Turistas de fora da UE gastam o dobro dos europeus

Por a 16 de Março de 2018 as 17:37

Os turistas estrangeiros provenientes de países fora da União Europeia (EU) apresentam um gasto médio que representa o dobro dos turistas europeus e, em 2017, foram responsáveis por 21% das receitas turísticas geradas em Portugal, revelou esta sexta-feira, 16 de Março, o ex-secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, durante a abertura do 1.º Summit Shopping Tourism & Economy Lisbon.

“Em 2017, 20,6 milhões de estrangeiros estiveram em Portugal e aportaram 15 mil milhões de euros em receitas para o nosso país. Porém, os turistas provenientes de países externos às fronteiras da União Europeia, os que gastam em compras num dia o mesmo que os europeus gastam numa semana, são aproximadamente 12% do total, mas representam 21% das receitas do Turismo”, revelou João Vasconcelos.

O antigo secretário de Estado da Indústria e presidente do Comité Organizador do 1.º Summit Shopping Tourism & Economy Lisbon, que decorreu no Four Seasons Ritz Hotel Lisboa, precisou que, se Portugal conseguir duplicar o número destes turistas, as receitas subiriam três mil milhões de euros.

João Vasconcelos falou depois sobre a China, que é actualmente o maior mercado emissor de turistas em todo o mundo, considerando que Portugal tem ainda “um grande caminho a percorrer”, uma vez que, no ano passado, foram 257 mil os turistas chineses que visitaram o país, ainda que na Europa tenham sido contabilizados 13 milhões.

“Segundo dados do Eurostat, em 2017, viajaram pelo mundo 130 milhões de chineses, dos quais cerca de 13 milhões vieram para a Europa, nós em Portugal recebemos 257 mil, o que quer dizer que ainda temos um grande caminho a percorrer”, afirmou, precisando que os turistas chineses gastam, em média, 642 euros por dia, só em compras tax free, segundo dados da Global Blue.

Em 2017,  o Turismo de compras subiu 36% em Portugal,  com destaque para os gastos dos turistas angolanos, brasileiros, chineses, americanos e moçambicanos, que compõem o ranking das cinco nacionalidades que maiores gastos tax free realizam em Portugal, de acordo com a Global Blue.

O 1.º Summit Shopping Tourism & Economy Lisbon decorre esta sexta-feira, no Four Seasons Ritz Hotel Lisboa, com o objectivo de debater o impacto do Turismo de Qualidade e de Compras enquanto motor económico e social para Portugal.

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *