Madeira recebe congresso da APAVT de 14 a 17 de Novembro

Por a 17 de Maio de 2019 as 12:13

A Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo (APAVT) e a Associação de Promoção da Madeira assinaram, esta sexta-feira, um protocolo para a celebração do 45º Congresso Nacional da APAVT, de 14 a 17 de Novembro, no Funchal, Madeira.

Paula Cabaço, secretária regional da Economia, Turismo e Cultura da Madeira, demonstrou a satisfação pelo destino receber o congresso nacional de Turismo que reúne cerca de 600 players da distribuição turística e não só, através do qual os “agentes de viagens vão ter a oportunidade de conhecer in loco aquele que é o melhor local de promoção da Madeira”.

A responsável agradeceu o voto de confiança da APAVT e o esforço da Associação de Promoção da Madeira para a realização do congresso, sobretudo “face à importância que o mercado continental tem para a Madeira, sendo o terceiro mercado emissor com crescimentos positivos ao longo destes últimos três anos”, e em cujo potencial a APM acredita.

Para a secretária regional este evento integra-se na “estratégia mais cirúrgica e tática virada para a parte comercial” que o destino tem encetado com “uma maior proximidade com os agentes de viagens e as companhias aéreas”, daí a “importância de estabelecer o protocolo com a associação de agentes de viagens”. A mesma recordou ainda a recente campanha exclusiva lançada para o mercado interno “Este é o ano de ir à Madeira” , que apela à diversidade da oferta do destino e que pretende atrair um maior número de turistas portugueses, que entre 2015 e 2018 cresceram 15% em dormidas.

Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, recordou que esta é a quinta vez que o destino vai receber o congresso nacional da associação, tornando-se assim na primeira cidade portuguesa a receber o maior número de congressos da APAVT à semelhança do destino internacional Macau. O responsável justificou este regresso à Madeira, que acontece nove anos depois, pelos “números relacionados com o turismo que são produzidos no destino e pela importância do mercado emissor nacional para a realização destes números”. “Estes factores fazem com que a Madeira seja o lugar perfeito para a realização deste congresso”, frisa, perspectivando que “vamos ter um congresso na região perfeita, no momento ideal e com os amigos certos”.

Entre os temas prementes de debate, Costa Ferreira indicou que o Brexit, a falência de várias companhias aéreas europeias e o “problema grave e anacrónico” do aeroporto da Madeira, que apesar das melhorias de infraestrutura e tecnológicas, “tem mais dias de inoperacionalidade do que nunca”, vão estar em cima da mesa. Estes “são problemas que temos de resolver juntos”. Também o aumento da procura para o destino, que a cada dia vê aumentada a sua oferta de número de camas, vai ser um tema em análise.

O presidente da APAVT terminou, salientado que no congresso vai ser possível “olhar para o futuro, quer a nível regional, como nacional”.

* A jornalista viajou a convite da APAVT e da Associação de Promoção da Madeira

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *