Castelo de Montalegre em obras até Junho de 2019

Por a 2 de Agosto de 2018 as 16:34

O Castelo de Montalegre, no distrito de Vila Real, está a ser alvo de obras de melhoramento que vão decorrer até Junho de 2019 e que vão custar 1,5 milhões de euros, avança a Lusa, que cita Orlando Alves, presidente da Câmara Municipal de Montalegre.

“É uma obra de execução muito complicada, com um investimento caríssimo”, disse o autarca à Lusa, especificando que as intervenções vão incidir nas torres do castelo e na praça de armas, prevendo ainda a consolidação da muralha abaluartada, da rede de drenagem de águas pluviais e águas freáticas e a beneficiação dos arruamentos e largos envolventes.

As intervenções são comparticipadas por fundos comunitários, com a autarquia a assumir 15% dos 1,5 milhões de euros previstos para a realização das obras, que, segundo o autarca, vão permitir “abrir o castelo à comunidade”.

“Montalegre terá mais um elemento de atractividade. Espero que as pessoas saibam perceber o grande esforço que está a ser feito pela autarquia”, frisou Orlando Alves, considerando que o Castelo de Montalegre vai ser a “sala de visitas de referência de um município que continua a reforçar a marca identitária do território”.

A intervenção decorre no âmbito de um protocolo celebrado entre a Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN) e o município de Montalegre e insere-se na operação “Castelos a Norte”.

O Castelo de Montalegre é considerado o maior emblema turístico do concelho e recebe, diariamente, 300 a 400 visitantes.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *