Portugal mantém crescimento sustentável para Cuba

Por a 16 de Outubro de 2018 as 11:24

Desde 2013, que os turistas portugueses têm registado um crescimento continuo para o destino nas Caraíbas. Dulce Morales, conselheira do Turismo de Cuba em Portugal e Espanha, perspectiva que a tendência se mantenha.

Desde o ano de 2013, que os turistas portugueses voltaram a descobrir Cuba para o seu destino de reais. Com um crescimento “sustentável” desde então, o mercado português alcançou já o 19º lugar no ranking dos principais mercados emissores ao nível mundial para o destino, sendo o 8º mercado do continente europeu.
Segundo Dulce Morales, conselheira do Turismo de Cuba em Portugal e Espanha até ao final deste ano, altura em que termina as suas funções, em 2017, foram 27315 os turistas portugueses que visitaram Cuba, que já tinha representado um aumento de 6,9% comparativamente com 2016, mesmo com os efeitos do furacão Irma.
Este ano, até ao último mês de Setembro, Cuba recebeu um total de 25592 turistas portugueses, um aumento de 13%. Os principais meses de crescimento foram Julho, Agosto e Setembro devido à oferta de charters para Cayo Coco e Varadero. São exactamente estes os principais destinos procurados pelos portugueses neste país das Caraíbas, juntamente com a capital Havana. Contudo, Dulce Morales refere, à margem do roadshow de Cuba que aconteceu esta segunda-feira em Lisboa, que os portugueses têm procurado conhecer cada vez mais outra oferta do país que não o produto Sol e Praia. Trinidad, Cienfuegos, Pilar del Rio e Santiago de Cuba são cidades que começam a estar cada vez mais no itinerário dos portugueses que apostam em efectuar circuitos e combinados em Cuba.
A responsável refere também que a oferta cubana tem contado com várias novidades, especialmente a abertura de novas unidades hoteleiras tanto em Santiago de Cuba a Havana. No que diz respeito às ligações domésticas no país, algo que os operadores turísticos dizem ser um desafio para a realização de combinados e circuitos, a responsável indica que o governo cubano está a concentrar esforços para melhorar a situação.

Operadores

Presentes no roadshow, os operadores turísticos Catai/Jolidey, Sonhando, Solférias e Travelplan consideraram que a operação para o destino Cuba no Verão correu conforme as expectativas. Todos os operadores mantêm Cuba na sua programação para o Inverno, em voos regulares via Madrid, com a Air Europa ou Iberia, via Paris com a Air France, ou via Amesterdão com a KLM.
No Verão 2019, vão ser retomados os voos charters com destino a Varadero e Cayo Coco.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *