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Recuperar confiança é objectivo dos TACV

A passar por um processo de reestruturação, que visa a privatização ainda durante o primeiro semestre deste ano, os TACV – Transportes Aéreos de Cabo Verde têm vindo a melhorar a sua oferta, de forma a recuperar a confiança do mercado. O Publituris falou com Mário Chaves, administrador delegado dos TACV, e conta-lhe todas as novidades que a companhia aérea cabo-verdiana está a lançar.

Inês de Matos
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Recuperar confiança é objectivo dos TACV

A passar por um processo de reestruturação, que visa a privatização ainda durante o primeiro semestre deste ano, os TACV – Transportes Aéreos de Cabo Verde têm vindo a melhorar a sua oferta, de forma a recuperar a confiança do mercado. O Publituris falou com Mário Chaves, administrador delegado dos TACV, e conta-lhe todas as novidades que a companhia aérea cabo-verdiana está a lançar.

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A passar por um processo de reestruturação, que visa a privatização ainda durante o primeiro semestre deste ano, os TACV – Transportes Aéreos de Cabo Verde têm vindo a melhorar a sua oferta, de forma a recuperar a confiança do mercado. O Publituris falou com Mário Chaves, administrador delegado dos TACV, e conta-lhe todas as novidades que a companhia aérea cabo-verdiana está a lançar.

No Verão do ano passado, a Icelandair entrou na gestão dos TACV e, desde então, muita coisa mudou na companhia de bandeira cabo-verdiana, que tem um passivo em torno dos 100 milhões de euros e tem vivido tempos agitados. É por isso que Mário Chaves, administrador delegado dos TACV, que chegou à companhia pela mão da Icelandair, elege a recuperação da confiança como um dos principais objectivos nesta fase, em que muita coisa está a mudar. “Os nossos três valores são confiança, eficiência e ser únicos em relação à oferta de mercado. A confiança traduz-se em voos regulares, tendo a pontualidade como objectivo permanente e garantindo os melhores níveis de segurança” destaca o responsável, afirmando que “é isso que podem esperar de nós, uma companhia aérea em que podem confiar”.
Para que seja possível recuperar a confiança, os TACV têm vindo a realizar uma série de alterações e a mudança da base da Praia para a ilha do Sal, que arrancou no início de Novembro de 2017, foi um dos grandes passos para melhorar o produto oferecido. Mário Chaves explica que “o Sal oferece melhores condições em termos de infraestruturas”, permite menores custos operacionais e uma capacidade de expansão imediata, além de ter uma pista mais adequada. “O comprimento da pista é um factor dominante quando fazemos uma operação com o tipo de aeronave que escolhemos, um Boeing757, para destinos onde precisamos de toda a disponibilidade de performance do avião que é conseguida numa pista maior”, explica o responsável.
A mudança de base foi iniciada em Novembro e coincidiu com a inclusão na frota da companhia de dois aviões da Icelandair em regime de wet lease – “que permitiram melhorar de imediato a pontualidade e o serviço ao passageiro” – e continuou já em Fevereiro de 2018, com a mudança da base operacional. Mas Mário Chaves diz que esta será “uma mudança faseada, não há um corte radical com a Praia”, pois a companhia continua a operar um voo para Boston, bem como dois para Lisboa, um dos quais via Sal, à partida da Praia.
As mudanças em curso vão também trazer uma expansão da frota. A companhia conta receber quatro aviões até ao Verão, que, segundo Mário Chaves, vão ser importantes para “diversificar” a oferta e colocar em prática a estratégia de fazer “a ligação aos quatro continentes” – América do Norte, América do Sul, Europa e África. “A ligação da América do Norte com a África Ocidental terá um reforço no número de destinos que temos na América do Norte”, realça o responsável, acrescentando que “esta ligação irá permitir não só o Norte do Brasil, como África Ocidental que é um bom mercado”. Outro dos objectivo que os novos aviões vão permitir é o reforço Milão/Paris/Lisboa com Salvador, no Brasil, para onde a companhia espera começar a voar no Verão.

Portugal e Europa

Apesar dos planos para o desenvolvimento de rotas noutras latitudes, os TACV não vão descurar o mercado português, que tem vindo a apresentar bons resultados. O administrador delegado da companhia avança que, “nos voos da Praia, a ocupação tem vindo a aumentar desde Novembro até Janeiro, com um registo muito bom tanto a nível de ocupação como de receita média e nota-se que o mercado responde positivamente a esses voos”.
A deslocação da base para o Sal obriga, no entanto, a um trabalho redobrado, uma vez que esta mudança foi quase “como alterar o mercado e o tipo de passageiro”. “Neste momento estamos a fazer uma mudança estrutural na rede e é normal ter um impacto até estabilizar, mas a resposta tem sido positiva”, acrescenta. Mário Chaves reafirma a importância do mercado português, que tem “praticamente um voo diário, cinco voos por semana, neste momento, e chegou a ter sete na altura de Dezembro e Janeiro. É um mercado fundamental para o nosso crescimento”, afirma.
A companhia está também a realizar uma nova aposta na Europa, através do reforço da operação para Paris, que ganhou uma segunda frequência semanal, que permite voo directo do Sal, além de ligações ao Brasil, para responder à procura da diáspora cabo-verdiana.
Objectivo é também abrir Milão, o que deverá acontecer em Março, numa rota que visa também proporcionar ligações “para os passageiros que queiram ir para o Sal ou que queiram ir para o Brasil”, explica Mário Chaves. Ao longo do ano, os TACV contam anunciar várias novidades, com o responsável a afirmar mesmo que “2018 vai ser um ano cheio em notícias”. Entre as novidades previstas, estão novas rotas, destinos e aviões, além de mudanças no branding, sem esquecer a privatização da empresa, que deve ocorrer neste primeiro semestre.
Mas Mário Chaves diz que gostava era que saíssem notícias sobre a satisfação dos passageiros e sobre o produto dos TACV. Para isso, a companhia está a trabalhar numa série de acções junto do trade português, para dar a conhecer o produto da companhia e Cabo Verde, e para que seja possível aos TACV posicionarem-se no mercado “de forma competitiva e diferenciadora”.

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Emirates volta a recrutar tripulantes de cabine em Portugal em abril

A Emirates vai voltar a promover os seus Assessment Days em Portugal para recrutar tripulantes de cabine e, em abril, tem previstas ações em Faro, Braga e Coimbra.

A Emirates vai voltar a promover os seus Assessment Days em Portugal para recrutar tripulantes de cabine e, em abril, tem previstas ações em Faro, Braga e Coimbra, a decorrer entre 1 e 9 de abril.

Num comunicado enviado à imprensa, a companhia aérea do Dubai indica que, para participarem nesta fase de candidaturas, os interessados devem realizar previamente a sua candidatura online aqui, onde é também possível conhecer todos os requisitos de candidatura, e submeter o seu curriculum vitae atualizado em inglês e com uma fotografia recente.

Esta nova ação de recrutamento da Emirates arranca em Faro, a 1 de abril, enquanto no dia 3 do mesmo mês a sessão de recrutamento da companhia aérea vai ter lugar em Braga, terminando no dia 9 de abril, em Coimbra.

“Os candidatos terão a oportunidade de trabalhar na maior companhia aérea internacional do mundo, que emprega atualmente mais de 20.000 tripulantes de cabine, incluindo portugueses”, destaca a Emirates, indicando que oferece “excelentes oportunidades de carreira, com excelentes instalações de formação e uma vasta gama de programas de desenvolvimento para os seus funcionários”.

Segundo a Emirates, “todos os candidatos selecionados que iniciem a sua carreira de tripulante de cabine serão submetidos a uma intensa formação de oito semanas nos mais elevados padrões de hospitalidade, segurança e prestação de serviços, nas modernas instalações da Emirates no Dubai”.

A tripulação da Emirates, acrescenta a transportadora aérea do Dubai, “beneficia de um pacote salarial distinto no mercado que inclui uma variedade de benefícios, tais como um salário isento de impostos, alojamento gratuito fornecido pela empresa, transporte gratuito de e para o trabalho, excelente cobertura médica, bem como descontos exclusivos em compras e atividades de lazer no Dubai”.

Além das condições salariais e outros benefícios, os tripulantes da Emirates gozam ainda de condições especiais de viagem para si e para os seus familiares e amigos para todos os destinos para onde a companhia aérea voa.

Recorde-se que a Emirates voa para Portugal há 11 anos e oferece atualmente 14 voos semanais a partir de Lisboa para o Dubai, a partir de onde é possível ter acesso à rede de mais de 140 destinos em todo o mundo da companhia aérea.

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airBaltic abre nova rota para a Madeira e mantém voos para Lisboa no inverno

Depois de ter anunciado que vai abrir uma nova rota entre a Madeira e Riga, na Letónia, a 28 de outubro, a airBaltic confirmou esta terça-feira, 26 de março, que também os voos entre Lisboa e Tallinn, na Estónia, vão voltar a ser operados durante a próxima temporada de inverno.

Depois de ter anunciado que vai abrir uma nova rota entre a Madeira e Riga, na Letónia, a 28 de outubro, a airBaltic confirmou esta terça-feira, 26 de março, que também os voos entre Lisboa e Tallinn, na Estónia, vão voltar a ser operados durante a próxima temporada de inverno.

“A companhia aérea continuará a operar algumas de suas rotas sazonais durante a temporada de inverno, incluindo Riga-Ljubljana, Riga-Baku (novembro), Tallinn-Malta (novembro), Vilnius-Lisboa e Vilnius-Hamburgo”, lê-se num comunicado divulgado pela airBaltic, que em Portugal é representada pela ATR.

Apesar de ainda não serem conhecido mais detalhes sobre a operação de Lisboa no inverno, a airBaltic indica que, para a Madeira, os voos arrancam a 28 de outubro de 2024, contando com três ligações aéreas por semana e os preços começam nos 199 em classe económica e nos 429 euros em classe executiva.

Além da Madeira, a airBaltic vai abrir outras duas novas rotas no próximo inverno, passando a ligar também Tallinn a Kittilä, na Finlândia, e Vilnius, na Lituânia, a Oslo Torp, na Noruega, ambas operadas em aviões Airbus A220-300.

“Temos o prazer de anunciar a expansão da nossa rede, a partir dos Países Bálticos, com o lançamento destas novas rotas. A Madeira é um destino único na nossa rede e oferece uma experiência de lazer fantástica com sua magnífica paisagem e natureza de cortar a respiração. Além disso, as novas rotas – de Tallinn e Vilnius para Kittilä e Oslo, são destinos tanto para viagens de lazer como de negócios”, explica Martin Gauss, presidente e CEO da AirBaltic.

A rota Tallinn-Kittilä arranca a 21 de dezembro de 2024 e vai ter até dois voos por semana, enquanto a operação entre Vilnius e Oslo Torp começa a 29 de outubro e vai contar com dois voos por semana.

“Ao prepararmo-nos para a próxima temporada, estamos constantemente a avaliar o mercado e comprometidos em melhorar ainda mais as conexões de e para a região. Em 2024, operaremos um número recorde de rotas a partir das nossas bases, mais do que nunca, reforçando a conectividade global, o que está a gerar um interesse significativo e estamos assim prontos para oferecer aos passageiros uma ampla variedade de opções de viagens”, acrescenta Martin Gauss.

Recorde-se que a airBaltic opera mais de 130 rotas de Riga, Tallinn, Vilnius, Tampere e, sazonalmente, Gran Canária, oferecendo ligações para uma ampla variedade de destinos na Europa, Médio Oriente, Norte da África e na região do Cáucaso.

Os bilhetes para a temporada de inverno já estão disponíveis para reserva aqui.

 

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Obras de melhoria dos aeroportos e aeródromos de Cabo Verde começam em abril

As obras para melhoria dos aeroportos e aeródromos de Cabo Verde, em linha com o contrato de concessão e padrões da VINCI Airports, iniciam-se no próximo mês de abril, foi anunciado.

A Cabo Verde Airports acaba de anunciar, em comunicado, que as intervenções, que começam em abril, devem-se à identificação de algumas mudanças como eixos estratégicos para a sustentabilidade e modernização das infraestruturas aeroportuárias, investimento na melhoria da qualidade dos serviços prestados, bem como a promoção e o desenvolvimento de novas rotas.

O comunicado citado pela Inforpress indica que para o cumprimento desta missão, que acreditam trazer ganhos “enormes” para todos, ao elevar a qualidade do destino turístico de Cabo Verde e promover o desenvolvimento económico e social do país, será necessária a realização de obras faseadas de melhoria, remodelação e modernização dos aeroportos.

A Cabo Verde Airports, que lamenta os constrangimentos que essas obras irão causar e apela à tolerância e compreensão de todos, lembra que essas intervenções ocorrerão nos aeroportos do Sal, Praia e São Vicente, bem como no aeródromo da ilha do Maio.

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Boeing muda liderança

Após os vários contratempos vividos pelo fabricante aeronáutico norte-americano, Dave Calhoun, CEO e presidente da Boeing, anunciou a sua saída até ao final de 2024.

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O presidente e CEO da Boeing, Dave Calhoun, anunciou a sua decisão de abandonar a liderança do fabricante aeronáutico norte-americana no final de 2024, continuando à frente da Boeing durante o ano para concluir o trabalho crítico em curso para estabilizar e posicionar a empresa para o futuro.

O presidente do conselho de administração, Larry Kellner, informou o conselho de administração que não pretende candidatar-se à reeleição na próxima reunião anual de acionistas, tendo o conselho eleito Steve Mollenkopf para suceder a Kellner como presidente independente do conselho. Nesta função, Mollenkopf irá liderar o processo de seleção do próximo CEO da Boeing.

Para além destas alterações, Stan Deal, presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes (BCA), irá reformar-se da empresa e Stephanie Pope foi nomeada para liderar a BCA, com efeitos a partir deste momento

“Tem sido o maior privilégio da minha vida servir a Boeing”, disse Calhoun numa carta aos funcionários. “Os olhos do mundo estão postos em nós, e sei que sairemos deste momento como uma empresa melhor. Continuaremos a concentrar-nos na conclusão do trabalho que realizámos em conjunto para devolver a estabilidade à nossa empresa após os extraordinários desafios dos últimos cinco anos, com a segurança e a qualidade na vanguarda de tudo o que fazemos.”

Kellner esteve 13 anos no Conselho da Boeing e atuou como seu presidente desde o final de 2019. Como presidente, supervisionou o estabelecimento de um novo comitê de segurança aeroespacial do conselho e, durante seu mandato, liderou o recrutamento de sete novos diretores independentes, trazendo profunda experiência em engenharia, segurança, fabricação e aeroespacial para o conselho da Boeing.

Já Mollenkopf atua no conselho de administração desde 2020, tendo sindo anteriormente CEO da Qualcomm.

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Turkish Airlines aumenta voos para Zanzibar

A partir de 14 de maio, a Turkish Airlines vai passar a operar um total de nove ligações aéreas diretas por semana entre Istambul e a ilha de Zanzibar, na Tanzânia.

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A Turkish Airlines vai aumentar o número de voos semanais entre Istambul e Zanzibar, na Tanzânia, passando a realizar, a partir de 14 de maio, um total de nove ligações aéreas por semana.

Numa nota informativa enviada à imprensa, a companhia aérea de bandeira da Turquia indica que vai passar a disponibilizar mais dois voos por semana para a ilha da Tanzânia, que conta atualmente com sete voos por semana, passando a nove ligações a partir de 14 de maio.

Recorde-se que a Turkish Airlines começou a voar para esta ilha da Tanzânia em 2016, quando a companhia aérea da Turquia inaugurou voos diretos para Zanzibar, com três ligações aéreas por semana.

 

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Air France aumenta capacidade de longo curso em 9% e mantém oferta estável em Portugal no verão

A maior aposta da Air France para o verão de 2024 destina-se ao longo curso, onde a companhia aérea vai contar com um aumento de capacidade de 9% entre 31 de março e 26 de outubro de 2024, operando para um total de 85 destinos.

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A Air France vai aumentar a capacidade disponibilizada no longo curso para o verão em 9%, período ao longo do qual a companhia aérea vai operar para 189 destinos em 74 países, com a oferta em Portugal a manter-se estável face à época alta do ano passado, avança a transportadora francesa, em comunicado.

“A oferta da Air France mantém-se estável em Portugal no verão de 2024”, destaca o comunicado divulgado pela companhia aérea, que explica que, em território nacional, vai operar a partir de três aeroportos portugueses – Faro, Lisboa e Porto – numa oferta complementada pela da KLM, que mantém voos diretos de Lisboa e Porto para Amesterdão-Schiphol, assim como pelo codeshare com a Delta Air Lines para os EUA.

A maior aposta da Air France para o verão de 2024 destina-se ao longo curso, onde a companhia aérea vai contar com um aumento de capacidade de 9% entre 31 de março e 26 de outubro de 2024, operando para um total de 85 destinos.

No longo curso, a Air France vai continuar a reforçar as ligações à América do Norte e, por isso, vai retomar o serviço para Mineápolis (Minnesota) a 13 de maio com um voo diário e inaugurar uma nova ligação entre Paris-CDG e Phoenix (Arizona) a 23 de maio, que vai ser operada três vezes por semana num avião Boeing 787-9.

Na América do Norte, a Air France vai ainda reforçar as ligações aéreas entre Paris-CDG – Raleigh-Durham (Carolina do Norte), que foram inauguradas no inverno de 2023 com três ligações aéreas semanais e que, neste verão, vai conter com até sete voos/semana.

A Air France vai ainda, por ocasião do Festival de Cinema de Cannes, operar dois voos especiais entre Los Angeles (EUA) e Nice (França), num Airbus A350 equipado com cabines de viagem de última geração e prevê, durante o verão, oferecer mais de 210 voos por semana para 17 destinos nos Estados Unidos, além de quase 60 voos por semana para cinco destinos no Canadá.

No longo curso e além da América do Norte, a Air France vai também prolongar para o verão o serviço diário para Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) a partir de Paris-CDG, que foi inaugurado no inverno de 2023, assim como renovar o serviço para Dar Es Salam (Tanzânia), inaugurado no verão de 2023, com três voos semanais, em continuação de Zanzibar.

No Japão, a transportadora vai reforçar a oferta com dois voos diários entre Paris-CDG e Tóquio-Haneda, mantendo também  os voos para o Aeroporto Tóquio-Narita, com até quatro ligações semanais.

No caso de África, a Air France conta ainda adicionar “frequências para destinos-chave em África e no Oceano Índico”, a exemplo de Cotonou (Benim) e Antananarivo (Madagáscar), que vão ser servidos diariamente, enquanto os Camarões vão ter dois voos diários, repartidos entre Yaoundé e Douala, e as ligações a Brazzaville (República do Congo) vão passar a ser operadas em Airbus A350-900.

No curto e médio curso, a Air France vai voar para 102 destinos, disponibilizando 45 ligações sazonais em França e na Europa, incluindo a inauguração, a partir de Paris-CDG, de voos para Verona (Itália), que vai ter até três voos por semana a partir de 2 de abril, para Narvik Lofoten (Noruega), que vai contar com um voo todos os sábados, de 15 de junho a 31 de agosto, e Kalamata (Grécia), que terá um voo todos os sábados, de 6 de julho a 31 de agosto.

Já o serviço para Tromsø (Noruega), que anteriormente era operado pela Air France apenas no inverno, vai ser alargado à época de verão, contando com até dois voos semanais em Airbus A319.

A oferta da Air France para o curto e médio curso é ainda complementada pela da Transavia, a companhia aérea low cost do grupo Air France/KLM, que vai contar com voos para 116 destinos em 33 países neste verão, num total de 206 rotas, e que vai ser a primeira companhia aérea low-cost à partida dos aeroportos de Paris.

Este verão, a Air France conta ainda continuar a introduzir as novas cabines de longo curso nos seus aviões Boeing 777-300ER e nos Airbus A350-900, num novo produto que vai chegar às classes Business, Premium Economy e Economy e que “constitui o novo padrão de viagem da companhia”.

“Depois de Nova Iorque-JFK, Nova Iorque-Newark, Washington DC, Boston, Houston, Rio de Janeiro, Banguecoque, Dakar, Tóquio-Haneda, Hong Kong, Seul Incheon, Xangai e Joanesburgo, estas novas cabines vão ser implementadas este verão em Toronto, Chicago, Vancouver, São Francisco, Los Angeles, Papeete, México e Tóquio-Narita”, refere a Air France, no comunicado divulgado.

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Comissão Europeia envia comunicação de objeções relativamente à compra da ITA Airways pela Lufthansa

Com o processo negocial a decorrer já há anos, a Comissão Europeia veio colocar mais um entrave à compra da ITA Airways por parte da Lufthansa, indicando que “os clientes podem ser confrontados com um aumento dos preços ou uma diminuição da qualidade dos serviços após a operação”. 

Victor Jorge

A Comissão Europeia (CE) informou a Deutsche Lufthansa AG e o Ministério da Economia e das Finanças (MEF) italiano da sua opinião preliminar de que a proposta de aquisição do controlo conjunto da ITA Airways pode restringir a concorrência em determinadas rotas no mercado dos serviços de transporte aéreo de passageiros com origem e destino em Itália.

Em nota publicada no site, a Comissão “receia que os clientes possam ser confrontados com um aumento dos preços ou uma diminuição da qualidade dos serviços após a operação”.

Recorde-se que a Lufthansa e a ITA exploram uma extensa rede de rotas a partir dos seus respetivos aeroportos centrais na Áustria, Bélgica, Alemanha, Suíça e Itália. A Lufthansa tem empresas comuns com a United Airlines e a Air Canada para as rotas transatlânticas, bem como com a All Nippon Airways para as rotas para o Japão. Os parceiros das empresas comuns coordenam os preços, a capacidade, a programação e partilham as receitas.

A comunicação de objeções
Em 23 de janeiro de 2024, a CE deu início a uma investigação aprofundada para avaliar se a aquisição pela Lufthansa de uma participação na ITA poderia restringir a concorrência na prestação de serviços de transporte aéreo de passageiros dentro e fora de Itália.

A Comissão efetuou uma investigação alargada para compreender o impacto potencial da operação. Esta investigação incluiu, nomeadamente, a análise de documentos internos e de informações pormenorizadas fornecidas pelas partes, bem como a recolha de informações e opiniões de companhias aéreas concorrentes, aeroportos, coordenadores de faixas horárias e clientes.

A Comissão teve, igualmente, em conta as observações proactivas dos consumidores individuais, das organizações representativas dos consumidores, dos aeroportos, das companhias aéreas concorrentes e dos sindicatos que exprimiram os seus pontos de vista a favor ou contra a operação.

Na sequência desta investigação aprofundada, a Comissão receia que a operação possa (i) reduzir a concorrência num certo número de rotas de curta distância que ligam a Itália a países da Europa Central. Nessas rotas, a Lufthansa e a ITA concorrem ou concorrerão entre si principalmente com voos diretos, mas também com voos indiretos. A concorrência nestas rotas parece limitada e provém principalmente de transportadoras de baixo custo, como a Ryanair, que em muitos casos operam a partir de aeroportos mais remotos; (ii) reduzir a concorrência num certo número de rotas de longo curso entre a Itália e os EUA, o Canadá e o Japão. Nessas rotas, a ITA, por um lado, e a Lufthansa e os seus parceiros de empresas comuns, por outro, concorrem entre si com voos diretos ou indiretos. A concorrência de outras companhias aéreas parece ser insuficiente nessas rotas. Na sua avaliação, a Comissão considera as atividades da ITA, da Lufthansa e dos seus parceiros de empresas comuns como as de uma única entidade após a concentração; (iii) criar ou reforçar a posição dominante da ITA no aeroporto de Milão-Linate, o que poderá dificultar a prestação de serviços de transporte aéreo de passageiros de e para Milão-Linate por parte de concorrentes.

“Todos os anos, milhões de passageiros viajam nessas rotas, com uma despesa anual total superior a 3 mil milhões de euros”, refere a Comissão, adiantando que os seus responsáveis que “o objetivo consiste em garantir que a operação não terá efeitos adversos para os clientes – tanto consumidores como empresas – em termos de aumento dos preços ou de diminuição da qualidade dos serviços”.

A Comissão receia que, “na ausência de medidas de correção adequadas, a supressão da ITA como companhia aérea independente possa ter efeitos negativos sobre a concorrência nestes mercados já concentrados”. As rotas que suscitam potenciais preocupações representam “uma pequena parte do total das rotas de curto e longo curso e dos passageiros servidos por ambas as partes e pelos seus parceiros de empresas comuns, e as potenciais preocupações não afetam a grande maioria das rotas exploradas pela ITA”.

A comunicação de objeções constitui uma etapa formal de uma investigação, em que a Comissão informa por escrito as empresas em causa das objeções que lhes são imputadas. O envio de uma comunicação de objeções não prejudica o resultado da investigação. A Lufthansa e o Ministério da Economia e das Finanças italiano têm agora a oportunidade de responder à comunicação de objeções da Comissão, de consultar o processo da Comissão e de solicitar uma audição oral.

A Lufthansa e o MEF têm, igualmente, a possibilidade de apresentar medidas de correção para resolver os problemas de concorrência preliminares identificados pela Comissão. Podem decidir apresentar medidas de correção em qualquer momento do processo até ao termo do prazo para a apresentação de medidas de correção, que termina atualmente em 26 de abril de 2024.

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Francisco Pita: Concurso para obras no aeroporto de Lisboa será lançado “nas próximas semanas”

O administrador da ANA Aeroportos, Francisco Pita, afirmou esta sexta-feira que o concurso para as obras no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa “vai ser lançado para as próximas semanas”.

Carla Nunes

No XX Congresso da ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal, durante o painel “A importância da aviação no destino”, Francisco Pita, CCO da ANA – Aeroportos de Portugal, explicou que estas obras não serão para aumentar a capacidade do aeroporto, mas sim “melhorar a operacionalidade”, com o aumento do número de posições de estacionamentos em ponte telescópica.

“Vamos ter mais dez posições de contacto com a criação do novo Pier Sul, [que terá] cerca de 33.000 metros quadrados de construção, um contributo muito grande na redução das nossas emissões de carbono: com estas dez posições de contacto junto ao terminal vamos evitar uma quantidade enorme de movimentos de autocarros, de equipamentos de placa entre o terminal e as posições remotas”, afirmou Francisco Pita.

A confirmar-se o lançamento do concurso para a empreitada nas próximas semanas, Francisco Pita prevê que as obras comecem “no último trimestre deste ano, para uma primeira fase que poderá esta concluída até ao final de 2026”.

Sobre esta intervenção, António Moura Portugal, diretor-executivo da RENA – Associação das Companhias Aéreas em Portugal, foi taxativo ao apontar que “estas obras estão a acontecer porque houve uma resolução do Conselho de Ministros que obrigou a ANA a fazer as obras”, indicando ainda que assim que esta entidade ganhou a concessão do aeroporto “a prioridade foi dada às obras da parte comercial”.

“Que fique claro que a prioridade da ANA não foi a eficiência da infraestrutura para nós, operadores, foi ganhar dinheiro. Estamos a operar numa infraestrutura limitada. Para nós, operadores, é muito difícil estar a operar esta infraestrutura: com qualquer pequeno atraso vêm coimas, indemnizações, atrasos, problemas à operação em catadupa. É muito complicado estar a operar, e é importante que todos os players do setor percebam as ineficiências que isto traz ao destino. Não é uma questão de satisfação ou insatisfação, é uma questão de prioridades”, salienta António Moura Portugal.

No caso da easyJet, que garante um crescimento de 9% para este verão na capacidade de lugares oferecidos, o pedido de José Lopes, diretor da empresa em Portugal, é dirigido ao regulador e ao Governo para que permitam derrapagens para o período da noite, já que “estas obras e limitações de capacidade ao longo do dia fazem um efeito de bola de neve e onda que provoca atrasos”.

Quando questionado sobre um possível regresso da easyJet aos Açores, José Lopes afirmou que não está nos planos “a curto prazo”, admitindo que essa possibilidade “nunca será uma porta fechada”, caso estejam reunidas todas as condições.

“A easyJet acredita nos Açores, por isso é que a companhia solicitou para que aquele mercado fosse liberalizado. Infelizmente, criou-se uma situação na altura de desregulação, não havia equilíbrio no acesso ao mercado e tomámos a decisão de sair e ganhar dinheiro noutros lados. Voltando a reunir-se todas as condições para que quer o mercado em si, havendo plano de level field, quer a própria easyJet, em termos de disponibilidade de frota, slots e tripulações para o fazer, será sempre algo que iremos considerar, mas não a curto prazo”, afirmou o diretor da easyJet.

O XX Congresso da ADHP decorreu no Centro de Congressos de Aveiro de 21 a 22 de março, no qual participaram 743 congressistas.

Sobre o autorCarla Nunes

Carla Nunes

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easyJet lança programação de inverno com dois milhões de lugares em Portugal e Natal já incluído

Entre 2 de dezembro de 2024 e 2 de março de 2025, a easyJet vai disponibilizar mais de 18 milhões de lugares em mais de 100 mil voos para toda a sua rede, incluindo Portugal, cujas reservas já se encontram a decorrer.

Publituris

A easyJet já lançou a sua programação para o inverno 2024/2025, que já inclui o período festivo do Natal e que conta com mais de 18 milhões de lugares para toda a rede da companhia aérea low cost, dos quais cerca de dois milhões se destinam às rotas portuguesas da transportadora.

Num comunicado enviado à imprensa, a easyJet revela que, entre 2 de dezembro de 2024 e 2 de março de 2025, vai disponibilizar mais de 18 milhões de lugares em mais de 100 mil voos para toda a sua rede, incluindo Portugal, cujas reservas já se encontram a decorrer.

“Estes números incluem quase dois milhões de lugares, em mais de 10 mil voos de e para Portugal, que estão agora à venda, o que significa que os clientes conseguem excelentes preços reservando antecipadamente em easyJet.com ou através da aplicação móvel”, lê-se no comunicado divulgado pela companhia aérea.

Segundo José Lopes, country manager da easyJet em Portugal, a companhia aérea decidiu lançar já a sua programação para o próximo inverno para que os seus clientes “possam reservar com antecedência e desfrutar de tarifas de grande valor em voos para a época do Natal, na sua próxima escapadela de ski ou para perseguir o sol de inverno”.

“Ao colocar milhões de lugares à venda até 2 de março de 2025 em mais de 500 rotas para mais de 130 aeroportos em toda a Europa e não só, temos o prazer de oferecer mais opções e diversidade aos nossos clientes e estamos ansiosos para recebê-los a bordo”, acrescenta o responsável.

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airBaltic voa para a Madeira no próximo inverno

Pela primeira vez, a companhia aérea dos Países Bálticos vai abrir uma rota para a Madeira, passando a ligar a região portuguesa a Riga três vezes por semana, a partir de 28 de outubro de 2024.

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A airBaltic vai passar a voar para a Madeira no próximo inverno, anunciou a companhia aérea da Letónia, que tem prevista a abertura de uma rota entre a Madeira e Riga, na Letónia, a partir de 28 de outubro de 2024.

“Esta será a primeira vez que a companhia aérea realiza voos regulares de e para o Aeroporto da Madeira (FNC)”, lê-se num comunicado enviado à imprensa pela airBaltic.

A companhia aérea da Letónia tem prevista a realização de três voos por semana entre a Madeira e Riga, cujos preços começam nos 205 euros por pessoa, bem como nos 429 euros em classe executiva.

“Estamos entusiasmados por anunciar esta nova rota e em breve conectar a Madeira à vibrante cidade de Riga – a casa da airBaltic. Vemos um grande potencial nesta rota e temos o prazer de oferecer aos viajantes locais a oportunidade de visitar e experimentar esta joia do Báltico”, congratula-se Thomas Ramdahl, vice-presidente sénior de gestão de rede da airBaltic.

Já Francisco Pita, CCO da ANA – Aeroportos de Portugal, considera que esta nova rota “reforça a posição da Madeira como destino turístico durante todo o ano”, sendo o resultado do trabalho que a empresa que gere os aeroportos nacionais tem vindo a fazer com vários parceiros para “desenvolver a conectividade da região”.

Os voos da airBaltic entre a Madeira e Riga vão ser operados num avião Airbus A220-300, aparelho que oferece maior conforto aos passageiros e permite maior eficiência de combustível.

Recorde-se que a airBaltic tem sede em Riga, na Letónia, e opera 130 rotas a partir de Riga mas também das cidades bálticas de Tallinn e Vilnius, assim como de Tampere,  na Finlândia, e ainda da Gran Canaria, em Espanha, de forma sazonal, para vários destinos na Europa, Médio Oriente, Norte de África e região do Cáucaso.

Os bilhetes para a nova rota da Madeira já se encontram disponíveis para venda e podem ser adquiridos aqui.

 

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