Go4Travel lança incubadora para desenvolvimento de soluções para o sector
O grupo de agências de viagens anunciou vários projectos inovadores, seja na área das tecnologias, como da responsabilidade social, na sua convenção que decorreu este fim-de-semana, em Coimbra.
Raquel Relvas Neto
Hóspedes e dormidas continuam a subir em fevereiro
Nova Edição: RoadShow das Viagens em imagens, Málaga, entrevista SATA, Sun Princess e dossier Animação Turística
Empresários açorianos unem-se contra a sazonalidade e pedem “plano efetivo e adequado aos desafios”
Edição Digital: RoadShow das Viagens em imagens, Málaga, entrevista SATA, Sun Princess e dossier Animação Turística
Ryanair compra mil toneladas de SAF à Shell
Francisco Calheiros mantém-se à frente da CTP por mais três anos
MotoGP aumenta compras no Algarve com destaque para o consumo estrangeiro
Four Seasons lança linha de iates de luxo em 2026
Delta considerada companhia aérea mais valiosa do mundo
TAAG aumenta comissões para agências de viagens para 6%
A Go4travel, grupo de agências de viagens constituído por 42 acionistas, e que celebra este ano o seu 10º aniversário, realizou este último fim-de-semana, em Coimbra, a sua segunda convenção, o Summit 4 Travel, focado na inovação.
Identificando a inovação como fundamental para o grupo e a tecnologia como indutor de negócio, a Go4travel vai lançar no próximo ano uma incubadora de start-ups para desenvolver soluções para o sector da distribuição. A incubadora vai permitir que o grupo de agências de viagens tenham “novas oportunidades de investimento, fiquem mais familiarizados com a tecnologia disponível, e tenham a capacidade de testar as soluções no mercado”.
Segundo João Matias, presidente do conselho de administração da Go4travel, nos próximos dois meses serão definidas as linhas de orientação do projecto da incubadora, para determinarem que tipo de tecnologia vão procurar. Até meados do proximo ano, vão ser lançadas as fases de candidaturas, mas também as parcerias com universidades para desenvolverem este projecto. “Aquilo que a Go4travel poderá acrescentar é sobretudo a capacidade de teste de soluções no mercado que é bastante diversificado em termos de tipo de empresas e que têm dimensão suficiente para testar os negócios antes de serem financiados”, esclarece, perspectivando que sejam desenvolvidas soluções “que nos surpreendam (…), termos empreendedores que percebam determinados problemas no sector e que apareçam com soluções novas“. Ricardo Ferreira, também do conselho de administração, acrescenta que esta é “uma possibilidade de estar em contacto com empresas inovadoras e podermos estar a cooperar com elas e isso traduz-se em mais-valias em toda a cadeia de valor”.
A Go4travel apresentou ainda uma versão melhorada da sua plataforma interna de reservas. A nova plataforma aparece, segundo João Matias, como “um avanço grande em termos de funcionalidade e em termos de opções de futuro”. Ainda numa versão demo, mas cuja primeira fase estará pronta no primeiro trimestre do próximo ano, a nova plataforma “funcionar de uma maneira mais rápida, com interfaces melhores, com acesso a melhores condições de operação.” “Depois temos outro caminho a percorrer com outros módulos, com outros produtos, que vão permitir ainda mais que os acionistas da Go4travel promovam as suas ofertas entre si, numa lógica de marketplace e que prestem aos seus clientes um serviço de melhor qualidade, mais rápido e com melhores condições. Esse é o grande objectivo deste investimento”, explica João Matias.
Não menos importante e inovador é o protocolo de responsabilidade social que a Go4travel vai estabelecer com a Vila Comvida, uma associação sem fins lucrativos dedicada a crianças com Perturbações Ligeiras do Desenvolvimento Intelectual – PLDI. O objectivo deste protocolo, que vai ser assinado brevemente, visa “criar condições e sensibilizar os nossos acionistas para que é possível empregar estes jovens e tê-los a trabalhar connosco. Os ganhos são gigantes, não só para os jovens, como sobretudo para as próprias empresas”.
No âmbito do Summit 4 Travel, foi ainda apresentado novo logotipo do grupo, que surge, segundo Ricardo Ferreira, no seguimento “deste espírito virado para o futuro, de inovação e tecnologia”. O logotipo, que passa agora a ser um quadrado aberto, “representa estabilidade, solidez e exclusividade, uma exclusividade consciente e afirmativa de liderança”. O responsável explica que o logotipo revela também a propensão do grupo à mudança e a sua abertura ao “mundo que nos rodeia”.
No que refere à resultados, em Setembro, o grupo já tinha revelado que esperava alcançar este ano um volume de facturação perto dos 400 milhões de euros, valor que não sofreu, a esta altura,q ualquer correcção, segundo João Matias. No entanto, o responsável não deixa de indicar que se está a verificar um abrandamento do negócio, mas que a Go4travel continua a crescer acima da média do mercado.