Congresso Europeu de Enoturismo reuniu 45 participantes em Torres Vedras

Por a 4 de Julho de 2019 as 14:32

A 27 e 28 de junho, Torres Vedras foi palco do Congresso Europeu de Enoturismo, iniciativa que abordou o tema “Cultura, património e vinho” e que reuniu 45 participantes provenientes de Itália, Espanha, Brasil e Portugal, segundo comunicado enviado à imprensa.

O Congresso Europeu de Enoturismo arrancou com a intervenção do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, que sublinhou a importância do enoturismo para o município, já que “a gastronomia e os vinhos são os principais produtos turísticos” de Torres Vedras.

O autarca realçou ainda que em 2016 havia apenas três unidades de enoturismo no Concelho, tendo esse número subido para dez, com essas unidades a receberem, em 2018, mais de três mil visitantes, provenientes, na sua maioria, do Brasil, Japão, Inglaterra e Estados Unidos da América.

Organizado pela Associação Internacional do Enoturismo – AENOTUR, o congresso deu continuidade ao Congresso Ibero-Americano de Enoturismo, cujas conclusões foram analisadas durante o primeiro painel, seguindo-se a apresentação da Proposta da Zona Franca dos Vinhos do Brasil, da Iter Vitis Europa e da Rede Museus do Vinho.

“O primeiro dia terminou com uma visita unidade de enoturismo do Vale da Capucha, onde os vários participantes degustaram os vinhos deste produtor”, refere a Câmara Municipal de Torres Vedras, na informação divulgada.

O segundo dia do Congresso Europeu de Enoturismo foi dedicado ao Wine&Senses International Workshop, que obedeceu ao tema “Eno Heritage. Herança e Património Vínico como forma de descobrir as regiões” e que incluiu diversas apresentações, incluindo da RECEVIN.

Foi depois apresentado o Programa de Ação Projeto Enoturismo Portugal, a V Conferência Mundial de Enoturismo, e os projetos Strategies for wine tourism development: for winery managers and wine tourists e Enoturismo.pt, tendo havido ainda tempo para ma visita ao espaço gastronómico Vinho nas Linhas, na Feira de São Pedro.

 

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *