NEST é “instrumento-chave” para afirmar Portugal como polo de inovação turística

Por a 19 de Julho de 2019 as 10:33

A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, inaugurou esta quinta-feira, 18 de julho, o NEST – Centro de Inovação do Turismo, projeto âncora da iniciativa Turismo 4.0, que abriu portas na Covilhã e que, segundo a governante, é “um instrumento-chave para afirmar Portugal como uma referência mundial na inovação no Turismo”.

“Este Centro é um instrumento-chave para afirmar Portugal como uma referência mundial na inovação no Turismo, antecipar tendências, digitalizar a oferta e contagiar todo o país. Escolhemos a sua localização no interior precisamente porque acreditamos que é aqui que a inovação vai cada vez mais acontecer e para utilizar o Turismo como instrumento de dinamização e mobilização do território”, afirmou a secretária de Estado do Turismo, durante a inauguração do NEST.

O NEST nasce de uma iniciativa conjunta do Ministério da Economia, da Secretaria de Estado do Turismo e do Turismo de Portugal, com o objetivo de promover a inovação na cadeia de valor do turismo, apoiando o desenvolvimento de novas ideias de negócio, a experimentação de projetos e a capacitação das empresas no domínio da inovação e da economia digital.

Na inauguração esteve também o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, que, tal como Ana Mendes Godinho, destacou que o NEST pretende “posicionar Portugal como hub de inovação do setor do turismo e um polo de referência internacional em termos de empreendedorismo e desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor”.

“Ao inaugurarmos a sede do NEST na Covilhã, estamos também a reforçar a criação de valor por todo o território, ao longo de todo o ano, que são objetivos da Estratégia Turismo 2027”, acrescentou o presidente do Turismo de Portugal.

O NEST foi constituído como uma associação de direito privado sem fins lucrativos, que tem como missão fomentar o empreendedorismo enquanto veículo de inovação e criação de novas empresas, transferir conhecimento para as empresas, antecipar e desenvolver respostas para as mudanças do futuro no turismo, formando e capacitando empresas e recursos humanos para a área da inovação.

O Centro vai promover serviços de aceleração e incubação de startups, em articulação com uma rede de incubadoras, bem como identificar as tendências internacionais de inovação no turismo, apoiando também a promoção internacional da inovação feita em Portugal, pretendendo ainda criar uma plataforma de E-learning, com conteúdos feito à medida pelos vários parceiros, tendo como prioridades a experiência dos turistas, big data & analytics, soluções em sustentabilidade e competências digitais.

A ANA Aeroportos, Brisa, Google, Microsoft, Millennium BCP, NOS, BPI e o Turismo de Portugal são as oito entidades fundadoras do NEST – Centro de Inovação do Turismo.

 

Um comentário

  1. Luis Collaço

    19 de Julho de 2019 at 20:10

    Tenho muito interesse em conhecer detalhes do projeto de desenvolvimento de treinamentos e-learning. Vocês sugerem algum contato na NEST com quem eu possa interagir?

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *