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Lisboa perde 1,8M de passageiros por ano por não existir capacidade aeroportuária adicional

Em 2018, o aeroporto vai atingir os 29 milhões de passageiros, mais 10 dez milhões do que apontavam as previsões há dez anos.

Carina Monteiro
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Lisboa perde 1,8M de passageiros por ano por não existir capacidade aeroportuária adicional

Em 2018, o aeroporto vai atingir os 29 milhões de passageiros, mais 10 dez milhões do que apontavam as previsões há dez anos.

Carina Monteiro
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Lisboa perde 1,8 milhões de passageiros por ano pelo facto de não existir capacidade aeroportuária adicional. Quem o diz é Francisco Pita, administrador da ANA, que participou este sábado no 44º Congresso da APAVT. No painel “À conversa com…”, Francisco Pita falou durante quase uma hora com o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, sobre as várias questões que preocupam o sector do Turismo quando o tema é o aeroporto de Lisboa.

A conversa começou com as taxas aeroportuárias, com Francisco Pita a esclarecer, desde logo, que os aumentos dos quais as companhias se queixam estão “em linha com o contrato de concessão assinado com o governo” e “foram aumentos moderados”. O administrador explica que, quando a Vinci, concessionária dos aeroportos portugueses, “pensa em mexer nas taxas”, olha primeiro para os aeroportos concorrentes e, nesse sentido, “Lisboa, em 2017, estava 16% abaixo da média dos aeroportos concorrentes”.

“O nosso interesse está alinhado com a generalidade do sector, ou seja, queremos crescer o tráfego e, portanto, somos os primeiros interessados em não ter taxas que não sejam competitivas com os nossos concorrentes”, defende.

A conversa seguiu para o tema do esgotamento do aeroporto, com Pedro Costa Ferreira a questionar porque motivo não se previu mais cedo a necessidade de uma solução. Francisco Pita defendeu que não existiam previsões que apontassem para o crescimento rápido dos últimos anos. “Se olharmos para as previsões de há 15 anos, não houve nenhuma entidade que tenha previsto este nível de crescimento que tivemos nos últimos anos. O que aconteceu ultrapassou claramente tudo o que podia ser previsto”.

“Em 2018, o aeroporto vai atingir os 29 milhões de passageiros, mais 10 dez milhões do que apontavam as previsões há dez anos. Para se ter uma ideia dez milhões é o total do tráfego do aeroporto do Porto”, afirma.

Segundo o responsável, de acordo com o contrato de concessão, a meta para se iniciar a discussão do aumento da capacidade aeroportuária eram os 22 milhões de passageiros. “Se o crescimento tivesse sido feito ao ritmo da previsão do contrato de concessão, ainda tínhamos nove anos. Assim, em três anos, comemos a folga que tínhamos”.

Actualmente, o aeroporto de Lisboa tem capacidade para 38 movimentos por hora, “mas existe mais procura”, reconhece Francisco Pita. A capacidade de slots do aeroporto está a ser utilizada a 90% e, só não é mais, “porque nem todas as horas estão a ser utilizados no máximo”.

Enquanto não existir uma capacidade aeroportuária adicional, Lisboa vai perder 1,8 milhões de passageiros por ano até 2022, altura em que se prevê uma solução.

Serviço de Estrangeiros e Fronteiras

Sobre as longas filas de espera no controlo de fronteiras no aeroporto, Francisco Pita afirma que “apesar de ser ter a percepção que a situação está pior este ano”, os dados apontam para uma situação idêntica a 2017. “Não estamos piores, mas também não estamos melhores”.

“A ANA tem como responsabilidade disponibilizar a infraestrutura e, se estivesse a ser totalmente utilizada, estaríamos de acordo com os parâmetros da indústria de 7 a 8 minutos”. Sem querer apontar directamente o dedo ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Pita disse apenas que “compete ao Estado decidir que nível de serviço quer prestar nas nossas fronteiras”.

Pontualidade

O tema da pontualidade também foi abordado por Costa Ferreira, que começou por indicar números pouco favoráveis ao aeroporto de Lisboa. No ranking da OAG, a infraestrutura está no 1778º lugar com 52% de pontualidade. Já a TAP, em Setembro, registou 59% de pontualidade e encontra-se na posição 181 entre 201 companhias. Estes valores levaram o presidente da APAVT a perguntar “é a ANA que atrasa a TAP ou é a TAP que atrasa a ANA?”

