Turismo de Portugal lança campanha ‘Brelcome’ para contrariar efeitos do Brexit

Por a 15 de Março de 2019 as 18:52

O Turismo de Portugal (TP) lançou esta sexta-feira, 15 de março, na BTL, a campanha de promoção ‘Brelcome”, uma das principais acções previstas no plano de contingência apresentado pelo governo para contrariar os efeitos do Brexit, em caso de ausência de acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia.
“Decidimos mudar a negatividade do Brexit para algo muito mais positivo. Por isso, vamos dizer-lhes ‘Brelcome’. ‘Brelcome’ é a nova palavra que Portugal quer dar ao mundo, ‘Brelcome’ ao mercado do Reino Unido, aos visitantes britânicos, aos estudantes britânicos que se queiram mudar para Portugal, esta é a nossa mensagem mais importante dos últimos anos para o nosso mercado mais importante”, explicou Luís Araújo, presidente do TP, durante a apresentação.
A campanha assenta na mensagem ‘Portugal will never leave you’ [Portugal nunca vos vai abandonar, em tradução livre] e conta com várias derivações, “dependendo do mercado e do segmento” visado, sublinhou o presidente do TP, como “Our waves will neves leave you” para o surf, “Our flavours will never leave you” para a gastronomia ou “Our greens will never leave you” para o golfe.
“Vamos estar sempre aqui para o mercado britânico, vamos ter sempre a qualidade de serviço, bons produtos e 60% da população a falar uma segunda língua, na maioria inglês. Isto é o mais importante que podemos dizer aos britânicos e ao mercado do Reino Unido”, considerou Luís Araújo.
De acordo com o responsável, o maior problema do Brexit é a “incerteza em relação ao que vai acontecer, quando vai acontecer e se vai acontecer”, motivo pelo qual esta campanha pretende apelar às emoções dos britânicos, lembrando que Portugal e o Reino Unido têm a “mais longa e antiga aliança no mundo”.
“‘Portugal will never leave you’ é uma mensagem simples, ouvimos isso nas famílias, no grupo de amigos, nos casais”, considerou o presidente do TP, referindo que, neste caso, o objectivo é “partilhar esta mensagem no mercado britânico, com cada turista que pensa em Portugal”.
Luís Araújo mostrou-se confiante quanto ao resultado da nova campanha, até porque ela foi “secretamente” partilhada no Reino Unido ao longo da última semana e meia, tendo já chegado a mais de 3,5 milhões de pessoas naquele mercado.
“Temos vindo a partilhar a campanha secretamente e apenas no Reino Unido, na última semana e meia, e tenho que dizer que, em apenas uma semana e meia, chegámos a 3,5 milhões de pessoas no Reino Unido. Foram 3,5 milhões de pessoas impactadas, que viram a campanha”, congratulou-se.
No final, a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, citou algumas das primeiras reações britânicas à campanha para se afirmar confiante quanto aos seus resultados, voltando a garantir que o governo vai continuar empenhado em reduzir o impacto do Brexit, nomeadamente a nível turístico.
“Vamos fazer tudo para garantir que este período causa a menor turbulência possível e que o mercado britânico continua a ser o nosso mercado mais importante”, afirmou a governante no encerramento da apresentação.
A nova campanha representa um investimento de 200 mil euros e vai estar em vigor até junho.

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