Turismo de natureza é a nova aposta de Penacova

Por a 8 de Fevereiro de 2019 as 13:05

O Município de Penacova lançou o Km0 – Centro de Inovação do Turismo de Natureza em Penacova, que visa dinamizar o turismo de natureza na região e apoiar o desenvolvimento de soluções inovadoras, capazes de explorar o potencial local.

Com uma estratégia de apoio ao empreendedorismo, à inovação tecnológica (apps, sensorização, open data, etc.) e à promoção de conhecimento científico (desporto, botânica, desenvolvimento sustentável, património cultural…), o KM0 conta com o apoio do Instituto Pedro Nunes, da Universidade de Coimbra e de algumas das startups tecnológicas, instaladas na região.

Segundo Humberto Oliveira, Presidente do Município de Penacova, «o KM0 pretende afirmar-se como um “hub” de inovação empreendedorismo, que servirá para apoiar os negócios nascentes nesta área, permitir o acesso dessas empresas / projetos a novas tecnologias capazes de suportar a sua implementação, e como ponto de ligação e mobilização do município, criar um acervo de conhecimento cientifico, técnico e legislativo, entre outros, bem com a infraestrutura que possa servir de base para a exploração turística».

Assumindo o turismo enquanto eixo de desenvolvimento regional, os promotores deste projeto apostam ainda no potencial da região para a prática e promoção o turismo de natureza. «A geografia do terreno permite que se realizem diversas atividades ligados ao Turismo e Desporto de Natureza.Em todo a vasta área do concelho, existem circuitos pedestres, trilhos de Trail Runinng e BTT, todos devidamente homologados e sinalizados, que permitem descobrir vários recantos naturais, sejam eles em espaços urbanos ou rurais. Ou seja, Penacova conjuga montanha, biodiversidade e os vales onde correm os rios Mondego e Alva com condições privilegiadas para a prática dos desportos de natureza, onde se destaca atualmente a canoagem, slide, rappel, paintball, escalada, BTT e os passeios pedestres. Penacova tem ainda dois parques de campismo e duas praias fluviais»,acrescenta Humberto Oliveira.

A criação do Centro de Inovação do Turismo de Natureza, responde assim a uma das necessidades e estratégias apontadas pelo Plano Estratégico Nacional do Turismo (PENT) que define o turismo de natureza como um dos 10 produtos turísticos estratégicos para Portugal. Antecipa-se, assim, para este produto um crescimento anual de 5% nos próximos anos, fruto dos principais mercados emissores de turismo de natureza a nível europeu (Alemanha, Reino Unido, Holanda, Escandinávia, França e Itália).

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