50 ideias para o Turismo | Nuno Mateus

Por a 27 de Março de 2019 as 15:56

Há dias em que começamos a ler frases como esta, que nos fazem refletir.
Estamos conscientes que o século XXI começou em força no que diz respeito a mudanças, em todo o Mundo, nos hábitos dos Consumidores.
Não são apenas as novas gerações. Eu próprio constato diariamente que alterei hábitos e comportamentos.
E isso leva-me a refletir sobre o nosso setor, e sobre a área de distribuição.
Se o turismo no seu todo, tem demonstrado uma capacidade notável de adaptação a essas alterações, tenho de constatar que os operadores turísticos e as agências de viagem não demonstraram, até hoje, uma estratégia efetiva para fazer face a um dos maiores problemas que enfrentamos: a opção pela reserva direta de hotéis, serviços, aviação… pelos viajantes.
Não critico o facto de estarmos num mercado global, onde o consumidor tem livre escolha.
No entanto, sinto que não temos sabido enfrentar esse risco, comum a todos, de forma construtiva e organizada, informando (mais que alertar) os consumidores, para as vantagens de reservar numa agência de viagens ou viajar através de um programa organizado por um operador.
Um exemplo?
Será que os consumidores sabem que, de acordo com a nova lei comunitária, a cobertura de cancelamento por motivos de força maior está sempre incluída nas viagens organizadas pelas agências de viagens e operadores?
Pegando no desafio do Publituris para uma medida concreta, proponho uma campanha Nacional, envolvendo todos os operadores turísticos e agências de viagem, comparticipada por todos, unidos numa mensagem comum e clara, sobre as vantagens que oferecemos.
Com um foco importante no serviço e conhecimento, independente das estratégias de comunicação próprias de cada organização
Porque todos temos mais a ganhar se realçarmos as nossas (grandes) mais valias, do que se continuarmos a insistir apenas na batalha do preço baixo.
Pela minha parte e da Solférias, estamos disponíveis para iniciar já esse movimento e honrar a nossa assinatura: Viajar aproxima.

*Por Nuno Mateus, diretor-geral da Solférias
No âmbito da celebração dos seus 50 anos, o Publituris convidou uma figura do sector a lançar uma “Ideia para o Turismo”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *