Turiscópio| A tempo e horas: falta projectar estilo e hospitalidade na Europa instável
Por Humberto Ferreira.
Humberto Ferreira
3 milhões de hóspedes e 7,6 milhões de dormidas geram 644 milhões de euros de proveitos totais no turismo, em outubro
MSC Cruzeiros promove itinerários de verão de 2025 e destaca cruzeiros portugueses
TAP é a Melhor Companhia Aérea na Europa para os leitores da Global Traveler
17% dos portugueses vão viajar para o estrangeiro no Réveillon e maioria escolhe destinos na Europa
IAG participa no aumento de capital da Air Europa com 16 milhões de euros
TTS lança Certificação TTS Corporate Exclusiva para agências em Portugal
Brasil recebeu até novembro mais turistas estrangeiros do que em 2023
Aeroporto de Congonhas começa a receber obras de modernização
CP retoma Comboio Histórico do Douro a Vapor durante o Natal
TUI supera os 23 MM€ em receitas e aponta para crescimento até 10% para 2025
Não me lembro de tanto calor, de tantos fogos florestais nem de tantos dias sem voos na Madeira e Açores por mau tempo. Mas lembro-me da Aero Portuguesa e o início dos voos da TAP, em 1945. Deslumbrado com aviões e estrelas de cinema a passar em Lisboa, dez anos depois frequentei seminários de emissão e cálculo de bilhetes IATA (hoje esquecidos), porém as primeiras viagens internacionais que fiz foram marítimas, com horários e tecnologia da época. Em Lisboa habituei-me a observar os clippers da Pan-American e hidroaviões ingleses e argentinos em Cabo Ruivo, assim como paquetes estrangeiros que atracavam em Alcântara, até que em 1955 entrei para uma agência de navegação e aviação com representações internacionais.
ÉPOCA PROLONGADA – A época balnear prolonga-se este ano e Lisboa, Porto e Algarve, etc, enchem-se de turistas em Outubro. E Portugal brilhou mais uma vez na gala europeia dos World Travel Awards 2017, como o Melhor País Turístico Europeu; Madeira Melhor Destino Insular Europeu; Lisboa Melhor Porto Europeu para Cruzeiros; TAP a Melhor Linha Aérea para África e América do Sul; e na hotelaria: o Vila Joya o Melhor Boutique Hotel Europeu; e o Monte Santo Resort no Carvoeiro, Algarve, o Melhor Hotel Romântico Europeu.
VISIT LISBOA – Visitante frequente, destaco a sugestão 20 locais a não perder, sem ignorar a Regata Volvo Ocean, cujas equipas têm treinado todo o ano no Tejo, e que até 5 de Novembro, largada para a etapa Lisboa-Alicante, vão continuar a animar o Tejo e a base em Pedrouços. Em 29 e 30 de Outubro chegam as restantes equipas. Além da desta regata, há a Web Summitt de 6 a 9 de Novembro, com as fotos de mil oradores, entre os quais ilustres portugueses .
VISIT PORTO & THE NORTH – Portal que destaca provas de motonáutica em 3 e 4 de Outubro, e os grande prémios de motonáutica no Douro de F1 e F2.
VISIT MADEIRA – Entrar no Ano Novo com a baía do Funchal repleta de navios e as festas de passagem do ano nas ilhas europeias mais premiadas nos recentes World Travel Awards que realizam o programa de festas mais coloridas em cada ano.
VISIT AÇORES – A ABTA – Associação Britânica de Agências de Viagens – promove de 27 de Outubro a 12 de Novembro o programa Outono Vivo nos Açores, incluindo observação de baleias entre o Pico e Faial.
VISIT ALGARVE – Destaco a exposição ‘Albufeira e Eu’, por Joaquim Pargana em Outubro; o Festival de Observação de Aves em Sagres, de 4 a 8 de Outubro; o maior festival equestre no Algarve, em Vilamoura de 15 a 17 de Outubro; e o Festival de Guitarra em Faro durante Outubro.
VISIT PORTUGAL’S CENTRAL DISTRICTS – Apresenta este ano o mais variado programa de eventos regionais no Outono, apesar dos fogos florestais que assolam agora o distrito de Coimbra.
TURISMO AVANÇA – Este ano continuam os recordes do turismo internacional em Portugal. Aliás a Grécia, Malta, Chipre e países balcânicos e bálticos têm também sido mais visitados devido à repetição de atentados em França, Reino Unido, Alemanha, etc. a que se junta a situação instável na Catalunha, Turquia, etc. Resta a Portugal organizar e promover um melhor cartaz de eventos para 2018, do tipo Algarve 365, e valorizar as praias que no Algarve continuam a ser as melhores da Europa. Mas para tal precisamos de um plano que as valorize ao nível das melhores do mundo. Para mim, as praias europeias com mais qualidade e diversidade são as italianas.
AVIAÇÃO – A aviação tem sido criticada pela fraca assistência dispensada nos aeroportos aos passageiros agravados com a eliminação ou adiamento de voos durante dias seguidos, e pela falta de compensação pelos atrasos e quebra dos arranjos nas viagens e dos efeitos sobre passageiros que faltam ao serviço no Estado e grandes empresas. Custa a entender como a Ryanair destabilizou num mês os pilotos e outros tripulantes, afastando milhares de passageiros? A nova administração da TAP, integrada por Miguel Frasquilho, Lacerda Machado e Bernardo Trindade, em representação do Governo, anuncia um prejuízo de 52 milhões de euros no primeiro semestre de 2017, depois de abrir novas rotas de longo curso para a América do Norte, mas sem voltar a liderar o tráfego europeu, face à concorrência de empresas europeias de baixo custo. A Air Berlin, Ryanair e Monarch entram no quarto trimestre de 2017 com problemas financeiros e operacionais: às quais se poderá juntar a Alitalia, por desistência da Ethiad dos Emirados, que perdeu 808 milhões de euros nas parcerias com a Air Berlin e Alitalia A Alitália, fundada em 1946 um ano após a TAP, beneficiou em 2008 de capitalização do governo de Roma, e a entrada da Ethiad Airways com 49% do capital social para uma nova Alitalia.
FUTURO – Quanto tempo durará o crescimento turístico na Europa? E o que vai fazer em 2018 a ETC – European Travel Commission na promoção de destinos de Turismo cultural, desportivo, juvenil, sanitário, de reuniões e eventos. A Ásia é o maior pólo mundial de turismo receptivo, enquanto a Europa atrai mais conflitos. Não seria proveitoso o contributo português na ETC?
*Por Humberto Ferreira.
Publicado na edição do Publituris de 13 de Outubro.