Massacre de Arrifana motiva recriação histórica em Santa Maria da Feira

Por a 22 de Abril de 2019 as 12:04

A Associação de Turismo Militar Português (ATMPT) promove, de 26 a 28 de abril, a recriação histórica Invasões Francesas “Memória ao Massacre de Arrifana”, iniciativa que decorre em Santa Maria da Feira e que inclui diversas atividades para toda a família, com entrada gratuita.

Numa nota enviada à imprensa, a ATMPT explica que o Massacre de Arrifana ocorreu a 17 de abril de 1809, por ocasião da 2ª Invasão Francesa a Portugal, como represália pela emboscada que um natural de Arrifana preparou e que resultou na morte de oficial de grande prestígio entre os franceses.

“Grande parte da população refugiou-se na igreja, mas os soldados franceses invadiram o templo, selecionando todos os homens e rapazes válidos, “quintados” (contavam cinco a cinco e o último era escolhido) que seriam de seguida arcabuzados num lugar da freguesia de seu nome Buciqueira”, explica a ATMPT.

O evento, que ficou “marcado para sempre na memória do Povo de Arrifana”, vai ser agora alvo de uma recriação histórica, servindo de pretexto para três dias de animação, que incluem diversas outras atividades.

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *