especial e maravilhoso que marca a sua vida de maneira memorável.

Durante a nossa viagem tivémos vários destes momentos de vida que aconteceram de formas que não poderíamos ter planeado.

O que partilho a seguir é uma dessas experiências e pela qual ficaremos agradecidos por muito tempo.

Tivemos um voo de 7 horas de Tóquio para Kuala Lumpur numa companhia aérea low cost. Não me interpretem mal, as companhias asiáticas low cost são boas, assim como os funcionários são muito simpáticos e fazem-nos sentir bem-vindos, mas como esperado os assentos são apenas um pouco mais apertados, pagámos pela comida e bebidas e não há entretenimento a bordo do avião.

Como o nosso voo de Kuala Lumpur foi adiado, tivémos de esperar 17 horas no aeroporto antes do nosso próximo voo para Sydney de mais 8 horas. Isto parece uma situação assustadora e aterrorizante quando temos três crianças entusiasmadas para chegar à Austrália, para uma viagem épica.

No entanto, a nossa experiência tem-nos mostrados que muitas vezes somos surpreendidos por situações ruins. Este mindset alternativo também contribui para transformar situações negativas em experiências positivas e memoráveis. Decidimos usar o Google para ver se poderíamos ficar num hotel dentro do terminal do aeroporto, em vez de nos acomodarmos nos cantos do aeroporto como tínhamos inicialmente planeado.

Apareceu o Sama-sama Transit Hotel e animámo-nos. Este hotel era diferente dos outros 30 hotéis em que passámos durante a nossa viagem, porque este hotel é pago à hora, tem menos janelas, mas o mais importante é que não esperávamos muito dele.

Reservámos um quarto para nós os cinco e atribuíram-nos uma cama de casal. Pagámos por três pequenos-almoços extras dos quais a rececionista gentilmente nos ofereceu um deles, graças ao facto dos nossos filhos serem educados, engraçados e divertidos enquanto estão nas filas.

Como eram seis da manhã, estávamos cansados e fomos para o quarto descansar um bocado antes do pequeno-almoço. O quarto era fresco, bem arranjado e super confortável, o que era exatamente o que precisávamos, superando as nossas expetativas mais realistas.

Quatro de nós ficámos na cama, com as pernas e os braços entrelaçados como esparguete, enquanto Elena, a nossa menina, ficou no chão numa cama improvisada feita com casacos e toalhas. Rapidamente estávamos todos num sono profundo, a recuperar do difícil voo anterior. Assim que fizemos umas boas três horas de sono, levantámo-nos para o pequeno-almoço. Foi um pequeno-almoço perfeito, acompanhado com um café verdadeiramente bom.

Os ingredientes especiais adicionámos nós próprios com risos e piadas, enquanto discutíamos como este lugar era realmente incrível. Partilhámos vídeos, assistimos a um jogo de futebol num moderno ecrã, de tamanho gigante, num lounge moderno e super confortável apenas para nós. Os gelados e as bebidas eram grátis e a vista da pista de aterragem do aeroporto estava igualmente incluída e, assim, vimos vários aviões a descolar e a aterrar, entre as atualizações do futebol.

Não poderíamos ter reservado ou planeado tal experiência. Só poderíamos preparar as nossas mentes e corações para estarem abertos para tais possibilidades, a fim de torná-las experiências reais quando o tempo e a situação se apresentasse. Lembrar-me-ei sempre de nós na cama, a tomar o pequeno-almoço, a ver tv e os aviões, mas, acima de tudo, vou lembrar-me do luxo do tempo que tivémos para podermos desfrutar todos juntos destas simples e inesperadas experiências.

Mais uma boa notícia durante o nosso voo para Kuala Lumpur, o Springboks venceu o campeonato de Rugby, superando a Argentina, e o Tottenham Hotspurs que veio de trás para vencer o seu primeiro jogo do campeonato.

Nesta altura também pensei no Tom Hanks, mais concretamente no filme “Terminal”, mas este foi o nosso próprio filme, protagonizado pelos Vieira no Kuala Lumpur International Airport (KLIA2), a fazerem memórias e a enfrentarem juntos um desafio de cada vez.

Mais uma coisa, é ótimo estar 7 horas à frente de Lisboa e ver que ninguém parece precisar de mim!!!

Por Tim Vieira

Nota de editor – Tim Vieira está, desde junho, a viajar pelo mundo acompanhado pela família. Durante 118 dias irá visitar 11 países (Rússia, Mongólia, China, Vietname, Tailândia, Singapura, Nova Zelândia, Austrália, Malásia, Japão e Canadá).

(versão inglês)

The luxury of time, family and bad situations …

During this world trip we have done and experienced some amazing things, 80% of them booked and planned for. We have seen some of the wonders of the world, eaten some of the tastiest specialty dishes and stayed at some of the most beautiful places in the world. The truth is that many times they are better in thought and imagination than in real life. Sometimes in real life the weather is just too hot and humid, too many tourists around, a price rip off, service is disappointing or a thousand other reasons make these real life experiences a disappointment compared to our imagined or expected experience.

On the other hand we are sometimes pleasantly surprised by something we had no great expectations of. When this happens make sure you enjoy it, as it’s a special and wonderful time which touches your life in the most memorable way.

During our trip we have had several such moments of life happening in ways we couldn’t have planned for.

What follows is one such experience that we will remember and be thankful for a long time.

We had a 7 hour flight from Tokyo to Kuala Lumpur on a low cost carrier. Don’t get me wrong Asian low costs carriers are good, as they are friendly and make you feel welcome but expectedly the seats are just a little closer together, you pay for food or drinks and there are no entertainment screens on board the flight. As our flight from Kuala Lumpur was delayed we had a 17 hour stay at the airport before our next flight to Sydney of another 8 hours. This sounds like a scarry and terrifying situation when you have three kids excited to arrive in Australia for an epic road trip.

None the less, our travel experience has ensured that we are often surprised by the bad situations. This alternate mindset also contributes to turning negative situations into positive memorable experiences. We decided to use Google and see if we could stay at a transit hotel within the airport terminal, instead of squattering in the corners of the airport as we had initially planned.

Sama-Sama Transit Hotel popped up and with it so did our spirits. This hotel would be different to the other 30 hotels we have been through during our journey, as this hotel is paid for by the hour, it is window less but most importantly we didn’t expect much from it.

We booked one room for all five of us, which entitled us to one double bed. We paid for three extra breakfasts of which the receptionist kindly offered us one of them for free (thanks to our kids being cute, polite and trained to smile on queue).

As it was 06h00 we were tired and went through to the room to catch some shut eye before breakfast. The room was fresh, cleverly laid out and super comfortable which was exactly what we needed, so easily surpassing our relaistic expectations.

Four of us lay on the bed, with legs and arms intertwined like spaghetti, while Elena our little girl lay on the floor with a makeshift bed using jackets and towels. Soon we were all in a deep sleep and recovering from the previous tough flight. Once we had a good three hour power sleep, we got up for breakfast. It was just the perfect breakfast selection topped up with really good coffee. The special ingredients we added ourselves with laughs and jokes as we discussed how awesome this place really was. We shared videos, watched sport on a mega sized big screen in a modern and super comfortable lounge just for us. Ice cream and drinks were free and the full view of the runway was also included so we saw various planes taking-off and landing in between updating us on premiership football.

We could not have booked or planned for such an experience. We could only have prepared our minds and hearts to be open for such possibilities in order to make them real experiences when the time and situation presented itself. I will always remember us all on the bed, eating breakfast, watching the big screen and planes but most of all I will remember the luxury of time we had to be able to enjoy these simple unexpected experiences together.

Further good news was that during our flight to Kuala Lumpur the Springboks won the Rugby Championship by beating Argentina and Tottenham Hotspurs came from behind to win their opening premiership match.

I did also think of Tom Hanks in the movie “TERMINAL” but this was our own movie staring the Vieira’s in Kuala Lumpur International Airport (KLIA2) making memories and tackling one challenge at a time together.

One more thing, it’s great to be 7 hours ahead of Lisbon as no one seems to need me !!!

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Selo “Save Water” para impulsionar a eficiência hídrica no turismo do Algarve

ADENE, Turismo de Portugal e Turismo do Algarve lançaram o Selo “Save Water” para impulsionar a eficiência hídrica no turismo do Algarve.

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A ADENE, o Turismo de Portugal e o Turismo do Algarve lançaram o Selo “Save Water”, uma iniciativa que visa promover a eficiência hídrica no setor do turismo da região do Algarve.

O selo, apresentado numa cerimónia no âmbito do 54.º aniversário da região de turismo, tem por objetivo distinguir os empreendimentos turísticos que implementem medidas concretas para reduzir o consumo de água.

Ana Paula Rodrigues, vice-presidente da ADENE, sublinhou o compromisso da Agência para a Energia em promover práticas sustentáveis no setor do turismo, tendo apresentado as 60 medidas que os empreendimentos turísticos podem implementar para reduzir em 15% o volume de água consumido pelo setor urbano, onde se inclui o setor turístico.

Entre as propostas apresentadas, Ana Paula Rodrigues, destacou a substituição de equipamentos por modelos mais eficientes, a redução do uso de água em áreas verdes e a adoção de práticas de paisagismo adaptadas ao clima regional.

A ADENE, que criou uma plataforma para acompanhamento e monotorização dos consumos, irá também monitorizar a implementação das medidas de eficiência hídrica nos empreendimentos turísticos aderentes e que demonstrem o seu compromisso com a eficiência hídrica, contribuindo para a conservação deste recurso vital para a sustentabilidade ambiental da região.

Ao mesmo tempo foi lançada a campanha de sensibilização associada ao selo “Save Water” que procura consciencializar os turistas para a importância da preservação da água durante a sua estadia na região.

Foto: Depositphotos.com
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Golegã e ISLA estabelecem parceria para criar curso de Turismo Equestre

Este será o primeiro curso técnico superior profissional de Turismo Equestre lecionado a nível nacional, faltando apenas a aprovação por parte da DGES – Direção Geral de Ensino Superior para que o novo curso comece a ser lecionado já no ano letivo 2024/2025.

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A Câmara Municipal da Golegã e o ISLA – Instituto Superior de Línguas e Administração estabeleceram uma parceria que visa criar um curso técnico superior profissional no âmbito do Turismo Equestre.

De acordo com a imprensa regional, a parceria já foi oficializada e já decorreram vários meses de trabalho conjunto na preparação das unidades curriculares e na angariação de parceiros, faltando apenas a aprovação por parte da DGES – Direção Geral de Ensino Superior para que o novo curso comece a ser lecionado já no ano letivo 2024/2025.

O curso de Turismo Equestre do ISLA será o primeiro lecionado a nível nacional no
âmbito do turismo equestre, uma atividade que se encontra em “franca expansão e desenvolvimento”.

Este curso pretende fornecer uma formação adequada, ao nível do ensino superior, a todos os que exercem ou pretendem vir a exercer funções no âmbito do turismo equestre, incluindo guias de turismo equestre, monitores de passeios a cavalo, batismos equestres, organizadores de eventos e feiras equestres, bem como organizadores de competições desportivas.

Os participantes nesta formação vão poder contar com diversos protocolos já estabelecidos com várias empresas do setor para a realização de estágios curriculares.

O Turismo Equestre é considerado um dos produtos com maios potencial de desenvolvimento turístico na região do Ribatejo, em paralelo com o enoturismo e o turismo de natureza.

Recorde-se que a Câmara da Golegã e o Agrupamento de Escolas da Golegã, Azinhaga e Pombalinho, em colaboração com a Federação Equestre Portuguesa, inauguraram o curso de Técnico de Gestão Equina para o ano letivo 2023/2024, contando com 15 alunos.

 

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A importância de medir os fluxos turísticos nos destinos urbanos

A análise de dados tornou-se um imperativo para qualquer destino. Nos destinos urbanos, que se colocam entre os mais visitados no mundo, a capacidade de medir o impacto do turismo global sobre as cidades varia muito e é de vital importância para tomar as decisões certas.

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Os destinos urbanos estão entre os destinos mais visitados em todo o mundo e oferecem uma ampla e heterogénea gama cultural e arquitetónica, experiências tecnológicas, sociais e naturais e produtos para lazer e negócios. No entanto, a capacidade de medir o impacto do turismo global sobre as cidades varia muito. A disponibilidade e a comparabilidade de dados é um dos maiores desafios enfrentados pelas cidades que são em si mesmas destinos turísticos.

Este não é propriamente um desafio novo. Os principais problemas ligados à disponibilidade e comparabilidade dos dados a nível local e, particularmente a nível municipal, foram identificados e reconhecidos há muito tempo. Foram muitas as diretrizes e metodologias já desenvolvidas para tentar harmonizar práticas em todos os destinos urbanos. Mesmo assim, a responsabilidade de garantir a integridade e a credibilidade dos dados e o alinhamento dos procedimentos estatísticos com os padrões internacionais, cabe a cada destino.

A capacidade das cidades-destino alinharem práticas tem sido muitas vezes limitada por marcos legais e regulatórios, pela falta de recursos humanos e recursos financeiros e pelas dificuldades de obtenção de dados de uma série alargada e heterogénea de partes interessadas.

O relatório “Quantifying tourism in city destinations”, elaborado em conjunto pela UN Tourism e pelo WTCF, tem como objetivo avaliar práticas atuais na recolha e tratamento de dados e relatórios de situação nas cidades destinos. Indicadores e metodologias utilizadas pelas cidades em todo o mundo têm sido estudados para abrir um possível caminho rumo a uma base de dados global de turismo urbano. A ambição deste relatório é o de apoiar uma melhor compreensão dos problemas existentes no que respeita à informação estatística disponível, abordando a falta de indicadores unificados e metodologias que atualmente dificultam a estimativa da dimensão e valor do segmento de turismo urbano a nível global e em cada região e cidade.

Os resultados deste estudo são baseados numa revisão da literatura e a análise de um conjunto alargado de estudos de caso de destinos urbanos abrangendo as várias regiões mundiais. Alguns dos pontos focais deste estudo passam pelo levantamento de processos de recolha de informação e análise estatística sobre turismo nas áreas urbanas; falta de disponibilidade de estatísticas, designadamente, comparáveis em diferentes cidades que são destinos turísticos; estudos comparados em diferentes destinos urbanos; considerações de ordem metodológica sobre a criação de uma plataforma global para o estudo do turismo urbano; e, casos de estudo.

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Créditos: Turismo do Centro

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Filme promocional da Turismo do Centro premiado no Festival Mundial de Cinema de Turismo do Japão

O mais recente filme promocional da Turismo do Centro de Portugal foi duplamente premiado esta sexta-feira no Festival Mundial de Cinema de Turismo do Japão (JWTFF), que decorreu em Akan, Hokkaido, entre 13 e 15 de março. O evento contou com a participação de vídeos e campanhas promocionais de mais de 100 países.

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O filme intitulado “Vou só Três Dias”, produzido pela Lobby Films and Advertising, conquistou o prémio Bronze na categoria dedicada à promoção de Regiões Turísticas e venceu ainda o Prémio Especial do diretor do festival. As distinções foram recebidas por Adriana Rodrigues, chefe do Núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas, e Sílvia Ribau, chefe do Núcleo de Estruturação, Planeamento e Promoção da Turismo Centro de Portugal.

“O reconhecimento internacional dos nossos filmes e das nossas campanhas é fundamental para trabalhar a notoriedade da marca e o posicionamento no mindset dos consumidores. No final da linha, o que se pretende é despertar a vontade de saber mais sobre o Centro de Portugal, juntando a essa vontade o ato efetivo de visitar, pernoitar, e investir na região”, destaca Adriana Rodrigues.

Sílvia Ribau acrescentou que “os prémios recebidos reforçam a nossa convicção de que a aposta em estratégias audiovisuais é fundamental para alcançar um público global e promover os produtos turísticas emblemáticos da nossa região. Continuaremos a trabalhar arduamente para posicionar o Centro de Portugal como um destino turístico de eleição”.

Antes da cerimónia de atribuição dos prémios, as duas representantes da Turismo Centro de Portugal participaram num painel de discussão sobre a relevância dos meios audiovisuais na promoção turística das regiões, moderado pelo diretor do Festival, Tsuyoshi Kigawa, e que contou também com a participação de Kyung Wook Seo, presidente do Júri.

O festival premiou ainda outros dois filmes do Centro de Portugal. Na categoria Regiões Turísticas, a campanha “É para Celebrar”, da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Beira Baixa, conquistou o prémio Prata. A distinção foi recebida por Sílvia Ribau, representando a CIM, sendo que o filme também foi produzido pela Lobby Films and Advertising.

Já o Município da Nazaré arrebatou o Ouro na categoria Cidades, com o filme promocional “Nazaré – Maior do que a Vida”, produzido pela Oonify. O prémio foi recebido por Adriana Rodrigues.

O Festival Mundial de Cinema de Turismo do Japão estabeleceu os primeiros resultados do Circuito CIFFT 2024, uma competição que premeia vídeos e campanhas de turismo em todo o mundo. Os filmes que promovem o turismo na região Centro de Portugal estão agora na corrida pelo título de Melhor Filme de Turismo do Mundo, nas respetivas categorias, competindo noutros festivais que integram o circuito.

O Festival Mundial de Cinema de Turismo do Japão é membro oficial do Comité Internacional de Festivais de Filmes de Turismo (CIFFT) desde 2021, juntamente com outros certames em todo o mundo, incluindo o festival ART&TUR, que terá lugar na Lousã em outubro.

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O valor (crescente) das experiências no turismo

Numa recente conferência dedicada ao “Valor das Experiências no Turismo”, a conclusão foi simples: “as experiências são cada vez mais a resposta certa para a consolidação do turismo na nossa economia”.

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As experiências assumem, cada vez mais, “a resposta certa para a consolidação do turismo na nossa economia”. Essa foi a principal conclusão saída de uma recente conferência em que participara Gonçalo Cadilhe (escritor de Viagens), Tiago Quaresma (Valor do Tempo) e Catarina Alves Ribeiro (Brainding), moderada por Jaime Quesado.

A inovação com tradição representa, de facto, uma “nova oportunidade de relançamento da economia e de adaptação a uma nova filosofia de vida que a pandemia e a crise trouxeram”. Mas significa, também, a necessidade de ter “uma visão clara de qual deve ser o foco que deve ser colocado do ponto de vista estratégico em termos de investimento e fixação de capital e de pessoas. As experiências são cada vez mais importantes na agenda estratégica do turismo e deverão ser valorizadas no futuro”.

São muitas as dimensões que as experiências no turismo podem assumir, constituindo os oradores da conferência – Catarina Pereira, Gonçalo Cadilhe e Tiago Quaresma – a melhor referência da importância que este tema começa a ter. Desde o campo à praia, passando pela cidade, as experiências são cada vez mais um verdadeiro laboratório do que deve ser o percurso de especialização inteligente que o turismo também deve ter no futuro. A perceção por parte dos mercados da qualidade da oferta e das expectativas que pode criar são um dos grandes desafios que a fileira do turismo tem pela frente e que deve envolver, segundo Tiago Quaresma,” a aposta em produtos e serviços com capacidade estratégica junto dos mercados”.

De facto, nunca como agora as experiências foram tão importantes para elevar a cadeia de valor do nosso turismo e aumentar o nível de fidelização por parte de muitos mercados e nichos de clientes mais exigentes. As diferentes propostas de valor representam, segundo a opinião da Catarina Ribeiro, “a afirmação de um conceito de experiência que se consegue manter estável mesmo em tempo de crise e contribuir para a promoção de uma cultura de saber fazer bem, tão importante para referenciar uma marca nos cada vez mais competitivos e exigentes mercados internacionais”. Numa altura em que neste tempo de crise o turismo enfrenta grandes desafios de reposicionamento estratégico, os vários exemplos de experiências são de facto a melhor demonstração de que a aposta no valor deverá ser a grande narrativa para o futuro.

Também em muitas outras áreas esta aposta no contexto e conceito das experiências tem dado resultado. A área da cultura é uma delas. A oferta que o nosso país, nas principais cidades e um pouco por todo o território, tem dinamizado em termos culturais é, segundo Gonçalo Cadilhe, “já hoje um fator complementar de qualificação da oferta e de valorização da marca junto de mercados cada vez mais exigentes e competitivos. Integrar de forma inteligente a dimensão cultural na carteira de oferta de experiências na área do turismo será uma aposta cada vez mais desafiante para os operadores do sistema e que permitirá sustentar os níveis de valor criado e partilhado junto as comunidades e da sociedade”.

“É preciso perceber que a renovação do nosso turismo não se faz por decreto”, concluíram os oradores, frisando que “terá cada vez mais que assentar em experiências diferentes que combinem de forma inteligente inovação com tradição e possam ser o fator que fará a diferença na consolidação e fidelização dos mercados”.

Foto: Depositphotos.com
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Turismo da Alemanha quer capitalizar crescimento do mercado português com o Euro 2024

Depois de ter registado um crescimento de 5% nas dormidas de turistas portugueses em 2023, face a 2019, totalizando mais de 544 mil, o Turismo da Alemanha pretende que a realização do Euro 2024 sirva de mote para atrair ainda mais portugueses a visitar terras germânicas.

Victor Jorge

A Alemanha registou 80,9 milhões de dormidas internacionais, em 2023, um aumento de 18,8% relativamente a 2022, sendo que de turistas provenientes da Europa, o número foi de 62,1 milhões de dormidas (+15,3% face ao ano anterior). Isto só para dormidas calculadas em hotéis com mais de 10 camas e todo o território alemão.

Em 2023, Portugal registou 544.135 dormidas, um aumento de 14,3% face a 2022 e uma evolução de 5% quando comparado com 2022, salientando Ulrike Bohnet, diretora do Turismo da Alemanha para Portugal e Espanha, em conferência de imprensa, tratar-se de “um novo recorde”, depois de, em 2022, as dormidas terem totalizado 476.190, um crescimento de mais de 110% relativamente a 2021.

Na opinião da responsável pelo Turismo da Alemanha para Portugal e Espanha, a realização do Campeonato Europeu de Futebol, de 14 de junho a 14 de julho, para o qual Portugal está apurado, terá “uma importância enorme para o turismo na Alemanha, já que chamará milhões de pessoas”.

Ora, é precisamente neste evento que o Turismo da Alemanha alavanca a sua estratégia para atrair mais visitantes internacionais. “Não queremos que os turistas internacionais visitem a Alemanha somente neste período de um mês que dura o Euro 2024, mas que utilizem o evento para visitar e ficar mais tempo”.

Por isso mesmo, a campanha que o Turismo da Alemanha tem preparada para o turismo internacional ter o claim “Stay longer”. Utilizando este claim, a Alemanha prepara-se para mostrar as regiões e cidades onde decorrem os jogos dos diversos países, sendo que no caso português, Leipzig, Dortmund e Gelsenkirchen serão os palcos onde a seleção nacional jogará as suas partidas.

Se na primeira cidade, a “Rota da Música” é uma das atrações principais, havendo conexões diretas de Lisboa Porto, Faro e Funchal até ao aeroporto de Berlim, o aeroporto de Düsseldorf servirá de ponto de chegada para quem quiser ver os jogos em Dortmund e Gelsenkirchen, e onde a região de Wuppertal e Ruhr, respetivamente, são alguns dos destinos a visitar.

Mas a campanha do Turismo da Alemanha quer capitalizar o Euro com mais atrações. “A Campanha Cultura 2024 terá um foco muito forte nos 7.200 museus, 8.000 exposições, 80 salas de ópera, 700 teatros e 13 regiões vitivinícolas existentes em todo o território alemão e dos quais queremos fazer uso para promover a Alemanha nos mais diversos mercados internacionais, Portugal incluído”, admitiu Ulrike Bohnet.

“Queremos que, quem nos visite, possa usufruir dos 52 lugares declarados Património da Humanidade da UNESCO e que siga a máxima ‘viajar menos, mas ficar mais tempo’”.

Mas não é só no Turismo Cultural que a Alemanha aposta. Também o Turismo Industrial é uma das vertentes que a entidade responsável pelo turismo da Alemanha pretende divulgar em força, além de colocar a Alemanha como um dos destinos turísticos mais sustentáveis.

Assim, o Euro 2024 “serve só de ‘branding’, já que o nosso papel não passa por promover o Campeonato de Futebol, mas todo o território alemão com a sua diversidade de oferta”, esclareceu Ulrike Bohnet.

Com um total de 23 voos que ligam Portugal à Alemanha diariamente, o Turismo da Alemanha espera que a média de noites dormidas pelos visitantes portugueses possam aumentar para além das 6,8 registadas em 2023, número que, segundo a responsável do Turismo da Alemanha para Portugal e Espanha indicou como “bastante positivos, mas que queremos que aumentem”.

E se o período do Euro 2024 é o mote para atrair os turistas de todo o mundo à Alemanha, os responsáveis pelo turismo do país já estão a pensar mais à frente e apontam baterias aos Mercados de Natal, “outra época forte no turismo na Alemanha e que será promovido ao longo deste período”.

Sobre o autorVictor Jorge

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Agenda “À Descoberta do Turismo Industrial” regressa para a 3ª edição em março

A terceira edição da agenda nacional “À Descoberta do Turismo Industrial” decorre este mês de 16 a 30 de março. O objetivo passa por dar a conhecer os locais e as experiências associados à indústria e ao património industrial em Portugal.

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A proposta do Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial consiste em visitar fábricas em laboração, museus e espaços que contam a evolução da indústria portuguesa, como a melhor forma de conhecer as técnicas, a maquinaria e o saber-fazer das atividades produtivas até à atualidade.

Em nota de imprensa, o Centro de Portugal refere que estará representado nesta agenda com 51 atividades, mais cinco do que em 2023, ano em que se contabilizaram 1.092 visitas decorrentes desta agenda.

As atividades na região Centro estão disponíveis em 32 recursos de sete setores, nomeadamente: Moda e Têxtil; Cerâmica e Vidro; Agroalimentar; Extrativo; Energia; Transportes, Serviços e Comunicações; e Metalomecânica.

A entidade dá ainda conta de ter apresentado na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa o novo roteiro do Turismo Industrial do Centro de Portugal, que integra os 49 aderentes à rede. O roteiro está disponível para download em https://bit.ly/3vb87Cq.

A agenda do “À Descoberta do Turismo Industrial” terá lugar em diversas localidades do país e pode ser consultada em https://bit.ly/48Ufax9.

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Wine2Help discute os desafios do vinho de 18 a 22 de março

O simpósio online vai debater temas como a presença do vinho português no mundo, o desenvolvimento do setor vitivinícola brasileiro e o enoturismo como ligação entre Portugal e Brasil. A lista de oradores conta com profissionais do Instituto da Vinha e do Vinho, da Viniportugal e da Niepoort, entre outros.

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O simpósio online Wine2Help regressa em 2024 para reunir o setor vinícola de Portugal e do Brasil de 18 a 22 de março.

Sob o tema “Desafios do Vinho 2024 – Changing Wine Sales and Marketing”, o evento reúne os players do mercado para cinco dias de debate, troca de experiências e networking, com o intuito de “continuar a criar valor para os setores vitivinícolas de ambos os países e preparar os agentes para responder aos desafios do presente e do futuro”, como se pode ler em comunicado.

A iniciativa vai contar com apresentações individuais e painéis em que serão discutidos vários temas da atualidade do setor, como a presença do vinho português no mundo, as ameaças e oportunidades do zero e low álcool, o desenvolvimento do setor vitivinícola brasileiro, o papel da biodiversidade e dos ecossistemas no futuro do setor, as estratégias digitais, a inteligência artificial e o enoturismo como ligação entre Portugal e Brasil.

O Wine2Help contará com nomes do setor vitivinícola português e brasileiro como Bernardo Gouvêa, presidente do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV); Frederico Falcão, presidente da Viniportugal; Ari Gorenstein, CEO do Grupo Víssimo; Beatriz Machado, diretora de marketing e turismo da Niepoort; Renato Neves, do grupo Camolese – Melhor Sommelier Brasileiro 2021; Sara Santos, Export Manager do Esporão; Rita Marta, Export Director da Martha’s Wine; António Pista, Export Manager da Lindeborg Wines; Nuno Gaspar, CEO da Natural Business Intelligence; Domingos Meirelles, diretor-geral da Exponor Brasil; Eduardo Lira, diretor de marketing da Vinícola Thera; Andreia Milan, produtora da Amitié Espumantes e Vinhos, entre outros.

“No decorrer dos quatro anos de atividade da Academia Wine2Help, temos sentido cada vez mais a importância de colocar o setor a discutir temas relevantes para o marketing e vendas, e se pudermos com isso criar pontes, acrescentar valor, fazer pensar e unir o setor, melhor ainda. Este ano, queremos estreitar ainda mais a colaboração com o Brasil, numa perspetiva de que não é só um mercado muito importante para Portugal, mas de que podemos aprender, fazer negócios e crescer juntos”, afirma Rodrigo Quina, responsável pelo Simpósio Wine2Help, em nota de imprensa.

O simpósio Wine2Help decorrerá em formato webinar para os participantes registados e será gratuito. Em cada dia, as sessões começam a partir das 14h00, em Portugal, e das 11h00, no Brasil. A inscrição, sem custos, pode ser realizada no website dedicado ao simpósio.

A iniciativa conta com uma lista de parceiros que inclui o IVV, ViniPortugal / Wines of Portugal, CVR do Tejo – Vinhos do Tejo, CARMIM, M&A Creative, Precision Elite, Natural Business Intelligence, Virgu Wines, MailBoxes Etc. Campo de Ourique/Évora, Jornal ECO, Jornal Novo, Voz do Campo, Mutante, Reserva 85 e a agência de comunicação Message in a Bottle.

Além do simpósio, a Wine2Help promove conversas com nomes ligados ao setor dos vinhos e outras iniciativas no seu canal de YouTube. Além de consultoria route-to-market e formação tailor made em vendas, a Wine2Help tem também uma Academia Digital com Cursos na área de Vendas e Enoturismo.

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Portugal é o 5.º país mais procurado pelos clientes da Tiqets

Os turistas franceses continuam a liderar a compra de bilhetes para atrações culturais e turísticas portuguesas na Tiqets, representando 21,7% de todas as reservas na plataforma. Já os clientes portugueses passaram a dar preferência a atrações internacionais: as mais populares foram o Museu do Vaticano e o Coliseu, seguidas por passeios de barco no Rio Sena e vistas ao Park Güell e à Sagrada Família.

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No início do ano, Portugal e Lisboa continuam a figurar entre os cinco destinos mais procurados pelos clientes da Tiqets na compra e reserva de bilhetes para atrações culturais e turísticas.

Ambos ocupam a 5ª posição no ranking de países com mais bilhetes vendidos na plataforma, à frente de mercados como os Estados Unidos da América (EUA), os Emirados Árabes Unidos, o Reino Unido e a Áustria.

Em nota de imprensa, a Tiqets dá conta de que os turistas franceses continuam a liderar a compra de bilhetes para atrações portuguesas, representando 21,7% de todas as reservas na plataforma da Tiqets. Neste início de ano, os visitantes italianos ascenderam ao segundo lugar (14,5%) na compra de bilhetes para atrações em Portugal, seguidos pelos turistas oriundos de Espanha (13,1%), dos EUA (12,4%) e do Reino Unido (10,7%).

De acordo com as estatísticas da plataforma de reserva e compra de bilhetes para atrações, os “passes de cidade” são o tipo de produto mais procurado, “em linha com a tendência verificada em 2023”. Seguem-se os palácios, os aquários, os concertos e os locais históricos.

Entre as experiências mais populares da plataforma Tiqets neste início de ano, o destaque vai para as caves de vinho do Porto, que têm registado “um interesse crescente por parte dos clientes”, à medida que foram integradas novas experiências vínicas na plataforma. Os concertos de fado também têm registado um “forte interesse” entre os clientes que adquirem bilhetes através da plataforma.

Contrariamente ao que foi verificado em janeiro de 2023, altura em que os clientes portugueses da Tiqets deram preferência a atrações domésticas, no início de 2024 a plataforma registou mais compras por parte destes clientes para atrações internacionais.

O Museu do Vaticano e o Coliseu, ambos em Roma, foram as duas atrações que registaram mais bilhetes vendidos através da Tiqets por turistas portugueses. Na lista dos locais mais populares figuram ainda os passeios de barco no Rio Sena, em Paris, o Park Güell e a Sagrada Família, ambos em Barcelona.

A Tiqets, uma plataforma online de reserva e compra de bilhetes para atrações, está disponível em 60 países, encontrando-se sediada nos Países Baixos.

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Turismo do Dubai aposta no crescimento do mercado português

Com uma média de 4,3 de noites dormidas no Dubai, o mercado português configura-se como um dos mais interessantes para o Turismo do Dubai. Por isso, o roadshow realizado nas cidades de Lisboa e Porto são “fundamentais para consolidarmos esta posição”, admite Najla Mohammad, Manager International Operation do Departamento e Economia do Turismo (DET) do Dubai.

Victor Jorge

Depois de ter alcançado o melhor desempenho de sempre com 17,15 milhões de turistas, em 2023, o Turismo do Dubai realizou um roadshow para o trade português, no qual participaram 12 stakeholders, representando companhia aérea, hotéis, parques temáticos e DMC, que mostraram a oferta a mais de 75 agentes.

Sem avançar com um número total de visitantes de portugueses ao Dubai, Najla Mohammad, Manager International Operation do Departamento e Economia do Turismo (DET) do Dubai, indicou que “as chegadas de turistas portugueses ao Dubai cresceram 4,9%, em 2023, face ao ano anterior, o que revela tratar-se de um mercado estável”.

De Portugal, refere Mohammad, existem dois voos semanais da Emirates, com partida de Lisboa, esperando a responsável, para breve, “a ligação com o Porto”.

De resto, o mercado português é um dos de maior aposta do Turismo do Dubai, refletindo-se na média de noites dormidas pelos portugueses (4,3), acima das 3,7 noites de média global.

“Por isso, julgamos que o mercado português tem muito potencial e queremos que a visita ao Dubai não se limite aos stop-overs, mas sim a uma maior permanência na cidade”.

A segurança é um dos pontos destacados pelos responsáveis do Turismo do Dubai, bem como a hospitalidade proporcionada pelas mais de 200 nacionalidades que vivem no Dubai e que recebem, maioritariamente, turistas do Médio Oriente e Norte de África, Europa Ocidental e sul da Ásia.

Num país em constante dinamismo, a realidade atual do Dubai mostra 821 hotéis, com um total superior a 150 mil quartos, indicando a Manager International Operation do Departamento e Economia do Turismo (DET) do Dubai, que existem ofertas “para todas as bolsas”.

De resto, Najla Mohammad admitiu que é difícil estarmos a falar no parque hoteleiro do Dubai, “já que este encontra-se com aberturas constantes”. Mas os números mostrados no roadshow, que se iniciou em Lisboa nesta terça-feira, 12 de março, seguindo posteriormente para o Porto, indicam a existência de 157 hotéis de 5 estrelas, 194 hotéis de 4 estrelas e 274 unidades entre 1 e 3 estrelas, existindo ainda 85 unidades Deluxe e 111 Standard.

Mas, como referiu a responsável do Turismo do Dubai, “o país é muito mais do que hotéis. Existe uma panóplia de ofertas que vão desde praias lindas, a parques temáticas, a centros comerciais, museus, diversos monumentos e outros locais obrigatórios visitar no Dubai”.

Assim, desde o Museu do Futuro, passando pelas Sky Views, Deep Dive, Theatre of Digital Art, Art Museum, SIRO One Za’abeel (um luxuoso hotel especializado em fitness holístico e wellbeing) e, no futuro, o Real Madrid World, numa parceria com o clube espanhol, “não faltam motivos para visitar o Dubai”.

Certo é que, segundo Najla Mohammad, “não queremos olhar para trás”, fazendo referência ao período pré-pandémico, “mas sim para o futuro”.

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