A provocação mereceu de Francisco Pita a resposta de que a “ANA não baixa os braços” e “está empenhada todos os dias em responder à procura”.

“Atravessámos na Europa uma crise de pontualidade, Portugal não foi excepção, mas sofre mais por ser um país periférico”. “Com o aeroporto no limite, criou-se a tempestade perfeita”, reconhece.

“Quando não temos capacidade disponível, os atrasos propagam-se para outros horários, há um efeito de contágio”, refere. Por isso, conclui, operar hoje em Lisboa obriga “a que tudo funcione quase como um relógio suíço”.

Estudo de impacte ambiental

A ANA defende que a solução do aumento da capacidade aeroportuária de Lisboa passe pela manutenção da Portela com um aeroporto complementar para os voos ponto-a-ponto no Montijo, porque “é o único aeroporto na região de Lisboa que tem uma pista praticamente paralela ao da Portela e a uma distância que permite ter operações independentes. Ou seja, é uma solução que nos vai permitir somar capacidade”, afirma Francisco Pita. A Portela passaria a ter mais dez voos por hora (48 no total),  que se somariam mais 24 movimentos por hora no Montijo.

Quantos às dúvidas sobre estudo de impacte ambiental, Francisca Pita esclarece que “não houve ainda qualquer decisão final sobre o estudo”. “Foi necessário reunir elementos adicionais, solicitados pela Agência Portuguesa do Ambiental, e é isso que estamos a fazer. Prevemos entregar essa informação até ao final do ano”.

Francisco Pita está optimista quanto a este processo. “Temos dentro da Vincci competências muito grandes nesta matéria. A empresa gere outras infraestruturas, como auto-estradas e caminhos-de-ferro, que são geradoras de elevados impactos ambientais. Portanto, diria que este tema está no ADN da própria Vinci. Acreditamos que a localização escolhida não é incompatível com o novo aeroporto, desde que sejam tomadas as medidas necessárias para mitigar e gerir os impactos ambientais. Recordo que gerimos o aeroporto de Faro que está dentro do Parque Natural da Ria Formosa”.

Não é a ANA que recusa slots

No debate entre Francisco Pita e Pedro Costa Ferreira surgiu ainda a questão sobre a atribuição de slots, com o presidente da APAVT a perguntar quem gere este processo, ao que Francisco Pita lembrou a publicação recente do  diploma que regula esta matéria. “Os aeroportos no início da temporada da IATA declaram a capacidade disponível e essa capacidade é alocada por uma entidade independente e segue um conjunto de regras de prioridade, como por exemplo o histórico da companhia. Se já operou em temporadas anteriores, tem prioridade. Este trabalho de afectação da capacidade do aeroporto até à data estava a ser feito por um gabinete dentro da ANA, mas que tinha independência. O que surge agora é a necessidade desta entidade ser autónoma. Mas os critérios não vão ser alterados.”

 

* Em São Miguel, a convite da APAVT

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Top Atlântico promove campanha para as viagens de verão

Com a campanha “Não seja o último a marcar as férias”, a Top Atlântico disponibiliza promoções em viagens para os destinos de férias de praia mais escolhidos pelos portugueses, incentivando a que se evitem as marcações de “última hora”.

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A Top Atlântico tem vindo a dinamizar a campanha “Não seja o último a marcar as férias”, com promoções para os destinos de férias de praia mais desejados pelos portugueses. Adicionalmente, a agência de viagens possibilita a sinalização de apenas 15% do valor da viagem.

Com esta campanha, a Top Atlântico pretende “salvar as férias de quem se atrasou na sua marcação”, como refere em nota de imprensa, garantindo “condições mais vantajosas”.

Como a agência de viagens explica, “este ano a procura generalizada de férias deixou alguns destinos de verão em operação charter com menos lugares disponíveis em abril, pelo que se pretende encontrar preços acessíveis para as datas mais concorridas”. Por essa razão, a Top Atlântico aconselha os viajantes a “não deixar [as marcações] para a última hora, pois os preços poderão já não ser tão simpáticos e os lugares podem já não existir”.

Nesta campanha, os destinos de sol e praia são os que têm mais destaque. As Caraíbas, nomeadamente o México, República Dominicana e Cuba apresentam preços por pessoa desde os 997 euros. Já o Porto Santo está disponível desde 560 euros e Cabo Verde a partir de 875 euros. Estão também disponíveis “praias em destinos diferentes do habitual” como é o caso da Albânia, desde 1159 euros por pessoa. Sob esta campanha, os clientes podem sinalizar as viagens com 15%, pagando o restante mais tarde, em produto selecionado.

As reservas podem ser realizadas de 15 a 29 de abril, numa das agências Top Atlântico de norte a sul do país e ilhas, nem como online, em www.topatlantico.pt.

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A partir de 29 de junho: Vai ser possível viajar em Classe Business nos programas da Jolidey

A partir do próximo dia 29 de junho, vai ser possível viajar em Business Class nos programas do operador turístico Jolidey entre Lisboa e Punta Cana, La Romana na República Dominicana, Cancun (México), Santa Clara (Cayo Santa Maria) e Varadero em Cuba.

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Estas operações serão realizadas num dos A330-900Neo da Iberojet, companhia aérea charter do mesmo grupo, a Ávoris, que conta com cabine em classe Business com 18 lugares, permitindo uma experiência de viagem única, desenhada para oferecer comodidade aos passageiros mais exigentes.

Com uma ampla gama de serviços e comodidades exclusivas, esta classe eleva o padrão da viagem, garantindo que a mesma seja agradável desde o momento em que entra a bordo do avião até à chegada do destino final, indica o operador turístico em comunicado.

A Jolidey avança ainda que, a principal vantagem de viajar em classe business radica no espaço e na privacidade oferecida aos passageiros. Os assentos espaçosos e reclináveis permitem esticar-se e relaxar durante o voo, proporcionando um ambiente tranquilo e confortável para descansar ou trabalhar.

Os passageiros que optarem pela classe business vão contar com um conjunto de serviços personalizados, tais como check-in e embarque prioritários, lugar premium, snack frio premium (pequeno almoço quente em voos noturnos), reserva de lugar, necessaire de viagem e auriculares, duas bebidas alcoólicas a cada refeição, refrescos, água e sumos durante todo o voo, fast track (apenas disponível aeroporto de Lisboa), bem como set de manta e almofada premium, bebida de boas-vindas (sumo natural ou vinho) em voos com partida de Lisboa e sanduíche entre serviços.

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Bestravel promove Dubai e Tailândia com campanha “Viva o melhor dos dois mundos”

Sob o mote “Viva o melhor dos dois mundos”, a campanha que a Bestravel acaba de colocar no mercado, e que conta com a cara da Rita Ferro Rodrigues, promove a riqueza cultural e histórica do Dubai e da Tailândia, com uma diversidade de programas turísticos e está disponível nas agências de viagens da rede, até 28 de abril.

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A rede de agência de viagens Bestravel acaba de lançar uma nova campanha promocional em parceria com o Turismo de Dubai e o Turismo da Tailândia.

A campanha teve como kick-off a viagem da conhecida personalidade Rita Ferro Rodrigues, que permitiu conhecer em primeira mão e discurso direto as múltiplas facetas do Dubai e da Tailândia, tendo partilhado com os seus seguidores um conjunto de experiências em família.

A Bestravel, em parceria com o operador turístico Icárion, desenvolveu um programa taylor-made de viagem, semelhante ao programa de férias de Rita Ferro Rodrigues. Ao reservar este programa, os viajantes poderão desfrutar dos mesmos itinerários personalizados, tal e qual como retratado durante a viagem da personalidade portuguesa.

Na campanha, que termina no final do mês de abril, a Bestravel incluiu programas de viagem combinados, que exploram os dois destinos em conjunto, assim como opções para visitar cada um separadamente.

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Egotravel lança promoção especial para Agadir e Al Hoceima

O operador turístico Egotravel anuncia descontos exclusivos para Agadir e Al Hoceima até ao próximo dia 15 de abril, válidos para partidas nos meses de junho e julho.

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Esta oferta exclusiva da Egotravel inclui um desconto de 390 euros na reserva para a primeira criança (entre 2 e 11 anos. Os descontos são válidos apenas para novas reservas e não são aplicáveis a grupos. Além disso, o desconto é limitado a cinco lugares por partida, sujeito a disponibilidade.

Daniel Graça, diretor de Vendas da Egotravel, lembra que Agadir e Al Hoceima “são destinos magníficos para famílias, oferecendo uma combinação perfeita de cultura, aventura e relaxamento”, realçando que “estamos a dar uma promoção imbatível para os agentes de viagens sugerirem aos seus clientes.”

 

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TAP adere à plataforma NDC da APG

A plataforma NDC da APG permite que o conteúdo da companhia aérea de bandeira nacional passe a estar disponível para reserva para mais de 1500 agências de viagens em 120 países.

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A TAP aderiu à APG Platform, a plataforma NDC da APG, que permite que o conteúdo da companhia aérea de bandeira nacional passe a estar disponível para reserva para mais de 1500 agências de viagens em 120 países.

Além da emissão de bilhetes, a adesão da transportadora aérea portuguesa a esta plataforma permite também que os agentes de viagens possam “reservar, emitir, anular, reembolsar e adicionar serviços auxiliares, como malas, equipamento específico, embarque prioritário e refeições especiais, em toda a rede TAP”.

“A TAP Air Portugal está feliz com a parceria com a APG, que tem feito um trabalho pioneiro na promoção da tecnologia NDC por todo o mundo. A TAP continua a promover conteúdos NDC através deste canal e continua empenhada em melhorar as suas capacidades de retalho em benefício dos agentes de viagens”, afirma Justin Jovignot, diretor de Estratégia Comercial e Distribuição da TAP.

Já Heloise Parrain, diretora da Plataforma APG, considera que o “NDC está a mudar a distribuição das companhias aéreas, que não evoluía nos últimos 40 anos”, permitindo que as companhias aéreas  promovam o seu produto. 

A APG Platform conta, atualmente, com 30 companhias aéreas aderentes, permitindo a “emissão de bilhetes que pode ajudar os agentes de viagens a gerar receitas adicionais, alargando o seu catálogo e vendendo acessórios aéreos e não aéreos combinados”, destaca a APG Portugal, num comunicado divulgado esta segunda-feira, 8 de abril.

Esta plataforma, que é usada em 150 países, está ainda em consonância com a mais recente tecnologia XML e segue todos os padrões IATA, estando acessível para agências de viagens IATA e não IATA.

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“Férias no Mar” da Top Atlântico dá desconto em Cartão Continente

A nova campanha da Top Atlântico “Férias no Mar” apresenta propostas de viagens de cruzeiro para 2024, a preços muito apelativos e com 100 euros de desconto em Cartão Continente.

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A campanha da Top Atlântico “Férias no Mar”, em parceria com o Cartão Continente, visa promover as férias num cruzeiro de 2024, e aplica-se a qualquer itinerário da companhia Costa Cruzeiros, desde cruzeiros pelo Mediterrâneo, Norte da Europa, até às Caraíbas, América do Sul e Médio Oriente. Por cada reserva de um camarote, o cliente ganha 100 euros em Cartão Continente para descontar nas suas compras.

A campanha, disponível até ao próximo dia 23 de abril, para cruzeiros que decorram de abril a novembro de 2024, permite ainda ao cliente sinalizar a reserva apenas com 50 euros por pessoa, pagando o restante mais tarde.

Refira-se que esta campanha pode ser adquirida nas lojas Top Atlântico em todo o país, e no site www.topatlantico.pt.

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TUI Portugal lança campanha ‘Verão HOT’

O operador turístico TUI Portugal promete aquecer o mercado com a sua campanha de ofertas para o verão, com descontos e condições especiais para o cliente final e incentivo para os agentes de viagens.

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A TUI Portugal anuncia o regresso da sua campanha ‘Verão HOT’, após o que considera ter sido um sucesso de vendas nos anos anteriores. Com ofertas especiais para o cliente final, que contemplam uma ampla variedade de destinos, a campanha inclui ainda um incentivo para os agentes de viagens. As ofertas estarão disponíveis até 28 de abril.

Ao longo deste período, os clientes terão acesso a uma seleção de produtos TUI com descontos até 55%, upgrades de alojamento e regimes, experiências incluídas, noites extra, entre outras ofertas, já disponíveis nas agências de viagens parceiras.

Entretanto, como forma de valorizar a importância das parcerias e relações comerciais com os agentes de viagens, o operador turístico disponibiliza um overcomission especial neste período, associado a uma oferta extra. Em função do volume de vendas, uma parte do valor irá reverter em saldo para o agente de viagens, que poderá escolher beneficiar do mesmo em cartão de compras ou em saldo de viagem TUI. No caso de optar pelo saldo de viagem TUI, o valor imediatamente duplica, para que a experiência de viagem seja ainda mais enriquecedora. Este saldo de viagem é aplicável em todos os pacotes disponibilizados no site do operador, exceto produto dinâmico.

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Soltour faz balanço positivo da Páscoa 2024

O operador turídtico Soltour anunciou que fechou a Páscoa com crescimento de 30% no número de passageiros face à mesma época de 2023, tendo oferecido voos a partir de Lisboa e do Porto, para uma ampla variedade de destinos como Riviera Maya, Punta Cana, ilhas Canárias e La Romana.

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Embora a Semana Santa deste ano tenha ocorrido mais cedo do que em 2023, o operador turístico Soltour indica que as vendas foram muito positivas graças à diversidade das operações preparadas com voos diretos para vários destinos.

A estratégia desenhada pela Soltour para esta época festiva baseou-se em voos a partir de Lisboa e do Porto, o que permitiu oferecer aos portugueses, do norte ao sul, um conjunto de destinos tão diferentes como Cancun, Maiorca, Marraquexe e Varadero.

“Estamos muito satisfeitos com os resultados, uma vez que registámos, globalmente, um crescimento de 30% no número de passageiros transportados em comparação com o período homólogo no ano anterior”, explica Luís Santos, diretor Comercial da Soltour para Portugal e Espanha.

No pódio de destinos da Soltour mais procurados pelos viajantes portugueses estiveram, por ordem, a Riviera Maya, Punta Cana e Tenerife. A completar o “top 5”, a Soltour registou grande procura nas operações para Gran Canária e La Romana.

O operador turístico aponta ainda, em nota de imprensa que, os resultados obtidos durante as férias da Páscoa estão alinhados com várias tendências que têm sido apontadas para as preferências de viagens em 2024: destinos com foco na sustentabilidade, aventura, cultura e descontração foram muito bem recebidos pelo mercado nacional.

 

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Consolidador.com altera horário de funcionamento para melhor servir o cliente

O Consolidador.com alarga, a partir desta segunda-feira, o seu novo horário de atendimento, com vista a proporcionar maior acessibilidade aos seus clientes.

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O Consolidador.com estará disponível para atender os seus clientes de uma forma mais flexível e conveniente, das 09:00h às 23:00h, enquanto o horário de apoio aos sábados e feriados será entre as 10:00h e as 23:00h, e aos domingos das 10:00h e as 14:00 e depois entre as 15h -18:30h.

Por outro lado, de forma a oferecer uma experiência ainda mais completa, o Consolidador.com passa a estar disponível para situações urgentes 24 horas por dia, sete dias por semana. Os clientes podem entrar em contacto com a empresa através do número geral 210 200 997.

“O objetivo desta mudança é proporcionar a melhor experiência possível aos nossos clientes”, afirmou Carla Silva, Sales Director do Consolidador.com, garantindo que, o que se pretende é “oferecer um suporte contínuo, de modo a garantir que os nossos clientes se sintam assistidos em todas as etapas da sua jornada.”

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Circuitos ibéricos e europeus da Lusanova com descontos para cliente final

Os circuitos ibéricos e europeus do operador turístico Lusanova têm descontos que variam de 30 a 70 euros por pessoa em alojamento duplo para o cliente final. Esta campanha decorre até 5 de maio.

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O operador turístico Lusanova lançou, esta sexta-feira, uma campanha de descontos nos seus produtos de circuitos ibéricos e europeus especialmente para o consumidor final.

Esta campanha, que estará disponível até ao próximo dia 5 de maio, oferece descontos para uma variedade de circuitos europeus, que variam de 30, 50 ou 70 euros por pessoa em quarto duplo.

Para os descontos de 30 euros por pessoa em quarto duplo, estão abrangidos os circuitos ibéricos “Belezas do Norte com Santiago”, “Belezas do Sul”, “Fátima e Caminhos de Santiago” e “Maravilhas de Portugal”.

O operador turístico aumenta o desconto para 50 euros para os circuitos de “Portugal e Espanha”, “Belezas de Portugal com Santiago”, “Grandes Cidades de Espanha” e “Portugal Gourmet”.

Os circuitos europeus com descontos de 70 euros são o “Itália Sole Mio”, “Ópera Italiana”, “Polónia e as Capitais Imperiais” e “Grandes Cidades Imperiais com Budapeste”.

Refira-se que os circuitos incluídos na campanha promocional têm várias saídas ao longo dos meses de abril, maio e junho.

 

 

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