“2017 foi o melhor ano na história da Nortravel”
Nuno Aleixo, administrador do operador turístico, dá a conhecer as novidades na programação para 2018, novas ferramentas disponíveis para os agentes de viagens e uma possível mudança na estrutura de accionistas da Nortravel.
Raquel Relvas Neto
TICV recebe avião para repor ligações interilhas em Cabo Verde
Etihad Airways retoma voos para Bali a 25 de junho
Aeroporto Internacional de Hamad é o “Melhor do Mundo”
Grupo SATA com sistema braille a bordo
Receitas turísticas voltam a crescer em fevereiro e somam mais 181M€
Vila Galé abre as portas dos seus hotéis na Figueira da Foz e em Isla Canela
ADHP considera aumento da taxa turística em Lisboa “despropositado”
MotoGP em Portimão traz cerca de 87M€ para o Algarve
MSC Cruzeiros apresenta os sete distritos do MSC World America
10.ª edição do “Vê Portugal” aposta nos desafios futuros das ERT e na paz para o turismo
“2017 foi o melhor ano de sempre em facturação na Nortravel”. Quem o diz é Nuno Aleixo, administrador do operador turístico, à margem da apresentação da programação do operador turístico que terminou esta quinta-feira, em Lisboa, tendo também passado pelo Porto. No total, foram 550 os agentes de viagens que ficaram a conhecer as novidades para 2018 do operador turístico.
Ao Publituris, Nuno Aleixo explica que o crescimento de dois dígitos registado no ano anterior verificou-se sobretudo em volume de facturação, pois “em número de passageiros crescemos praticamente só quase 3%”. Sinal de que as viagens de preço superior estão a ser mais procuradas pelos clientes: “As pessoas começam a valorizar mais o conteúdo da viagem e nós somos um operador que temos muito conteúdo na venda do produto”. Também o aumento do preço médio, verificado especialmente em destinos europeus, contribuiu para este crescimento do volume de facturação do operador turístico, que já tem registado um crescimento consecutivo nos últimos três anos. No entanto, “2017 foi o ano que bateu todos os recordes”.
Ao nível de destinos, o administrador da Nortravel refere que houve um aumento significativo (50%) no fluxo de brasileiros para Portugal e vice-versa. Além dos destinos principais da Nortravel, também os circuitos na Ásia tiveram especial destaque nos resultados: “Pegámos na filosofia de trabalho do que fazemos aqui na Europa e passarmos a também a apresentar para a Ásia, com umas novidades que lançámos em 2017, como o Japão, a Índia, fizemos uma reformulação na Indochina, também na China, nos países do Cáucaso – Arménia, Geórgia, Azerbaijão, Irão, Uzbequistão. Há aqui realmente estes novos produtos para os quais estamos a alargar um pouco mais o conceito”.
Novidades
A programação da Nortravel conta com várias novidades. Nuno Aleixo enumera: “Em 2018, na nossa brochura principal “Europa Ásia” teremos as seguintes novidades: na Ilha da Madeira um circuito de quatro dias com saídas semanais; três novos circuitos de autocarro na Península Ibérica – “Encantos de Portugal com Santiago de Compostela”, “Histórias Ibéricas” e “O Melhor da Estremadura”.” “Na restante Europa teremos um circuito na Grécia com guia em português; O circuito “Encantos da Croácia, da Sérvia e da Bósnia” com visita a Belgrado e Sarajevo. Nos Cruzeiros Nortravel temos duas novidades no MSC Meraviglia “Cruzeiro no Cabo Norte” e Cruzeiro na Islândia”. As grandes novidades de circuitos fora da Europa serão o “Circuito no Myanmar e Bangkok”, com guia em português; “Israel e Jordânia” com voos da Turkish Airlines; e “À Descoberta de Cabo Verde” que visita as Ilhas de Santiago, São Vicente e Santo Antão, com guias acompanhantes, visitas e refeições todas incluídas. Para o Outono outra novidade, “Perú Mágico” 12 dias de viagem em sistema de tudo incluído conforme o itinerário”, acrescenta.
O operador turístico vai ainda aumentar a oferta de lugares e produtos para a ilha da Madeira e para o arquipélago dos Açores, “dois destinos que se encontram no top de vendas na Nortravel”. Ao nível dos circuitos na Europa, “reforçaremos a oferta de lugares para Malta, para a Croácia e para a Grécia. Na Ásia, aumentámos a nossa capacidade junto da Emirates e da Turkish Airlines com a oferta de mais produtos e mais datas de saída, como por exemplo para a Índia, Japão e China”.
Para 2018, “a nossa maior aposta continuará a ser os circuitos europeus. Para além das novidades já referidas, renovamos outros circuitos, a saber “França, História e Tradição”, “Suíça Fabulosa, Alsácia e Floresta Negra”, “Áustria Encantadora e Alemanha Romântica” e “Escócia e Paisagens das Terras Altas”, tornando-os ainda mais atractivos com novos “highlights””.
A Nortravel não conta apenas com novidades ao nível da programação, mas também ao nível de ferramentas para os agentes de viagens. “Estamos a dinamizar o produto de cruzeiros e vamos criar uma plataforma, dentro de poucas semanas, 100% dinâmica com integração também de aviação”, adianta Nuno Aleixo. A ferramenta permitirá oferecer produto chave na mão, mas com confirmação imediata, seja na parte aérea, como na de aviação, existindo ainda a possibilidade de acrescentar noites de hotéis à saída ou chegada do cruzeiro. Inicialmente, a plataforma incluirá os cruzeiros da MSC Cruzeiros e numa fase posterior também da Costa Cruzeiros, estando sobretudo focada em cruzeiros que acontecem na Europa.
A Nortravel também iniciou as integrações também com plataformas de hotéis, “fizemos essa primeira implementação com a Omnibees com o Brasil e agora estamos também a prolongar isto para Portugal, uma vez que já existem cadeias de hotéis portugueses que têm a plataforma e a experiência com o Brasil dá-nos essa possibilidade”.
“Em termos de tecnologia, a Nortravel vai dar, mais uma vez, um passo grande em 2018 e os agentes de viagens vão poder ter ao seu dispor ferramentas que são a evolução natural das coisas”, salienta.
O produto integrado da Nortravel e os seguros que também já disponibilizam na sua oferta vêm “antecipar talvez uma necessidade que o agente de viagens vai ter a partir de Julho com a entrada da nova directiva comunitária”, e as agências que “não se queiram aventurar a fazer o seu próprio pacote”, vão ter as ferramentas para darem “uma resposta imediata ao seu cliente”, frisa.
Perspectivas
Quanto a expectativas para o decorrer de 2018, Nuno Aleixo perspectiva continuar a crescer tanto no mercado nacional como no brasileiro, mas em ritmos diferentes. “No mercado brasileiro vamos continuar a crescer dois dígitos, mas não os 40% de 2017”, indica. Para o mercado português, o administrador da Nortravel salienta o bom momento económico que se vive no País que contribui para o sucesso do sector das viagens, “há uma tendência económica muito positiva”, mas “acredito que não vamos crescer dois dígitos em 2018, a nossa projecção é que pelo menos 5% vamos conseguir atingir”.
Questionado sobre uma possível mudança ao nível da estrutura de accionistas da Nortravel, Nuno Aleixo admitiu que existe interesse por parte de uma multinacional de Turismo a nível ibérico, como é de conhecimento do mercado: “Poderá haver em breve uma mudança accionista na empresa, mas se isso vier a acontecer a filosofia da Nortravel manter-se-à. A empresa está num dinamismo absolutamente fantástico com os seus actuais accionistas e não há nenhum motivo para mudar uma equipa ganhadora e realmente a Nortravel é ganhadora. Se isso vier a acontecer naturalmente comunicaremos. Neste momento há um acordo, mas não há nada fechado”.