Turismo de Portugal distinguido nos Prémios Europeus de Promoção Empresarial

Por a 3 de Outubro de 2018 as 10:08

O projecto do Turismo de Portugal «Turismo 4.0 – Programa de Apoio ao Empreendedorismo e Inovação» foi distinguido com o primeiro lugar nacional na categoria «Promoção do Espírito de Empreendedorismo» dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2018 (European Enterprise Promotion Awards – EEPA).

Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, destaca, citado em comunicado, “a importância deste reconhecimento para o trabalho desenvolvido pelo Instituto ao nível do ecossistema do empreendedorismo e a sua conjugação com a dinamização do tecido empresarial do sector com o objectivo de tornar Portugal a referência mundial do empreendedorismo em turismo”.

Os Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2018 são uma iniciativa da Comissão Europeia, que visa “potenciar a divulgação de actividades reconhecidas como boas práticas no âmbito da promoção da iniciativa empresarial na Europa”, identificando, a cada ano, “os melhores projectos de cada país em várias áreas, pela especificidade do seu contributo no desenvolvimento económico e do emprego das regiões”.

Na mesma informação, o Turismo de Portugal refere que o programa Turismo 4.0 foi “especialmente concebido para favorecer o desenvolvimento de projectos empreendedores e de uma cultura de empreendedorismo na actividade turística através de um conjunto de medidas e instrumentos específicos”, tendo as parcerias estabelecidas com estruturas de incubação e aceleração permitido “criar uma rede de apoio a empreendedores direccionada para a introdução de práticas de inovação sistemáticas no ambiente empresarial do Turismo”.

No ano passado, o programa permitiu desenvolver 11 projectos de aceleração de negócios, através de 38 parcerias, o que permitiu a integração de mais de 250 startups do Turismo em ecossistemas de permanente estímulo à criatividade e à competência tecnológica.

O Turismo de Portugal lembra ainda que foi também no âmbito deste programa que foi criado, no passado mês de Setembro, o NEST – Centro de Inovação em Turismo, que conta com a parcerias de várias entidades nacionais e internacionais, e que pretende “promover a inovação na cadeia de valor do Turismo, apoiando o desenvolvimento de novas ideias de negócio, o desenvolvimento e experimentação de projectos e a capacitação das empresas no domínio da inovação e da economia digital”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *