Novo Altice Forum Braga já recebeu mais de 40 eventos e 100 mil visitantes

Por a 12 de Setembro de 2018 as 11:08

O Altice Forum Braga, o novo centro para a organização de grandes eventos e espectáculos nacionais e internacionais a norte do país, foi oficialmente inaugurado, na passada terça-feira, dia 11, numa cerimónia presidida pelo Presidente da República e presenciada por muitas personalidades da vida empresarial e política, que aproveitaram a visita para conhecer a 2ª maior sala de espectáculos do país e o maior auditório da região norte.

O espaço, que é gerido pela Invest Braga, tem capacidade para mais de 12 mil pessoas, um centro de congressos com mais de 1450 lugares e um espaço polivalente e integrado, habilitado para receber eventos até 20 mil pessoas.

Carlos Oliveira, Presidente da InvestBraga, salientou que “o Forum Braga é o motor para uma nova etapa da vida cultural e económica da cidade. Vamos atrair eventos para Braga que até agora estavam fora do radar da nossa cidade. Concretizámos este projeto que pretende ser em Braga um centro nevrálgico. Juntos contribuímos para melhorar a nossa cidade, a região norte e para o engrandecimento de Portugal. A inauguração deste espaço representa assim o colmatar de um ciclo na estratégia da InvestBraga, que acrescentou mais economia, mais saber, mais empreendedorismo, mais riqueza, e que tem vindo a reforçar o ecossistema assente nos vetores do conhecimento, gestão, empreendedorismo e na internacionalizaçao”.

Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga, referiu que “há três palavras fundamentais para caracterizar este espaço. Comunidade, porque pertence a todos os bracarenses, que ansiavam ver este espaço reinventado. Hoje esse objectivo está concretizado e o Altice Forum pode ser o espaço natural para acolher todo o tipo de eventos. Economia, no sentido de que esta infraestrutura é mais uma peça num puzzle que temos vindo a construir e no qual Braga se assume hoje como um dos motores no desenvolvimento económico de Portugal. E por último dimensão cultural, sendo que este espaço marca uma viragem do ponto de vista do potencial para acolher eventos de grande dimensão”.

Já Manuel Caldeira Cabral, Ministro da Economia, assinalou que “este é um espaço importante. A ambição de Braga é a ambição de Portugal. Um país que quer estar na liderança do futuro europeu e do mundo e que tem uma palavra a dizer sobre esse futuro e que tem jovens que saberão construir um futuro melhor para o país”.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, encerrou a cerimónia inaugural e salientou o “mérito excepcional de uma iniciativa que não é local, não é regional e não é nacional. É de vocação universal. O novo Altice Forum Braga é o retrato do presente e do futuro de Braga. Nós sabemos que Braga sempre foi história, património, cultura, religião, raízes, vivência, determinação e sentido de comunidade. Mas conhece nos tempos recentes a entrada numa nova era, num novo ciclo. Quer constituir um salto qualitativo. Este forum é um começo e não um fim de caminho. Tem de servir para que cá venham de outras lonjuras nacionais e de comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, e para os que vêm de outros países europeus ou de fora da Europa. Este forum tem de contribuir para aproximar e fortalecer o tecido social. Estes são desafios para Braga e também para Portigal, que tem de manter ambicão em crescimento, exportações, emprego, investimento, redução da divida e combate á pobreza e injustiças sociais”.

O Altice Forum Braga abriu as suas portas no final de abril deste ano. Até ao momento já recebeu mais de 40 eventos e mais de 100.000 visitantes.

Entre os principais eventos recebidos, destaque para o festival Groove Braga, o Greenfest (o maior evento de sustentabilidade do país), a apresentação do V10, a nova versão do software da empresa Primavera, e a reunião comercial da região norte da empresa Fidelidade e um evento da empresa Bosch.

O programa de eventos para o final de 2018 e 2019 já está preenchido, com destaque para o Congresso da Ordem dos Psicólogos, a INL Summit, os concertos Postmodern Jukebox e Harlem Gospel Choir, e ainda o Dance World Cup, que vai juntar em Braga cerca de 6.500 crianças e jovens dançarinos de 48 países.

O primeiro dia oficial fiou  marcado pela actuação da banda norte americana Thirty Seconds To Mars, que, com sala cheia e mais de 10 mil pessoas, marca um ponto sem retorno nesta ainda curta história. A partir de agora é possível a Braga e à região norte do país receber iniciativas de outra envergadura.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *