Reportagem | Punta Cana: O maravilhoso mundo dos hotéis AM Resorts

Por a 25 de Janeiro de 2019 as 15:00

Punta Cana é um dos destinos preferidos dos portugueses nas Caraíbas. Por isso, o conhecimento dos resorts é uma das  mais-valias para os agentes de viagens que vendem este destino. A convite da Jolidey e da AM Resorts, embarcamos numa fam trip para conhecer melhor os resorts desta cadeia.

As fam trips são viagens de familiarização com destinos e hotéis que têm como objectivo que o agente de viagem conheça e aconselhe melhor o cliente. Mas visitas rápidas e a muitos hotéis nem sempre permitem que se conheça todos os serviços e as possibilidades que um resort tem para oferecer ao cliente. Não foi o caso desta fam frip a Punta Cana, na República Dominicana, organizada pelo operador Jolidey e a cadeia hoteleira AM Resorts, que foram exímios a planear a viagem uma vez que permitiram que houvesse tempo para disfrutar das unidades hoteleiras e, isso, acreditem, faz toda a diferença.

É dos hotéis da AM Resorts que vamos falar nas próximas páginas. Talvez para muitos agentes de viagens, a cadeia AM Resorts não seja a escolha mais óbvia, justamente por não estarem tão familiarizados com a marca comparativamente a outras concorrentes. Mas a cadeia tem 52 unidades em vários países das Caraíbas, sendo a República Dominicana o segundo destino do Caribe com mais hotéis da AM Resorts, 14 no total. A segmentação e o serviço são dois pontos fortes da cadeia, que criou diferentes marcas para diferentes públicos consoante a motivação da viagem: em família, lua-de-mel, só para adultos ou diversão. A cadeia está organizada em seis marcas. A Zoetry, no top da pirâmide, opera sob a insígnia “endless privileges”; é a marca mais premium da cadeia e é só para adultos. Depois seguem-se as quatro marcas que operam sob a chancela ‘ilimited- luxury”: Secrets, Breathless, Dreams e Now, e cujos conceitos talvez se assemelham mais às preferências dos clientes portugueses. E, por fim, a quinta marca é a Sunscape cujo conceito é diversão para todas as idades. Mas afinal o que é isto de “luxo ilimitado” ou “privilégios sem fim”? É o que vamos descobrir.

Praia Uvero Alto
Punta Cana é o destino turístico mais popular da República Dominicana, e um dos mais populares das Caraíbas, com uma longa extensão litoral de praias de areia branca, águas azuis e cristalinas e vegetação exuberante.

Os hotéis da cadeia AM Resorts estão espalhados por várias praias de Norte a Sul de Punta Cana: Uvero Alto, Bávaro, Cabeza de Toro e Bayahíbe.

A nossa viagem começou a Norte, por Uvero Alto, onde estão localizadas as unidades Breathless Punta Cana, Now Onyx e Dreams Punta Cana. Estes três estão localizados lado a lado. É nesta região, mais a Norte, que fica também localizado o único Zoëtry da República Dominicana, o Zoëtry Água. Mas já lá vamos.

A piscina para adultos do Now Onyx

Primeiro vamos conhecer o Now Onyx e descobrir o conceito de luxo ilimitado. A marca Now está indicada tanto para adultos como para crianças, sendo que há espaços só para adultos. A experiência começa logo no check-in, quando descubro que sou uma cliente do Preferred Club, um serviço que vamos encontrar noutras marcas (Secrets, Dreams e Breathless) e que acrescenta vantagens à estadia do cliente. E não são pequenas vantagens.

Uma delas é ter um check-in personalizado com serviço de concierge, num lounge Preferred Club, enquanto é servida uma bebida. Além disso, o serviço permite ter acesso a quartos melhor localizados e o acompanhamento de um mordomo ao longo de toda a estadia, o acesso a dois lounges Preferred Club onde são servidos snacks e bebidas premium das 7h às 23h, a duas piscinas privadas, um delas só para adultos, e ainda uma área na praia com serviço de concierge e bebidas. E como se não bastasse, o acesso exclusivo ao restaurante Faire para pequenos-almoços e almoços à la carte. Há depois outros ‘mimos’ no quarto, como um upgrade do mini-bar, assim como nas amenities e um menu de almofadas. Não sendo um cliente Preferred Club, o hóspede pode usufruir do conceito de luxo ilimitado que a marca ostenta, ou seja, um tudo incluído onde não existem pulseiras, acesso a bebidas premium ilimitadas, restaurantes temáticos à carta, onde não precisa de fazer reserva, Wifi e serviço de atendimento na piscina e praia. Por se tratar de um hotel também para famílias, o Now Onyx tem dois espaços reservados para crianças e adolescentes, o Explorer’s Club e o Core Zone, respectivamente. Se o Now Onyx impressiona no serviço, o que dizer do resto? O Now Onyx é um resort recente com linhas modernas e quartos amplos (pelo menos os quartos atribuídos ao Preferred Club), com ambientes confortáveis e varandas com jacuzzi (até as do rés-do-chão), piscinas grandes e adequadas aos vários segmentos. Todos os quartos do piso térreo têm acesso directo da varanda à piscina.

Uma das vantagens da estadia no Now Onyx é ter acesso ao Breathless Punta Cana e vice-versa. Os dois hotéis estão separados por umas centenas de metros, não existindo barreiras, o que os torna num grande complexo hoteleiro. Mas atenção, o acesso ao Breathless só é permitido a adultos, uma vez que é este o conceito da marca. Juntas, as duas unidades totalizam cerca de 40 restaurantes e bares. Este hotel é mesmo para diversão. Com o conceito “Live Big, Breathe Deep” (“Vive à grande, Respira Fundo”, traduzido à letra), o Breathless oferece ao cliente não só animação durante o dia e a noite, assim como possibilidade de relaxar no seu spa.

Breathless Punta Cana

Também localizado na Praia Uvero Alto fica o Dreams Punta Cana. A marca Dreams é a indicada para todos os segmentos, sejam casais, famílias ou amigos, combinando animação com relaxamento, uma vez que possui um spa. À semelhança da marca Onyx, incorpora o conceito de luxo ilimitado, com serviço de atendimento nas piscinas e praia, acesso aos restaurantes sem reserva (no caso do Dreams Punta Cana), e são vários e com várias cozinhas, desde italiano, ao asiático, marisqueira ou cozinha francesa, bares e os espaços reservados para crianças e adolescentes, o Explorer’s Club e o Core Zone. Aqui também existe o Preferred Club, para que o cliente se sinta ainda mais “mimado e preferido”.

Chegámos ao Zoëtry Água. A marca mais exclusiva da cadeia tem como mote “privilégios sem fim” e está indicada para quem procura um ambiente de relaxamento e bem-estar. A maioria dos hotéis desta marca são hotéis boutique e não têm mais de 120 quartos. Zoetry significa arte da vida e a ideia é que o cliente possa usufruir de uma estadia sem horas marcadas. É impossível não perceber o conceito da marca assim que se entra na recepção. O silêncio e o ambiente harmonioso dos jardins indicam que este não é um hotel qualquer. Apesar de não ser um exclusivo para adultos, permitindo o acesso a crianças pelo valor de um adulto, o Zoëtry não é a unidade mais indicada para famílias com crianças pequenas, tendo em conta o seu conceito de relaxamento.

Zoëtry Água

No Zoëtry, a atenção ao cliente e os pormenores não têm mesmo limites. A marca dispõe de serviço personalizado de mordomo, chamadas internacionais para todo o mundo, bebidas premium internacionais ilimitadas, gastronomia gourmet, todos os restaurantes são à carta, Amenities Bulgari®, os clientes podem optar por alimentos e bebidas orgânicas e serviço gratuito de lavandaria. No quarto recebem uma garrafa de boas vindas de tequila ou rum e todos os dias são brindados com um garrafa de vinho e fruta fresca. Tem acesso gratuito a um tratamento de spa de 20 minutos e a um passeio a cavalo e não há horários para check-in e check-out.

Bávaro
Mais a Sul de Uvero Alto encontra-se a praia Bávaro, onde estão localizados três hotéis da AM Resorts: o Now Gardens, o Now Larimar e o Secrets Royal Beach. A esta altura já são apenas dois hotéis, uma vez que o Now Gardens foi incorporado pelo Now Larimar no final de Dezembro. Novamente, trata-se de um grande complexo hoteleiro, com diversos restaurantes, bares e piscinas, a que os clientes podem ter acesso. Estando hospedados no Secrets Royal Beach, podem ter acesso ao Now Larimar, mas o inverso não acontece, uma vez que o Secrets é um hotel só para adultos, ideal para luas-de-mel e casais que queiram viver momentos inesquecíveis, num ambiente de luxo e romantismo.

A fam trip a convite da Jolidey e da AM Resorts contou com um grupo de 17 agentes de viagens

O Now Larimar é uma excelente opção para qualquer segmento: seja famílias, casais ou amigos. O resort dispõe de uma grande praça central onde estão localizados restaurantes, bares e lojas. À noite, a praça torna-se um grande ponto de encontro com animação, ideal para tomar um copo antes de jantar num dos diversos restaurantes que o resort oferece (desde a cozinha asiática à mexicana). Durante o dia, o cliente poderá usufruir da piscina, com animação, ou simplesmente para relaxar. Seja na piscina ou na praia, há serviço de atendimento. E, claro, para os clientes Preferred Club há duas piscinas reservadas, área na praia reservada, e outras vantagens já enumeradas anteriormente no Now Onyx, como check-in e check-out personalizados com um concierge, acesso a lounges e banheiras de hidromassagem no quarto. Ao contrário de Uvero Alto, Bávaro tem algumas áreas comerciais a pouca distância dos resorts, como supermercados ou mercados, o que poderá ser uma vantagem para os clientes que não dispensam “os recuerdos”. No entanto, todos os resorts têm lojas para o efeito.

Seguindo mais para Sul, encontra-se a praia Cabezo de Toro, onde encontramos mais um hotel da marca Dreams, o Dreams Palm Beach, também ele vocacionado para vários segmentos, seja famílias ou adultos. Parte dos quartos do Dreams Palm Beach foram renovados. De salientar, que a maior parte do inventário deste hotel está destinado ao Preferred Club. Os restaurantes à carta neste resort necessitam de ser reservados antecipadamente e o serviço de spa não está incluído. Comum aos hotéis Dreams e Onyx é a existência dos espaços para crianças e adolescentes, o Explorer’s Club e o Core Zone.

Cap Cana e Bayahíbe
Continuando para Sul, encontra-se Cap Cana, uma zona premium onde só pessoas autorizadas têm acesso. É nesta estância exclusiva que se localiza o Secrets Cap Cana. Sem sombra de dúvidas, o hotel mais indicado para luas-de-mel ou para casais que queiram usufruir de um local idílico e romântico. O Secrets Cap Cana impressiona assim que entramos na recepção: uma cabana enorme com aberturas laterais que permite ter uma vista privilegiada sobre as piscinas e praia do resort. É um bom prenúncio de que a estadia neste hotel promete ser inesquecível. E o que dizer das piscinas e da praia? Parecem saídas de cartões postais. A praia é extensa e de areia branca salpicada por palmeiras. O contraste faz-se com o azul do mar. A unidade dispõe de spa e uma gastronomia de alta qualidade (comprovada). Tratando-se de um resort vocacionado para luas-de-mel e casais, o Secrets Cap Cana tem alguns pormenores de destacar, como quartos com uma abertura discreta no armário para os pedidos de room service sem ser necessário o contacto com o exterior. O hotel tem ofertas para os recém casados com um jantar romântico, garrafa de vinho e fruta fresca no quarto à chegada ou um pequeno-almoço no quarto com detalhes.

Para o fim desta reportagem, deixámos Bayahíbe, zona a sul de Punta Cana e conhecida pelas suas praias paradisíacas. É daqui que partem as excursões para a Ilha de Saona (ver caixa). É aquí que está localizado o Dreams Dominicus La Romana, na Praia Dominicus. A zona é paradisíaca, com uma vegetação ainda mais exuberante e uma água cristalina de perder o fôlego. É neste cenário que se apresenta este resort, com os seus edifícios de um branco imaculado que faz realçar ainda mais o azul do mar. O Dreams Dominicus é um hotel praticamente novo em que o serviço Preferred Club está localizado numa zona distinta dos restantes edificios parecendo um mini hotel dentro deste complexo. O Dominicus é, sem dúvida, um local paradisíaco com vantagem de estar bem localizado para quem quer fazer uma excursão à ilha de Saona. Na Praia Dominicus existem pequenas lojas para quem gosta de explorar o comércio local.

O que fazer?

Fora dos resorts, há várias excursões que incluem actividades no mar ou em terra. A visita à Ilha de Saona, no mar do Caribe, é uma das preferidas para quem viaja para Punta Cana e percebe-se porquê. O local é realmente paradisíaco e a paisagem de água azul cristalina e areia branca é de cortar a respiração. A excursão tem a duração de um dia. Com partida de Bayahíbe, passeio inclui viagem de lancha ou catamarã até à ilha de Saona, almoço (lagosta não está incluída), duas a três horas na ilha para relaxar e dar mergulhos, no regresso paragem para ver estrelas-do-mar.

Para uma excursão em terra e com aventura à mistura, aconselha-se a visita à La Hacienda, um parque que combina actividades de aventura com experiências de cariz mais cultural. Ao longo do dia, os visitantes podem experimentar actividades como andar a cavalo, um passeio de safari, que inclui a visita a plantações de cacau, café ou cana-de-açúcar, passeios de buggie, e a cereja no topo do bolo (pelo menos para quem não tem medo de grandes alturas) é o conjunto de cinco slides que permitem “sobrevoar” sobre a floresta do parque e ter vistas de cortar a respiração. Nesta excursão é recomendável levar roupas confortáveis, protector solar, fato de banho, toalha e uma muda de roupa. Inclui almoço.

Como ir?
Punta Cana é um dos destinos da programação de Verão da Jolidey para as Caraíbas. Em 2019, o operador tem saídas para Punta Cana às segundas, quartas e sextas de 8 de Abril a 28 de Outubro em voo regular directo de Lisboa operado pela companhia Orbest. Todos os hotéis referidos na reportagem estão incluídos na programação do operador.

*A jornalista viajou a convite da Jolidey e AM Resorts

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *