Vila Galé celebra 30 anos com abertura do 30º hotel

Por a 10 de Junho de 2018 as 22:10

O Grupo Vila Galé, que celebra este ano o 30º aniversário da abertura da sua primeira unidade hoteleira, inaugurou, este sábado, dia 9 de Junho, o seu 30º hotel: o Vila Galé Collection Braga.
Com um investimento de cerca de 8 milhões de euros, o quatro estrelas fica localizado no centro histórico da cidade no norte de Portugal, onde criou 50 postos de trabalho directo.
O Vila Galé Collection Braga resulta da reconversão do complexo do antigo hospital de São Marcos, que estava desocupado desde 2011, permitindo assim requalificar um imóvel de interesse público, datado de 1508. Pertencente à Santa Casa da Misericórdia de Braga, foi entretanto concessionado ao grupo Vila Galé para instalar o hotel.
Jorge Rebelo de Almeida, presidente do grupo hoteleiro, na inauguração, frisou que se trata de um hotel “feito em Braga, com Braga e para Braga”. Para o empresário, que inaugura assim o seu segundo hotel de 2018 depois do Vila Galé Sintra, salientou que  todo o trabalho de requalificação do antigo hospital resultou “numa peça muito feliz”.
Já Manuel Caldeira Cabral, ministro da Economia, presente na cerimónia, aludiu ao papel que o grupo hoteleiro está a ter na recuperação do património do País, sendo, inclusive, o promotor do primeiro concurso do Projecto REVIVE, que prevê o desenvolvimento de um hotel Vila Galé no Convento de São Paulo, em Elvas. “[O grupo Vila Galé] descobriu o Turismo em espaços históricos, diferenciadores, que transportam uma qualidade e um acolhimento diferente.” O executivo salientou a visão do Grupo Vila Galé “do que é o presente e o futuro do Turismo em Portugal”, que foi “esta ideia de que o Turismo se expande por todo o território”, seja pelo Alentejo, Serra da Estrela, onde abrem no próximo ano novos hotéis do grupo, ou outras cidades, como Braga.
Também o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Braga destacou que a oportunidade de transformar aquele  património do antigo Hospital São Marcos numa unidade hoteleira surgiu “numa boa hora”. Bernardo Reis salientou ainda o “sentido de empresário pragmático” do líder do grupo Vila Galé, que “teve a feliz ideia de lançar o projecto para este hotel que passará a ser um marco no destino hoteleiro da cidade de Braga. O grupo Vila Galé tem sempre procurado manter os aspectos arquitectónicos e históricos dos edifícios reabilitados, sendo este um exemplo paradigmático”.
Também Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, felicitou o grupo hoteleiro “pela maneira como transformou este antigo hospital seguramente numa das jóias mais preciosas da hotelaria portuguesa a partir deste momento”. O autarca referiu o bom momento e o crescimento acima da média que o Turismo em Braga estáa registar, auspiciando bons resultados de rentabilidade para o novo hotel.
A nova unidade hoteleira de Braga, que abriu portas ao público a 26 de Maio, conta com 123 quartos e suites, dois restaurantes, bar, adega, piscinas exteriores para adultos e crianças, spa Satsanga Collection com piscina interior, ginásio e salas de massagens, oito salas de reuniões/eventos e ainda um espaço dedicado à inovação com experiências de realidade virtual, 4K e com hologramas.
Respeitando a vertente histórica e arquitectónica do edifício, construído no local onde existia uma ermida dedicada a São Marcos, uma albergaria e um convento templário, nesta unidade hoteleira manteve-se a estrutura existente e alguns elementos originais como os tectos abobadados. A história dos arcebispos a da fundação de Portugal são os temas que marcam a decoração do quatro estrelas.
No próximo mês de Julho, o grupo hoteleiro português abre mais um resort no Brasil, desta vez no estado do Rio Grande do Norte, o Vila Galé Touros, que tem inauguração marcada para Setembro. Para o próximo ano, estão agendadas as aberturas do  Vila Galé Serra da Estrela no mês de Abril, o Vila Galé Elvas em Julho.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *