Empresas com história | Primeira agência de Guimarães celebra 60 anos
A Agência Gomes Alves nasceu há seis décadas na cidade onde se viu nascer também Portugal.
Raquel Relvas Neto
Solférias esclarece desaconselhamento de viagens para o Egito
Tiger Team reclama infraestruturas de raiz para servir o MICE
ALEP passa a integrar o novo Conselho Diretivo da CTP
Vila Galé transmite pela primeira vez a sua convenção anual ao público externo
Soltour disponibiliza preços especiais em alojamento para o verão
GuestReady registou mais de 16 mil reservas no primeiro trimestre de 2024
Go4Travel elege novo Conselho de Administração
Marina de Vilamoura International Boat Show apresenta 27ª edição na Nauticampo
Real Madrid World abre portas no Dubai
Mercan adquire o Hotel Califórnia Urban Beach em Albufeira
A Agência Gomes Alves nasceu há seis décadas na cidade onde se viu nascer também Portugal.
Em março de 1959, Armando Gomes Alves decidiu abrir aquela que seria a primeira agência de viagens em Guimarães, mas também a primeira de Vizela. Desde a abertura das agências, que seis décadas depois ainda se mantêm no mesmo local, o negócio de ambas está focado e direcionado para os clientes de lazer. Alberta Gomes Alves, que hoje lidera as duas agências, explica que no início do negócio, tinham “muitos clientes da função pública, mas com a mais recente crise, esse “tipo de cliente deixou de comprar com a mesma regularidade, pelo que tivemos de mudar a nossa segmentação de negócio, para podermos sobreviver”. Assim, a agência Gomes Alves sentiu necessidade de dirigir as atenções ao mercado empresarial, “por fruto da conjuntura e congratulamo-nos hoje em dia com a aposta, pois de outra forma já não estaríamos no mercado. Somos hoje em dia uma agência virada essencialmente para as empresas”.
Momentos
Ao longo de 60 anos, foram muitos os momentos marcantes na história da agência de viagens. “No decorrer de muitos anos, tudo era feito manualmente por nós, reservas de passagens aéreas, de comboio e autocarro, emissões de bilhetes, os passaportes também eram por nós tratados”, descreve. Segue-se a fase do telex, em que “também fomos pioneiros na sua aquisição (tínhamos muitas empresas da época que vinham enviar um telex à nossa agência, pois o custo de aquisição dessa máquina era elevado). Quando apareceu o computador foi uma revolução, pois passámos de emissões manuais e complicadas para emissões automáticas e menos complicadas e mais rápidas”. Alberta Gomes Alves recorda que foram “a primeira agência a emitir bilhetes pelo computador. O meu pai sempre foi uma pessoa com mente aberta às novas tecnologias e sempre que algo de novo surgia, éramos sempre os primeiros a adquirir”.
A responsável salienta também que “outro ponto de viragem e mais atual, foi passagem do negócio para mim. Já estava à frente da empresa há alguns anos, e em 2014 o meus pais passaram-me a sociedade, que neste momento é um negócio familiar, já que o meu marido – Gilberto Martins está encarregue da nossa parte comercial e é também sócio”.
Com toda a evolução que se verificou no mercado, há que questionar qual o segredo do negócio. Alberta Gomes Alves aponta dois segredos: “O primeiro é que estamos desde sempre no mercado com muita seriedade e honestidade, estando sempre focados nas necessidades dos nossos clientes e tentamos a todo o custo satisfazer as suas necessidades e desejos”; o segundo é “a equipa de confiança que aqui trabalha há muitos anos. Tenho a Rita que já faz parte da nossa família há 28 anos e a Olga que está connosco há mais de 20 anos. Devido à necessidade tivemos de reforçar a nossa equipa com a Ana Rita e com a Ana”.
Futuro
Quanto ao futuro da Agência Gomes Alves, a responsável é peremptória em afirmar que passa por “mantermos os nossos fiéis clientes particulares, sempre com honestidade”, mas também pela captação de mais negócio junto do mercado empresarial. Já o futuro do setor da distribuição em si, Alberta Gomes Alves considera que se avizinham “momentos difíceis para o negócio das agências, em que somente os melhores e mais sólidos vão conseguir sobreviver, fruto da concorrência feroz que esmaga as margens de todos nós”.
Nota: Empresas com História é uma nova rubrica que o Publituris dá início e que pretende destacar as empresas nacionais que têm contribuído ao longo dos anos para o sucesso do Turismo em Portugal.