50 ideias para o Turismo | A Hospitalidade é universal e precisa-se, dentro e fora do hotel

Por a 28 de Março de 2019 as 11:36

Quando me lançaram o desafio de dar uma ideia para o turismo do futuro, pensei na crescente importância da Responsabilidade Social e da Sustentabilidade Ambiental para este setor.

Sendo o turismo um setor utilizador de recursos, é também um setor necessariamente comprometido com a preservação do meio ambiente e das comunidades onde se insere – só há Hotelaria quando há destino turístico. E só há destino turístico quando há uma comunidade de pessoas integradas, abertas ao mundo e ao “outro”, recetivas ao turismo e ecologicamente responsáveis; e quando há um meio ambiente preservado, equilibrado e sustentável.
Se “sustentabilidade” e “responsabilidade social” tendem a ser buzzwords noutros setores, a verdade é que em Hotelaria são questões subjacentes e adjacentes à própria atividade.

Por isso criámos já em 2012 o Programa HOSPES by AHP, pioneiro em Portugal e no mundo, que através de uma dinâmica simples, assente no modelo de economia circular, permite vários outputs interessantes: por um lado, promove a otimização de recursos da Hotelaria, um setor que, pela sua natureza, está obrigado a renovações periódicas de bens e equipamentos que, regra geral, se encontram em bom estado de conservação suscetíveis de outro tipo de utilização. Por outro, permite a reutilização desses mesmos bens já num contexto de economia solidária, disponibilizando através de uma rede centralizada na AHP bens e equipamentos a instituições de ação social protocoladas, cujos recursos são, como sabemos, escassos. Finalmente porque aplica os princípios da sustentabilidade na ótica também ambiental: reduzir, reciclar, reutilizar.

Os compromissos da Hotelaria com a comunidade de pessoas (“We Share”) e com o ambiente (“We Care”) são simultaneamente selos distintivos, anualmente entregues pela AHP, valorizados cada vez mais por stakeholders, e especialmente operadores e hóspedes.

Para a AHP esta é uma aposta de futuro: através de uma rede colaborativa que envolve a Hotelaria, as Instituições e a sociedade em geral reforçar o pilar da Hospitalidade e da ligação à Comunidade.

Por Cristina Siza Vieira, presidente da direção executiva da AHP – Associação da Hotelaria de Portugal

No âmbito da celebração dos seus 50 anos, o Publituris convidou uma figura do setor a lançar uma “Ideia para o Turismo”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *