João Fernandes lidera lista à presidência da ATA

Por a 23 de Novembro de 2018 as 17:44

O presidente da Região de Turismo do Algarve, João Fernandes, é candidato à presidência da Associação Turismo do Algarve, cujas eleições para o próximo triénio decorrerão numa assembleia-geral agendada para o próximo dia 3 de Dezembro.
Em declarações ao Publituris, João Fernandes afirma que encabeça uma lista que reúne o apoio dos sócios fundadores da ATA: a própria RTA, a AIHSA (Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve); a AHETA (Associação dos Hoteleiros e Empreendimentos Turísticos do Algarve); a APAVT (Associação das Agências de Viagens e Turismo); a ACRAL (Associação Comércio Serv. Reg. Algarve) e a Algarve Golfe. Segundo João Fernandes, a lista também congrega “o apoio de grandes grupos como os  hotéis Pestana, Tivoli, DHM e JJW, mas também de pequenas unidades como o restaurante Alfazema, “tratando-se de uma candidatura que “cobre as diferentes áreas geográficas e os diferentes produtos e diferentes sub-sectores, desde as marinas às rent-a-cars, desde a animação turística ao alojamento e às agências”.
Sobre os motivos que levam o presidente da RTA a candidatar-se à presidência da ATA, João Fernandes justifica com a necessidade de criação de sinergias entre as duas entidades a vários níveis: “Sinto que há necessidade de uma maior sinergia de actuação entre a organização que trabalha o desenvolvimento do destino [RTA] e a organização que promove esse destino nos mercados externos [ATA]”. João Fernandes dá o exemplo do Brexit, em que é “preciso olhar, não só do ponto de vista da oferta, como da procura, para os estrangeiros residentes e para os turistas britânicos”. Por outro lado, o responsável considera que “é preciso que haja uma maior eficácia na utilização dos recursos, nomeadamente ao nível dos conteúdos e dos materiais promocionais e, por outro lado, maior foco na comercialização em direcção a um maior volume de negócio das empresas”. Para João Fernandes, acções como  a digitalização da economia do Turismo do Algarve e a introdução de novas ferramentas de conhecimento dos turistas devem ser feitas  em sinergia por quem desenvolve e quem promove o destino.
Recorde-se que Carlos Gonçalves Luis é o actual presidente da ATA, tendo sido reeleito por unanimidade em Dezembro de 2015.

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