ANA diz que taxas no aeroporto de Lisboa estão 9,3% abaixo da mediana de referência

Por a 17 de Outubro de 2018 as 11:44

A ANA – Aeroportos de Portugal/Vinci Airports veio esta quarta-feira, 17 de Outubro, esclarecer que “as taxas aeroportuárias do Aeroporto de Lisboa estão 9,3% abaixo da mediana do grupo com o qual é feito benchmark regular ao abrigo do Contrato de Concessão, validado pela ANAC”, desmentindo assim as notícias veiculadas nos últimos dias e que afirmavam que as taxas aeroportuárias em Lisboa “são as mais caras que a TAP paga no mundo inteiro”.

Na informação enviada à imprensa, a ANA/Vinci inclui um gráfico com o valor das taxas cobradas em 14 aeroportos europeus, que serve de referência para o grupo,  e que é liderado pelo aeroporto de Viena, onde a taxa chega aos 32,56 euros por passageiro, enquanto o valor cobrado em Lisboa é de 20,96 euros por passageiro.

O aeroporto de Lisboa é o 10.º com a taxa mais elevada, entre os 14 aeroportos incluídos na amostra, apresentando um preço mais baixo do que os aeroportos de cidades como Viena, mas também Roma-Fiumicino, Bruxelas, Madrid, Barcelona, Genebra, Copenhaga, Dublin e Londres-Gatwick. Com taxas mais baixas que Lisboa, aparecem apenas os aeroportos de Dusseldorf, Roma-Ciampino, Berlim-Brandenburg e Estocolmo-Arlanda.

Além destes aeroportos, a ANA dá ainda o exemplo do Aeroporto de Frankfurt, “que se encontra fora do grupo de benchmark e onde a TAP opera”, cuja “taxa de processamento de passageiros Schengen é 67% superior ao valor da taxa equivalente do Aeroporto de Lisboa”.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *