OMT e UNESCO debatem Turismo e Cultura em Omã

Por a 6 de Dezembro de 2017 as 10:57
Turismo Sustentável

A 11 e 12 de Dezembro, a Organização Mundial do Turismo (OMT) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) promovem a II Conferência Mundial sobre Turismo e Cultura, iniciativa que decorre em Mascate, capital de Omã, e que vai reunir mais de 20 ministros do Turismo e Cultura de todo o mundo.

Esta será a segunda Conferência Mundial sobre Turismo e Cultura – a primeira decorreu em 2015, no Cambodja – e coincide com o Ano Internacional para o Desenvolvimento Sustentável, motivo pelo qual o debate se vai centrar nas alianças que é possível estabelecer entre os sectores do Turismo e da Cultura, no âmbito da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e dos 17 objectivos traçados.

“O Turismo Cultural está a crescer em popularidade, em importância e em diversidade, incorporando a inovação e a mudança. No entanto, esse crescimento implica uma maior responsabilidade em proteger os nossos activos culturais e naturais”, afirma Taleb Rifai, secretário-geral da OMT.

A conferência vai arrancar com um debate sobre Turismo, Cultura e Desenvolvimento Sustentável, no qual participam ministros do Turismo e Cultura, que vão falar sobre as políticas necessárias para fomentar a sustentabilidade, bem como sobre a promoção de intercâmbios culturais e a salvaguarda do património material e imaterial como instrumento para impulsionar a sustentabilidade.

Previsto está ainda um debate sobre Turismo Cultural e o seu potencial para promover a paz e a prosperidade, bem como três mesas redondas sobre o “Desenvolvimento do Turismo e a protecção do património cultural e a promoção de uma gestão responsável e sustentável nos locais Património da Humanidade”, outra sobre “A Cultura e o Turismo no desenvolvimento urbano e criatividade” e uma terceira sobre a importância das paisagens culturais no turismo sustentável.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *