IPDT: Mais de 93% dos portugueses querem viajar nas férias

Por a 26 de Janeiro de 2018 as 16:09

O mais recente estudo do IPDT – Instituto de Turismo concluiu que mais de 93% dos portugueses querem viajar nas férias deste ano, valor que é “ligeiramente superior” ao registado no ano passado.

No total, 93,4% dos 411 inquiridos pelo IPDT afirmaram que pretendem viajar nas próximas férias, com 73% dos indivíduos a apontarem os short-breaks, quando no ano passado a percentagem tinha sido de 83%.

As denominadas escapadinhas devem ser feitas até duas vezes, pelo que, segundo o estudo, haverá menos portugueses a fazer ‘short breaks’, mas que serão mais frequentes em comparação com o período homólogo.

Já 91% declarou a intenção de fazer férias de média-longa duração este ano, uma “incidência bastante superior à obtida no estudo do ano anterior”, o que leva o IPDT a afirmar que “existe uma transferência de ‘short breaks’ para períodos de férias mais longos, o que sugere que os portugueses irão reduzir o número de ‘short breaks’ substituindo-os por períodos de férias mais longos”.

Na avaliação relativa às férias de Verão de 2017, apenas 10% dos inquiridos responderam que não saíram de casa, tendo 43% optado por destinos nacionais e 30% por viagens em Portugal e também no estrangeiro.

Nas férias em Portugal, destacam-se as escolhas pelo Algarve (46%), seguindo-se o Porto e Norte (23,2%), o Alentejo (21,5%) e o Centro (20,2%), opções que terão agradado aos portugueses, já que os inquiridos pelo IPDT atribuíram nota muito positiva às opções de férias de 2017, “mostrando-se a maioria bastante satisfeita com as opções escolhidas, tanto a nível nacional como internacional”.

Neste ponto, a avaliação atribuídas aos destinos estrangeiros foi “ligeiramente melhor” do que a dos destinos nacionais, com 6,15 e 6,03, respectivamente, numa escala de 0 a 7, em que o zero representa a classificação mais negativa e o sete a melhor classificação.

O estudo foi realizado pelo IPDT – Instituto de Turismo, em parceria com a operador turístico Soltrópico, e visou avaliar a satisfação dos portugueses com os destinos de férias de Verão de 2017 e conferir a intenção de férias para 2018. As conclusões tiveram por base 411 questionários ‘online’, recolhidos através de um inquérito promovido com uma campanha na rede social Facebook.

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *