Direcção da AHRESP centra metas no Território, Gastronomia e Pessoas
Os novos órgãos sociais da associação tomaram posse na passada sexta-feira. Carlos Moura, em nome do presidente da direção, Mário Pereira Gonçalves, fala dos desafios do mandato.
Raquel Relvas Neto
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O Canal HORECA representa, no total da actividade turística, 71,6% do total das empresas, 78,3% dos postos de trabalho e 55,9% do volume de negócios. Estes são números que sublinham a responsabilidade da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, cujos novos órgãos sociais tomaram posse na passada sexta-feira, dia 27 de Abril, para o triénio 2018-2021, contando com a presença do ministro Ajunto, secretária de Estado do Turismo, secretário de Estado Adjunto da Economia e do Comércio, entre outras personalidades da política e do sector turístico português.
Carlos Moura, primeiro vice-presidente da AHRESP, em nome do presidente da associação, Mário Pereira Gonçalves, no seu discurso, sublinhou a importância que os sectores do Alojamento e da Alimentação e Bebidas assumem actualmente, justificando que “em 2017, o Canal HORECA registou um total de mais de 323 mil postos de trabalho, o que significou um aumento de quase 16% face a 2016”. Apesar desta crescente importância, o responsavel não deixou de referir que a associação vai continuar a ser um “parceiro socialmente responsável”, mantendo para isso a sua política de contratações colectivas. Além das questões laborais, a AHRESP vai continuar atenta aos encargos a que as empresas do sector estão sujeitas, mas também vai continuar a “exigir o cumprimento das obrigações fiscais, combatendo a economia paralela e a concorrência desleal, ao mesmo tempo que apresentaremos as nossas propostas, com reformas que tardam, nomeadamente em termos de IVA e Pagamento Especial por Conta”.
Carlos Moura salientou ainda os principais eixos prioritários par este mandato: Território, Gastronomia e Pessoas.
Na questão do Território, a AHRESP vai alargar a sua representatividade, marcando presença em todos os distritos do País, além das 13 delegações e Balcões Únicos Empresariais já existentes. “Temos de ajustar o nosso apoio às exigências de cada território”, referiu. Quanto à Gastronomia, os programas Taste Portugal e Seleção Gastronomia e Vinhos vão continuar o seu desenvolvimento e expansão.
No que diz respeito à vertente das Pessoas, a associação vai promover um plano de ação de âmbito nacional para fomentar o emprego no sector do Alojamento e da Restauração e Bebidas, assim como aumentar as competências e valorização de todas as profissões da área. “Este é o activo mais precioso e é aqui que deve ser feito o grande investimento de qualquer organização”, defende.