IV Cimeira do Turismo Português vai ter painel dedicado ao aeroporto de Lisboa

Por a 14 de Setembro de 2018 as 15:35

O novo aeroporto de Lisboa vai ser um dos temas em destaque na IV Cimeira do Turismo Português, iniciativa promovida pela Confederação do Turismo de Portugal (CTP), que decorre a 27 de Setembro, data em que se assinala o Dia Mundial do Turismo, e que vai contar com a presença de diversos oradores de renome.

A IV Cimeira do Turismo Português vai decorrer sob a temática “O Turismo Primeiro: Sucessos do Presente. Desafios de Amanhã” e pretende afirmar-se um momento para debater “os temas estruturantes para a esta actividade”, refere a CTP em comunicado, destacando os painéis sobre o novo Aeroporto de Lisboa, a gestão dos destinos turísticos e o valor da marca Portugal.

De acordo com a informação enviada à imprensa, o novo aeroporto de Lisboa vai ser debatido no painel “A urgência de um novo aeroporto para Lisboa”, que conta com a participação dos presidentes da ANA, NAV, TAP e ANAC, bem como do Coordenador do Projecto de Expansão Aeroportuária de Lisboa.

Já a sessão de abertura vai contar com as presenças do primeiro-ministro, António Costa; do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e ainda do Presidente da CTP, Francisco Calheiros, à qual se segue a intervenção do comissário europeu Carlos Moedas, ao início da manhã.

O primeiro painel vai ser dedicado ao tema “Portugal sabe o Valor da sua marca?” e conta com a participação do presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, que será o moderador de uma conversa com conhecidos jornalistas, nomeadamente Nicolau Santos, presidente do Conselho de Administração da Lusa; Ricardo Costa, diretor-geral de informação do Grupo Imprensa; Rosália Amorim, diretora editorial do Dinheiro Vivo; e Begoña Iñiguez, presidente da Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal.

O tema seguinte é “A afirmação do Turismo no Espaço Europeu” e conta com a presença de Eduardo Santander, Executive Director of European Travel Commission, Tim Fairhurst, Director of Policy at European Tourism Association, e Christian Gsodam, Adviser to the EU Council President, sendo moderado pela eurodeputada portuguesa Cláudia Monteiro de Aguiar.

A sessão da manhã conta ainda com uma intervenção da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, enquanto, à tarde, os temas em destaque estão relacionados com o aeroporto de Lisboa, a atracção de talento para o Turismo, a gestão de destinos turísticos e as perspectivas económicas nacionais e europeias.

Pelas 14h45, o debate é retomado com o tema dedicado à gestão dos destinos turísticos, no qual está prevista uma apresentação do estudo da PWC sobre esta temática, à qual se segue uma conversa entre o vereador da Câmara Municipal de Lisboa, Manuel Salgado; Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto; o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, e o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo.

Já Adília Lisboa, presidente da Direção da ARHCESMO, e Fernando Neves de Almeida, presidente da Boyden, vão participar no painel dedicado ao tema “Como atrair talento para o Turismo?”.

Pelas 17h30, é a vez de António Horta Osório, presidente do Lloyds Banking Group, intervir no debate, realizando uma reflexão sobre as Perspectivas Económicas para Portugal e Europa, seguindo-se a sessão de encerramento, às 18h00, que vai contar com a participação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *