Novas empresas ligadas ao Turismo crescem 16,3% até Novembro

Por a 12 de Dezembro de 2018 as 10:33

Até final de Novembro, o número de novas empresas criadas em Portugal já ultrapassou o total de 2017, num total de 41 649 novas empresas, mais 3.779 que em igual período de 2017, o que representa um crescimento de 10%, segundo o Barómetro Informa D&B, que destaca que este crescimento “se deve em grande medida a empresas ligadas ao Turismo”.

De acordo com o Barómetro Informa D&B, os “sectores ligados ao turismo crescem 16,3% em novas empresas face ao ano anterior e dão o maior contributo para as mais de 41 mil novas empresas já constituídas desde Janeiro de 2018”.

“Entre as empresas de Serviços (aquele que conta mais entidades no tecido empresarial), destacam-se as que têm forte ligação ao turismo, como as actividades de animação turística e agências de viagens, bem como os Serviços Profissionais e Saúde”, refere o Barómetro Informa D&B, destacando também as actividades imobiliárias, que cresceram 21,6%, e a construção, que subiu 19,5%, ainda que o principal destaque vá para os transportes, onde o número de novas empresas aumentou 63,9%.

A nível geográfico, a maioria das novas empresas constituídas encontram-se no distrito de Lisboa, num total de 14 608 constituições, o que se traduz num crescimento de 14,2% e que “é responsável por metade do crescimento de novas empresas”, acrescenta a mesma informação.

O Barómetro Informa D&B apurou também que, até final de Novembro, o encerramentos de empresas cresceu 26,5% face a igual período de 2017, uma subida que, segundo a análise, acompanha “o aumento do número de empresas no tecido empresarial ocorrido nos últimos anos, sendo transversal a todos os distritos e sectores”.

O estudo abordou ainda as novas insolvências, concluindo que se “mantém a tendência de descida dos últimos anos e nos primeiros 11 meses do ano houve menos 317 novos processos iniciados, o que representa uma descida de 12,7% face ao mesmo período de 2017”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *