Estatuto PME Excelência atribuído a 472 empresas do turismo

Por a 17 de Abril de 2019 as 10:36

O estatuto PME Excelência foi atribuído a 472 empresas do turismo que se distinguiram pelos seus desempenhos económico-financeiros e de gestão, número que representa um crescimento de 20% face ao ano anterior, segundo comunicado do Turismo de Portugal.

“As 472 empresas do turismo distinguidas como PME Excelência representam 13.848 postos de trabalho diretos e apresentaram um volume de negócios de 865 milhões de euros em 2018. Com um ativo líquido de 795 milhões de euros, as PME Excelência do turismo têm uma autonomia financeira média de 61% e bons níveis de rentabilidade. O turismo representa, assim, uma quota de 19,8% do universo Excelência”, explica o comunicado do Turismo de Portugal.

Entre as empresas distinguidas, encontram-se 326 estabelecimentos de restauração e bebidas, 112 alojamentos, 16 agências de viagem, 12 empresas de animação turística e seis rent-a-car, estando 73,7% das quais localizadas nos distritos de Lisboa, Porto e Faro.

“Em termos evolutivos, de 2009 a 2018, o número de empresas do turismo distinguidas como PME Excelência passou de 27 para 472. Só de 2017 para 2018, registou-se um acréscimo superior a 20% no número de empresas neste universo. É, portanto, essencial o apoio às empresas no desenvolvimento de uma visão criativa e inovadora, para posicionar Portugal como líder do turismo do futuro”, destaca Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal.

Criado numa parceria com o IAPMEI e os principais bancos, PME Excelência é um estatuto de qualificação empresarial, que tem o objetivo de premiar o mérito de pequenas e médias empresas com perfis de desempenho superiores e que visa conferir notoriedade junto do mercado e proporcionar o acesso facilitado a financiadores e a soluções de crédito ajustadas às suas estratégias de investimento.

A cerimónia de atribuição das distinções decorre esta quarta-feira, 17 de abril, em Braga, e vai contar com a presença do primeiro-ministro, António Costa, do ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, e do secretário de Estado da Economia, João Neves.

Incluindo as empresas do turismo, que representam 19,8% do total, o estatuto PME Excelência foi, este ano, atribuído a 2.380 as empresas, o que representa uma subida de 22% face a 2017 e de 57% relativamente a 2015.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *