50 ideias para o Turismo | Turismo e Aviação: a Mesma Face da Moeda
No âmbito da celebração do seu 50º aniversário, o Publituris convida, todas as semanas, uma figura do sector a lançar uma “Ideia para o Turismo”.
Publituris
Portugueses realizaram 23,7 milhões de viagens em 2023
Allianz Partners regista crescimento em todos os segmentos de negócio
Azul celebra mais de 191 mil passageiros no primeiro aniversário da rota para Paris
Octant Hotels promove-se nos EUA
“A promoção na Europa não pode ser só Macau”
APAVT destaca “papel principal” da associação na promoção de Macau no mercado europeu
Comitiva portuguesa visita MITE a convite da APAVT
Royal Caribbean International abre primeiro Royal Beach Club em Nassau em 2025
Viagens mantêm-se entre principais gastos de portugueses e europeus, diz estudo da Mastercard
Álvaro Aragão assume direção-geral do NAU Salgados Dunas Suites
Há quem diga que a persistência conduz à perfeição. Como também é comum ouvir-se que quem espera … desespera … ou sempre alcança. Foram frases como estas que de imediato me trespassaram a mente quando recebi o gentil convite do Publituris para, desta forma, associar-me à celebração do seu 50º aniversário.
Depois de ponderar, não mais do que por um breve instante, decidi cingir-me à célebre máxima de Charles Chaplin: “A persistência é o caminho do êxito”.
Fiz esta breve introdução para dizer que há duas situações que ocorrem no nosso país e que sempre me deixaram algo perplexo. A primeira, relaciona-se com o facto de Portugal nunca ter verdadeiramente possuído uma estratégia para a aviação; e, a segunda, por também nunca a ter considerado como parte integrante e peça fundamental da actividade turística.
Ora, sabendo-se que a aviação, por um lado, inclui o transporte aéreo, as infra-estruturas aeroportuárias, a navegação, o controlo e a segurança aéreas e, por outro lado, desde o aparecimento do avião a jacto, foi uma das grandes impulsionadoras do crescimento e do desenvolvimento do turismo e é presentemente, de longe, a principal forma de acesso dos turistas a qualquer destino – só em 2017 foi responsável pela deslocação de 4,1 mil milhões de passageiros! –, não é difícil entender-se a sua importância para o turismo.
Por esta ordem de razões, é mais do que óbvio que se não houver “como chegar?” dificilmente a actividade turística conseguirá singrar, principalmente num país com o nosso posicionamento geográfico – no Continente, rodeado de mar a Oeste e a Sul, com fronteira terrestre apenas com um país a Norte e a Este, e com duas Regiões Autónomas. Daí não ser estranho que, sensivelmente, dois terços dos turistas que chegam a Portugal utilizem o avião como meio de transporte.
A estes argumentos acresce ainda o da espontânea organização da sociedade civil ou, dito de outro modo, o facto das empresas e entidades que compõem a aviação decidirem livremente integrar o turismo, aderindo, fazendo parte e colaborando estreitamente com as suas instituições e organismos, por ser a elas que sentem pertencer e, consequentemente, onde se revêem e encontram a interlocução, os entendimentos, as plataformas de diálogo e as parcerias que lhes são necessárias.
Em conclusão, é imperioso que a aviação passe a figurar na mesma “face da moeda” em que está o turismo! Por isso(,) continuarei a persistir…
Atílio Forte, Empresário, Consultor, Docente Universitário e Analista de Turismo.
Nota de editor: No âmbito da celebração do seu 50º aniversário, o Publituris convida, todas as semanas, uma figura do sector a lançar uma “Ideia para o Turismo”.