Novo Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagens entra em vigor em 2021

Por a 6 de Julho de 2018 as 17:52

A União Europeia vai ter um novo Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagens (ETIAS – European Travel Information and Authorisation System), adoptado esta sexta-feira no Parlamento Europeu e que deve entrar em operação em 2021.

O ETIAS é um sistema de pré-autorização que permite  saber quem entra na União Europeia, de onde e se representa um risco para a segurança da UE. Quando este entrar em funcionamento, todos os cidadãos de países isentos de visto que pretendam viajar para o Espaço Schengen terão de solicitar autorização prévia à viagem. O objectivo é facilitar as deslocações para a União Europeia e simplificar os controlos de fronteiras.

O World Travel & Tourism Council já veio felicitar a União Europeia pela adopção deste sistema, enaltecendo o facto deste “tornar o processo o mais fácil possível para os viajantes”. Além da facilidade do processo, o WTTC também defendeu que as taxas permanecessem em um nível aceitável, que não desencorajasse os viajantes a vir para a Europa. A taxa final de sete euros atende a esse critério.

“Vemos isso como um importante primeiro passo na digitalização das viagens. O objectivo final será o uso da tecnologia biométrica para garantir uma viagem perfeita, mais eficiente e mais segura. O WTTC está comprometido em melhorar a segurança e melhorar toda a jornada dos passageiros. Isso maximizará o potencial das Viagens & Turismo para criar empregos e impulsionar o crescimento económico”, afirmou Gloria Guevara, Presidente e CEO do World Travel & Tourism Council.

O ETIAS será gratuito para menores de 18 anos e maiores de 70 anos. A candidatura ao ETIAS pretende ser rápida e simples, exigindo não mais do que um documento de viagem, cartão de crédito e acesso à internet. A grande maioria dos candidatos receberá uma resposta positiva em poucos minutos. Se forem necessárias informações adicionais, documentação ou entrevista serão apresentadas diferentes possibilidades, tendo em conta a situação do viajante.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *