50 Ideias para o Turismo | Lisboa – Cidade de Congressos

Por a 5 de Abril de 2018 as 12:01

Pensando na consolidação e crescimento de Lisboa como destino turístico, um equipamento que me parece premente é um novo Centro de Congressos.
Corremos o risco de, a curto prazo, nos tornarmos pouco competitivos e perdermos a oportunidade de nos consolidarmos como um grande destino mundial para Congressos de grande dimensão, caso não se invista no desenvolvimento do produto.
Sabemos da importância do Turismo de negócios, para qualquer capital mundial, e do segmento de MICE para potencializar o Revpar das unidades hoteleiras. Para que este segmento continue a crescer, precisamos de dotar Lisboa com um equipamento moderno, competitivo e feito de raiz. Só desta forma será possível continuarmos a crescer na captação de Grandes Congressos Mundiais.
Temos de ser imaginativos quanto à forma de rentabilizar este projecto e à forma de o financiar. Estou certo que muitos hoteleiros teriam interesse em participar neste projecto e viabilizar a sua construção.
Um novo Centro de Congressos tem de ser um desígnio para Lisboa e isso já foi por muitas vezes afirmado por vários “players” nos mais variados fóruns, resta agora passar à concretização das intenções.
Trata-se de uma ideia para Lisboa, mas igualmente uma ideia para as principais regiões turísticas nacionais, as quais sem investimento em infra-estruturas adequadas e de qualidade irão perder o grau de atracção perante os nossos concorrentes, o que, com todo o investimento hoteleiro previsto para Portugal, poderá ser perigoso.
Tem de se seguir uma estratégia de diversificação de segmentos e mercados e criar condições e produto para todos eles, só assim continuaremos na rota de uma estratégia de sucesso.

Stefano Saviotti, chairman da Dom Pedro Hotels & Golf Collection

Nota de editor: No âmbito da celebração do seu 50º aniversário, o Publituris convida, em todas as suas edições de 2018, uma figura da sector a lançar uma “Ideia para o Turismo”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *