50 ideias para o Turismo | De pequenos contributos… se faz história

Por a 22 de Fevereiro de 2018 as 16:11

Quando são publicadas as estatísticas de turismo, há sempre uma prioridade na referência ao número de visitantes, subalternizando as dormidas. Mas na realidade, para o sector, o elemento aferidor é este último, pois na prática, para a ocupação da nossa oferta, um turista que se hospede por sete noites, equivale a sete que fiquem por uma noite.
Habituado a ambientes de resort, onde as médias de estadia andam à volta das sete noites, fui confrontado, desde o nosso primeiro investimento em cidade, com a necessidade, neste último caso, do triplo de clientes para a mesma ocupação de uma unidade de alojamento.
Esta necessidade repercute-se assim transversalmente: do custo da promoção à capacidade do aeroporto, da gestão do destino ao alojamento, etc…
Por isso… uma ideia: Porque não um conjunto de acções tendentes a aumentar a estadia média do turista?
A recente medida da TAP, aumentando o número de dias para o Stop-Over em Lisboa e Porto, é um exemplo. Mas outras existirão: pacotes abrangentes de oferta de visitas a zonas que exijam mais tempo de estadia, aumento de eventos, promoção integrada do património único que Portugal tem, o desconto hoteleiro especial nas cidades, para a quarta noite de estadia, etc… Numa palavra, a apresentação a quem nos visita, das razões para aumentar um dia a sua estadia, contribui definitivamente para um aumento de ocupação da oferta turística, sem pressão acrescida nas infraestruturas de acessibilidades, com particular destaque para os aeroportos. É que bater-se por um aumento de estadia média de 3 para 4 noites, poderá significar aumentar em 30% a ocupação, sem mais clientes.

António Trindade, CEO do Grupo PortoBay

Nota de editor: No âmbito da celebração do seu 50º aniversário, o Publituris convida, todas as semanas, uma figura do sector a lançar uma “Ideia para o Turismo”.

 

Um comentário

  1. [email protected]

    22 de Fevereiro de 2018 at 20:55

    Artigo mto profissional naturalmente do dr Ant Trindade

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *