WTTC: Aeroporto esgotado e crescimento sustentável são os próximos desafios de Portugal

Por a 11 de Setembro de 2018 as 17:22

A presidente do World Travel & Tourism Council (WTTC), Gloria Guevara Manzo, considera que a utilização da tecnologia para contornar o esgotamento do aeroporto de Lisboa e a manutenção do crescimento sustentável vão ser os principais desafios do Turismo português no futuro, afirmou a responsável em resposta a uma questão do Publituris, à margem do Europe Leaders Forum, que decorreu esta terça-feira, 11 de Setembro, em Lisboa.

“Acredito que o principal desafio vai ser o de tornar o processo de viagem mais célere, com recurso à inovação, porque o aeroporto está a atingir a sua capacidade máxima e será preciso recorrer à tecnologia para tornar o aeroporto mais eficiente e para que a infraestrutura seja melhor. Esta parece-me ser a chave, a par de manter o crescimento sustentável, de forma a que este crescimento beneficie mais pessoas no país”, defendeu.

Gloria Guevara Manzo elogiou a estratégia de Portugal no sector turístico, que permitiu um crescimento a dois dígitos no último ano, e explicou que foi também por isso que o WTTC escolheu Portugal para realizar a primeira edição do Europe Leaders Forum.

“Este tipo de crescimento é pouco comum e é algo com que temos que aprender, e foi por esse motivo que decidimos fazer esta cimeira em Portugal, para que as pessoas vejam o crescimento que Portugal teve e não apenas a beleza do país. É um crescimento impressionante e estes são os nossos números, não são números do Governo”, acrescentou.

Já na sessão de abertura do Europe Leaders Forum, Gloria Guevara Manzo tinha destacado o crescimento de Portugal, considerando que as políticas portuguesas de Turismo “devem ser replicadas”.

Logo após a intervenção da presidente do WTTC, foi a vez do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, falar sobre o trajecto que Portugal tem feito neste sector, destacando a estratégia seguida pelo Governo, que se baseia em cinco pontos, nomeadamente numa estratégia definida para 10 anos e que envolve o sector privado, mas também no objectivo de espalhar o Turismo por todo o território, no investimento, na inovação e na formação de recursos humanos.

Ao Publituris, a presidente do WTTC destacou ainda a forte participação que o Europe Leaders Forum atraiu, considerando que se tratou de um “debate muito aberto”, com muitas questões colocadas pela audiência e intervenções interessantes por parte dos líderes das várias empresas europeias que marcaram presença.

Recorde-se que esta foi a primeira vez que o WTTC realizou o Europe Leaders Forum, iniciativa que  reuniu os líderes das principais empresas de Viagens e Turismo europeias, bem como especialistas no sector e responsáveis governamentais nacionais e internacionais, com o objectivo de debater o futuro do Turismo na Europa.

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *