Opinião| Pequenas e médias empresas são exemplos a seguir por todos

Por a 11 de Junho de 2019 as 10:00

Muito deve o nosso país às suas Pequenas e Médias Empresas. É em grande medida graças às PME, as quais totalizam 99,9% das empresas, que Portugal tem conseguido ultrapassar cíclicos períodos negativos e está agora em posição de encarar o futuro com otimismo.
O sucesso das PME não seria possível, no entanto, sem o incansável esforço dos pequenos e médios empresários. São eles o rosto do progresso e do crescimento; são eles que, partindo muitas vezes de uma ideia temerária, constroem caminhos para a concretização dos seus sonhos.
A atividade turística é um exemplo perfeito da capacidade e dinamismo dos empresários de pequena e média dimensão. É o seu carácter inovador que lhes permite, todos os dias, descobrir soluções para as dificuldades com que se deparam, com insuperável criatividade e dinamismo.
Em boa hora o IAPMEI decidiu reconhecer de forma pública as melhores PME com o estatuto PME Líder e PME Excelência. É da mais elementar justiça premiar aquelas que atingem os patamares de excelência mais elevados em vários parâmetros.
É, pois, com redobrado orgulho que as empresas devem ostentar os selos PME Líder e PME Excelência. São selos que evidenciam os empresários que, no seu dia a dia, implementam medidas de gestão racionais e modernas, com resultados visíveis e notórios. Constituem igualmente um estímulo importante para que os empresários prossigam na senda da inovação e não baixem os braços perante as dificuldades, procurando melhorar cada vez mais os serviços que oferecem aos seus clientes, assim como a qualidade dos seus produtos. É esse o trunfo das PME que se diferenciam das demais: superam todos os contratempos e superam-se a elas próprias, expandindo negócios e conquistando novos mercados.
No ano passado, foram distinguidas 2378 empresas em Portugal com o selo PME Excelência. Destas, 472 são empresas da área do Turismo, o que representa 20 por cento do total. E destas 472, o Centro de Portugal contribuiu com 86. Com o selo PME Líder, foram galardoadas 8044 empresas no país, sendo que 898 operam na área do Turismo – e, entre estas, 152 no Centro de Portugal. Estão de parabéns todos estes empresários que apostam numa área difícil e concorrencial como é o Turismo e que elevam as suas unidades hoteleiras, alojamentos locais ou rurais, os seus restaurantes ou as suas empresas de animação turística ao estatuto de referências regionais e nacionais.
Há muito que os pequenos e médios empresários da área do Turismo procuram trilhar o caminho da excelência. Que o seu exemplo seja seguido por todos!

*Por Pedro Machado, Presidente da Turismo Centro Portugal
Artigo publicado na edição de 24 de maio do Publituris.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *