Portugal aposta na promoção de eventos culturais para atrair turismo espanhol

Por a 18 de Janeiro de 2018 as 22:41

Portugal vai promover uma série de eventos culturais em Espanha ao longo do ano com o objectivo de atrair o turismo espanhol, a começar com uma grande exposição sobre Fernando Pessoa no Museo Reina Sofia, em Madrid, cuja inauguração está marcada para 6 de Fevereiro e que a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, espera que possa “ser uma forma de impactar os turistas espanhóis”.

“Estamos a trabalhar várias dimensões neste mercado porque é também um mercado um pouco diferente. É um mercado em que não dependemos tanto da operação. Portanto, aqui é muito importante a relação directa com o público”, disse a governante ao Publituris, durante a FITUR 2018, a feira de Turismo de Madrid, que arrancou quarta-feira, 17 de Janeiro.

Ana Mendes Godinho defende que Portugal deve fazer uma “aposta na promoção e criação de eventos culturais em Espanha, que mostrem Portugal”, numa estratégia que está a ser complementada com a realização de várias presstrips.

“A propósito dessa exposição, tivemos já duas presstrips de jornalistas espanhóis, que foram a Portugal fazer o percurso Pessoa, para terem esta ligação entre a promoção dos eventos culturais que estamos aqui a fazer, para chegar ao público espanhol”, explicou, afirmando que o objectivo é estabelecer “uma ligação com o território e com a oferta em Portugal, relacionada com os eventos culturais que estão programados para Espanha”.

A secretária de Estado do Turismo considera Espanha como “um mercado natural” para Portugal devido à proximidade e sublinha o crescimento acima da média do conjunto dos mercados internacionais, no que às receitas diz respeito.

“O nosso objectivo é manter o ritmo de crescimento das receitas provenientes do mercado espanhol, neste momento estão a crescer 21% em Portugal, é um número muitíssimo significativo, que está um pouco acima da nossa média dos vários mercados, mas acho que podemos crescer ainda mais”, afirmou.

Nesse sentido, a verba para a promoção de Portugal no mercado espanhol aumentou 30%, como tinha revelado o ministro da Economia, Caldeira Cabral, no primeiro dia da FITUR, passando de três para quatro milhões de euros, montante que, segundo a responsável pela pasta do Turismo, demonstra a importância deste mercado.

“Estamos a passar de um orçamento para a promoção no mercado espanhol de três para quatro milhões de euros. Este reforço é uma grande aposta para garantir que temos este mercado interno a aumentar o seu volume e a circular mais, concretamente ao longo de todo o ano, e em todo o território”, considerou.

 

 

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