50 ideias para o Turismo | Certificação para a Qualidade da Experiência Turística

Por a 8 de Março de 2018 as 11:04

A minha ideia é a seguinte: proponho a criação de uma certificação que visa evidenciar as zonas do país que cumprem com um conjunto de critérios extremamente rigorosos no sentido de garantir uma “experiência ao visitante” irrepreensível e de excelência. Seria, de alguma forma, equivalente ao conceito das “Estrelas Michelin”, mas atribuídas a zonas de interesse turístico, como por exemplo, certos bairros de uma cidade, zonas de elevada afluência turística junto ao litoral ou no interior, aldeamentos turísticos e outras plataformas similares.

Esta certificação seria validada por um colégio de especialistas com competências complementares nas áreas do meio ambiente, planeamento do território, património e arquitectura, cultura e animação turística e segurança do território.

Os critérios de elegibilidade tocariam aos aspectos de limpeza e higiene (em ambiente urbano e não urbano como, por exemplo, em zonas balneárias), segurança, estado geral de boa apresentação, conservação e iluminação nocturna dos edifícios, qualidade dos espaços verdes, acessibilidades, integração do comércio local, incluindo os restaurantes, animação de rua (espectáculos e eventos oferecidos aos visitantes), ausência dos graffitis “selvagens”, níveis de poluição do ar mas também sonora, etc…

A ideia não será fomentar uma experiência turística do tipo Disneylândia, em que tudo está perfeito mas num ambiente artificial, mas ao contrário, procurar proporcionar uma experiência mais autêntica possível, no respeito da cultura e da natureza local. Alguma dose de imperfeição seria inclusive necessária para se conseguir preservar o carácter de autenticidade e, para isso, uma certa dose de subjetividade na avaliação da qualidade da experiência do visitante.

Por fim, tal como para os três tipos de estrelas Michelin, criava categorias distintas de certificação de forma a estimular o caminho para a excelência. A única forma de mantermos a competitividade do destino Portugal é indiscutivelmente superando a expetativa do visitante.

Fréderic Frérè, CEO da Travelstore

Nota de editor: No âmbito da celebração do seu 50º aniversário, o Publituris convida, todas as semanas, uma figura do sector a lançar uma “Ideia para o Turismo”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *