Pedro Machado apresenta recandidatura e estabelece metas
As eleições para a direcção da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal acontecem no próximo dia 23 de Maio, pela primeira vez com três mesas de votos em Aveiro, Guarda e Leiria.
Raquel Relvas Neto
Hóspedes e dormidas continuam a subir em fevereiro
Nova Edição: RoadShow das Viagens em imagens, Málaga, entrevista SATA, Sun Princess e dossier Animação Turística
Empresários açorianos unem-se contra a sazonalidade e pedem “plano efetivo e adequado aos desafios”
Edição Digital: RoadShow das Viagens em imagens, Málaga, entrevista SATA, Sun Princess e dossier Animação Turística
Ryanair compra mil toneladas de SAF à Shell
Francisco Calheiros mantém-se à frente da CTP por mais três anos
MotoGP aumenta compras no Algarve com destaque para o consumo estrangeiro
Four Seasons lança linha de iates de luxo em 2026
Delta considerada companhia aérea mais valiosa do mundo
TAAG aumenta comissões para agências de viagens para 6%
O actual presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, Pedro Machado, apresentou a sua recandidatura, esta quarta-feira, dia 9 de Maio, na sede da entidade em Aveiro, para o novo mandato da direcção para os anos 2018-2023.
A candidatura apresentada conta com uma nova direcção que será sujeita a sufrágio a 23 de Maio, que conta pela primeira vez com a presença de um elemento do sexo feminino. Os elementos que integram a candidatura são: Presidente: Pedro Manuel Monteiro Machado; João Nuno Ferreira Gonçalves Azevedo (Presidente Câmara Municipal de Mangualde) ; José Agostinho Ribau Esteves (Presidente Câmara Municipal de Aveiro e da Comunidade Intermunicipal Região de Aveiro); Maria do Céu de Oliveira Antunes Albuquerque (Presidente da Câmara de Abrantes e da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, cooptado em representação dos municípios); Jorge Manuel da Silva Almeida (Vice-Presidente da AHRESP, cooptado em representação das entidades privadas com interesse para o sector do Turismo). A mesa da Assembleia-Geral é presidida por Luís Manuel dos Santos Correia
(Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco) e tem como Secretário Mesa, Manuel Augusto Soares Machado
(Presidente da Câmara Municipal de Coimbra e da Associação Nacional Municípios Portugueses).
O Conselho de Marketing é constituído por Gonçalo Nuno Bértolo Gordalina Lopes (Câmara Municipal Leiria); Pedro Miguel Ferreira Folgado (Presidente Câmara Municipal de Alenquer e Presidente Comunidade Intermunicipal Oeste); José Eduardo Arimateia Antunes (Administrador Grupo Visabeira); António Luís Vaz da Veiga Camões
(Associação Hotelaria de Portugal); Victor Jorge Paiva Leal (Presidente da Associação Termas de Portugal); Paulo Alexandre Bernardo Fernandes (Presidente da ADXTUR – Associação das Aldeias do Xisto); António dos Santos Robalo (Presidente Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico). O mandatário da campanha é Mário Pereira Gonçalves, presidente da AHRESP.
Segundo explicou Pedro Machado, aos jornalistas, o dossier da sua candidatura conta com três “alterações profundas em relação àquilo que foi o exercício deste mandato 2013-2018”. A primeira é “uma forte preocupação de representação institucional das nossas oito comunidades intermunicipais através de interlocutores, ou empresários, ou de associações ou redes colaborativas do Centro de Portugal vão estar todas representadas. A minha primeira preocupação foi no sentido de haver uma cobertura total daquilo que é hoje a representatividade da indústria do Turismo do Centro de Portugal nesta candidatura”.
As eleições, que decorrem a 23 de Maio, acontecem pela primeira vez em três locais: na sede da entidade em Aveiro, uma segunda mesa na Guarda e em Leiria. “É uma novidade, em 2013 tivemos apenas uma mesa de voto e este ano temos três”, refere o candidato, explicando que se visa facilitar o acesso ao acto eleitoral e “poder potenciar a participação dos cerca de 170 elementos que compõem o colégio eleitoral do Centro de Portugal”.
Outra das novidades da candidatura de Pedro Machado será a existência de uma mulher na direcção. “Nesta lista que vou apresentar, vamos ter uma mulher na direcção, somos cinco elementos. É uma novidade, não pelo facto de estarmos a pensar no preenchimento de quotas, mas porque entendemos que esta actividade tem que ter também ela preocupações não só de paridade, mas mais do que isso, daquilo que é e representam as mulheres na vida económica do Turismo que é esmagadora”.
A candidatura para o novo mandato vai incluir alguns pilares “fundamentais”, considera o responsável, nos quais se destaca a alteração do plano de marketing da entidade. “Acreditamos que há um processo de ajustamento em relação à estratégia e ao plano de marketing da Centro de Portugal”, pois há uma parte substantiva do território do Centro de Portugal “cujas premissas e condições foram alteradas”. O responsável refere-se à questão dos incêndios e ao impacto que teve no produto Turismo de Natureza, mas também que o plano de marketing do destino possa corresponder “aos desafios que hoje a indústria do Turismo está a colocar: o novo perfil dos consumidores”.
Outra das alterações é “podermos progredir naquilo que são hoje as novas tendências: economia circular; dos destinos inclusivos; dos destinos sustentáveis, não queremos correr riscos de termos amanhã espaços massificados ou de podermos vir a ter conflitos entre os residentes e os novos turistas. Nesse aspecto, vamos ter uma linha de intervenção muito determinante”.
Outro pilar da candidatura tem que ver com o reforço da competitividade e da captação do investimento privado. “Iremos procurar muito quer no seio da discussão do novo quadro comunitário do 2030 (…) criar condições, influenciar os decisores de que o investimento para reforçar a competitividade dos privados, a eficiência energética, a eficiência colectiva, as boas práticas ambientais para que sejam verdadeiramente um selo de qualidade da marca Centro de Portugal”.
Sendo o seu último mandato, Pedro Machado pretende aproveitar para “reforçar o próprio músculo do que é hoje a estrutura do Turismo do Centro”, seja no âmbito do reforço de competências e requalificação dos técnicos da entidade regional, seja na requalificação das infra-estruturas da ERT em Coimbra, Aveiro e Leiria. “Ou seja, o Pedro Machado quando sair quer sair tranquilo e sereno em 2023 com a certeza que além do destino e da marca, também a equipa Turismo Centro de Portugal está ao nível dos desafios que ambicionamos”.
Ao ser novamente eleito como presidente da ERT Turismo Centro de Portugal, tendo em conta que não existe outra lista candidata concorrente, Pedro Machado tem ainda metas para a região no que refere a resultados: alcançar 9 milhões de dormidas em cinco anos, aumentar a taxa média para 2,5 noites, assim como a taxa média de ocupação para os 70%.