Turismo de Portugal lança campanha ‘Brelcome’ para contrariar efeitos do Brexit
Nova campanha de promoção no Reino Unido assenta na mensagem ‘Portugal will never leave you’ e conta com várias derivações, “dependendo do mercado e do segmento” visado, segundo Luís Araújo, presidente do TP.

Inês de Matos
Portugal prepara campanha para minimizar impacto do Brexit
Turismo de Portugal lança nova campanha para promover país nos mercados de proximidade
Algarve lança Observatório de Turismo Sustentável e torna Portugal numa “referência internacional”
Brelcome já impactou oito milhões de pessoas e motiva agradecimento da Escócia
O Turismo de Portugal (TP) lançou esta sexta-feira, 15 de março, na BTL, a campanha de promoção ‘Brelcome”, uma das principais acções previstas no plano de contingência apresentado pelo governo para contrariar os efeitos do Brexit, em caso de ausência de acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia.
“Decidimos mudar a negatividade do Brexit para algo muito mais positivo. Por isso, vamos dizer-lhes ‘Brelcome’. ‘Brelcome’ é a nova palavra que Portugal quer dar ao mundo, ‘Brelcome’ ao mercado do Reino Unido, aos visitantes britânicos, aos estudantes britânicos que se queiram mudar para Portugal, esta é a nossa mensagem mais importante dos últimos anos para o nosso mercado mais importante”, explicou Luís Araújo, presidente do TP, durante a apresentação.
A campanha assenta na mensagem ‘Portugal will never leave you’ [Portugal nunca vos vai abandonar, em tradução livre] e conta com várias derivações, “dependendo do mercado e do segmento” visado, sublinhou o presidente do TP, como “Our waves will neves leave you” para o surf, “Our flavours will never leave you” para a gastronomia ou “Our greens will never leave you” para o golfe.
“Vamos estar sempre aqui para o mercado britânico, vamos ter sempre a qualidade de serviço, bons produtos e 60% da população a falar uma segunda língua, na maioria inglês. Isto é o mais importante que podemos dizer aos britânicos e ao mercado do Reino Unido”, considerou Luís Araújo.
De acordo com o responsável, o maior problema do Brexit é a “incerteza em relação ao que vai acontecer, quando vai acontecer e se vai acontecer”, motivo pelo qual esta campanha pretende apelar às emoções dos britânicos, lembrando que Portugal e o Reino Unido têm a “mais longa e antiga aliança no mundo”.
“‘Portugal will never leave you’ é uma mensagem simples, ouvimos isso nas famílias, no grupo de amigos, nos casais”, considerou o presidente do TP, referindo que, neste caso, o objectivo é “partilhar esta mensagem no mercado britânico, com cada turista que pensa em Portugal”.
Luís Araújo mostrou-se confiante quanto ao resultado da nova campanha, até porque ela foi “secretamente” partilhada no Reino Unido ao longo da última semana e meia, tendo já chegado a mais de 3,5 milhões de pessoas naquele mercado.
“Temos vindo a partilhar a campanha secretamente e apenas no Reino Unido, na última semana e meia, e tenho que dizer que, em apenas uma semana e meia, chegámos a 3,5 milhões de pessoas no Reino Unido. Foram 3,5 milhões de pessoas impactadas, que viram a campanha”, congratulou-se.
No final, a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, citou algumas das primeiras reações britânicas à campanha para se afirmar confiante quanto aos seus resultados, voltando a garantir que o governo vai continuar empenhado em reduzir o impacto do Brexit, nomeadamente a nível turístico.
“Vamos fazer tudo para garantir que este período causa a menor turbulência possível e que o mercado britânico continua a ser o nosso mercado mais importante”, afirmou a governante no encerramento da apresentação.
A nova campanha representa um investimento de 200 mil euros e vai estar em vigor até junho.