Edpcooljazz, um exemplo de que os festivais de música têm impacto no turismo
Leia a opinião de Karla Campos, directora-geral da Live Experiences.
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Atravessamos um período de ouro no Turismo em Portugal com índices nunca antes vistos e pode-se considerar que o turismo da música também contribui para este fenómeno. A música é uma das áreas das artes que mais cresceu nos últimos tempos e se transformou num forte motivo turístico – O Turismo Musical. E como o mercado da música está em explosão consequentemente, o público está a consumir música mais do que nunca. Por um lado, os artistas a nível mundial estão a produzir em grande velocidade e a disponibilizar nas várias plataformas online e redes sociais: Youtube, Soundcloud, iTunes, Spotify, Facebook, Instagram, etc. Por outro lado, os mesmos artistas estão a produzir e promover tours pelo mundo fazendo com que o público os siga e adira em massa confirmando ao vivo o gosto e o prazer que é assistir os seus artistas prediletos ao vivo. Este sentimento é algo único e viciante, que queremos voltar a repetir e repetir sem fim. Este efeito faz mesmo mover multidões! Tal como acontece no resto do mundo, atualmente Portugal com mais de 200 festivais de música por todo o território, pode-se considerar um País de referência pelos festivais que tem em cartaz. Dentro do vasto e rico mundo dos festivais de música do nosso país, gostaria de destacar o caso particular do EDPCOOLJAZZ, um festival de música que em 2018 completa 15 edições e que exemplifica de forma enfática o impacto dos festivais no turismo. O EDPCOOLJAZZ foi lançado em 2004 com o apoio da anterior Junta de Turismo da Costa do Estoril, considerada uma das maiores regiões de Turismo do País, exatamente com o propósito de ser um conteúdo cultural e turístico da zona atraindo turistas nacionais e internacionais, para assim gerar tráfego e contribuir para o aumento da economia dos concelhos de Cascais, Oeiras, Mafra e Sintra e assim começou a história deste festival. Na sua 15ª edição, o EDPCOOLJAZZ está mais internacional, e durante o mês de Julho junta em Cascais, no Hipódromo Manuel Possolo, nomes tão sonantes como David Byrne, BADBADNOTGOOD, Salvador Sobral, Gregory Porter, Jessie Ware, Van Morrison, Norah Jones, entre muitos outros, assegurando assim a combinação perfeita entre arquitetura, paisagem e, fundamentalmente, um cartaz magnifico para a celebração desta data tão marcante dos 15 anos do festival. Portugal tem condições naturais extraordinárias que cruzam com atividades tão díspares como ótimos campos de golfe, assim como ondas gigantes para surfar. Se pensarmos que temos estas condições a conviver lado a lado com um clima único na Europa, gastronomia reputada, uma qualidade nos serviços ao nível da excelência mundial, o que temos que pensar é em criar conceitos que possam ser acrescentados a essas condições. Seguindo esta receita, muito provavelmente a música continuará a ter um dos maiores impactos no turismo em Portugal. ¶
* Por Karla Campos, directora-geral da Live Experiences
Artigo publicado na edição 1368 do Publituris.