LATAM conta transportar 100 mil passageiros no primeiro ano da rota São Paulo-Lisboa
Nova rota arranca a 3 de Setembro e conta com cinco ligações por semana.

Inês de Matos
A LATAM Airlines, uma das principais companhias aéreas da América Latina, vai passar a ligar a capital portuguesa a São Paulo, no Brasil, a partir de 3 de Setembro, e conta transportar cerca de 100 mil passageiros no primeiro ano de operação da rota, revelou esta quinta-feira, 28 de Junho, Rodrigo Contreras, director da LATAM para a Europa.
“Nesta operação, esperamos transportar 100 mil passageiros por ano entre as duas cidades e queremos transformar esta rota na melhor opção para quem queira viajar de Portugal para a América do Sul”, afirmou o responsável, durante uma apresentação em Lisboa.
A nova rota, que liga o aeroporto de Lisboa ao de Guarulhos, em São Paulo, conta com cinco frequências por semana – às segundas, terças, quartas, quintas e sábados – e vai ser operada num avião Boeing 767, com capacidade para 191 passageiros em classe económica e 30 em classe executiva, sempre em horário nocturno, variando as horas de partida em função do dia da semana.
Rodrigo Contreras explicou que, para a LATAM, Lisboa é “um mercado estratégico”, não só pelas relações históricas que existem entre Portugal e o Brasil, mas também pelo forte crescimento que a capital portuguesa tem conhecido enquanto destino turístico.
“Lisboa representa para a LATAM um grande mercado estratégico na Europa. É um dos mercados mais importantes em termos de Turismo, eleito recentemente pelos World Travel Awards como o melhor destino de Turismo na Europa. Além disso há um vínculo muito forte cultural, comercial e histórico”, referiu o responsável, explicando que “Lisboa é a oitava porta de entrada da LATAM na Europa, depois de Paris, Frankfurt, Roma, Milão, Londres, Madrid e Barcelona”.
Além do Turismo, a companhia espera captar também o tráfego étnico e de negócios que existem entre Portugal e o Brasil, até porque a LATAM voa para mais de 40 destinos domésticos no Brasil e mais de 120 na América do Sul, com Rodrigo Contreras a revelar que “a recepção do mercado à nova rota foi muito boa” e que, se assim continuar, a companhia pondera aumentar as cinco frequências semanais no futuro.
“Idealmente, quando os mercados respondem e crescem, começamos a aumentar as frequências. Até quanto, vai depender muito do que encontrarmos pelo caminho. Temos cinco frequências e consideramos que, para começar, é um bom número, a recepção do mercado foi muito boa e, por isso, olho para o futuro com optimismo. Até quanto poderemos crescer? Quando mais melhor”, afirmou
Presente na apresentação esteve também Nuno Ferreira, director adjunto do Aeroporto de Lisboa, que destacou a importância desta nova rota para a infraestrutura aeroportuária, uma vez que “vai ligar dois hubs, reforçando a conectividade do aeroporto de Lisboa”, afirmou o responsável.
A LATAM Airlines é uma das principais companhias aéreas da América do Sul e conta com operação no Brasil, mas também na Colômbia, Chile, Peru, Argentina e Equador.