WTM Latin America consolida-se como evento B2B
A cidade de São Paulo é mais uma vez palco do principal evento da indústria de viagens na América Latina. De 3 a 5 de Abril, profissionais de todo o mundo reúnem-se ali.
Raquel Relvas Neto
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É de 3 a 5 de Abril, que se realiza a sexta edição daWTM Latin America, principal evento da indústria de viagens na América Latina, que acontece em São Paulo no Expo Center Norte. Luciane Leite, directora WTM Latin America, explica ao Publituris que este é mais um ano em que a feira se “consolida como o evento ‘business to business’ que traz o mundo para a América Latina, promove-a para o mundo e gera oportunidades de negócios e de relacionamento para expositores, compradores e profissionais da indústria”.
A edição de 2018 traz várias novidades na carteira, uma delas é o Travel Tech Pavilion, explica a responsável, “uma área inédita dentro do já existente evento Travel Tech Show, que amplia o acesso e a inclusão de empresas de pequeno e médio porte de tecnologia aplicada ao Turismo”. “O Travel Tech Theatre reconhece a contribuição que a tecnologia faz para o Turismo ano após ano e atrai relevantes empresas de tecnologia do mercado como Amadeus, TripCreator e SiteMinder, etc”, indica.
“Outra novidade nesta edição é o Destination Pavilions, um espaço exclusivo para empresas privadas que não tenham stands dos seus países no evento, mas que queiram marcar presença nesta 6ª edição da WTM Latin America. Entre os mercados confirmados estão Portugal, Grécia, África do Sul, Canadá, Alemanha, França e Reino Unido”, acrescenta. Um lounge de hospitalidade criado para promover empreendimentos turísticos independentes, como hotéis, pousadas, resorts e hostels no mercado brasileiro e internacional é outra das novidades do certame que conta com o apoio da ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis. Este tem por objectivo “gerar novos negócios com pequenos e médios ‘players’ do segmento”. Outrora denominado Conference Theatre, o agora Inspire Theatre vai exactamente inspirar o sector, ao trazer novidades e a promover “uma relevante reflexão em temáticas actuais da indústria”. Entre os convidados confirmados está a Google e o Facebook.”
Quanto à afluência no evento, Luciane Leite refere que “ao longo dos cinco anos de evento, a WTM Latin America confirma um aumento da participação dos profissionais da indústria em todas as edições”. Em 2017, registaram-se 7.748 visitantes, “um aumento de 18% relacionado aos últimos anos e o maior aumento em todo o nosso portfólio. Recebemos em torno de 600 expositores e mais de 1.150 buyers – em torno de 70 ‘hosted buyers’”. Para 2018, a directora da WTM Latin America refere que “estamos trabalhando com um objectivo de ampliação de visitantes de 5%, que nos permite superar a marca de 8.000 pessoas no nosso evento”.
Mais do que potenciar negócios
A identidade da WTM Latin America também se completa com as ‘Speed Networking Sessions’ e o WTM Buyers’ Club que assumem, respectivamente, “as funções de proporcionar aos ‘buyers’ conhecimento sobre os principais destinos e empresas de Turismo presentes no evento em um curto espaço de tempo e de formar um clube de negócios para altos executivos da indústria de viagens”.
Mas a WTM Latin America é muito mais do que um gerador de negócios com foco no B2B, tanto para o segmento de lazer como o corporativo. “A WTM Latin America dita tendências para o sector, trazendo clientes de peso no cenário mundial, além de propostas e soluções inovadoras, debates relevantes, um menu rico em interacções e networking relevante para os participantes e visitantes nestes três dias de evento – contactos que se estendem em parcerias duradouras”, sustenta Luciane Leite. Para a responsável “todos os profissionais que tenham conexão com o segmento de Turismo encontram networking e negócios relevantes durante o evento, desde profissionais ligados à tecnologia conectada com o Turismo, gastronomia, eventos, operadoras, agências, hospitalidade e transporte terrestre, aéreo, marítimo, gestão entre tantos outros temas que se correlacionam com o sector turístico”.
A directora da feira defende ainda a participação portuguesa no evento, numa altura em que o mercado brasileiro tem um peso cada vez mais determinante para os resultados turísticos de Portugal. “Portugal é um dos destinos europeus mais procurados por brasileiros atraindo cerca de 400.000 visitantes por ano”, defende.