Açores iniciam processo de certificação pelo Global Sustainable Tourism Council

Por a 5 de Dezembro de 2017 as 15:21

O presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, anunciou esta terça-feira, 5 de Dezembro, o início do processo de certificação do arquipélago como destino sustentável pelo Global Sustainable Tourism Council.

“Vamos arrancar com o processo de certificação dos Açores como destino sustentável, de acordo com os critérios do Global Sustainable Tourism Council”, afirmou o presidente do executivo açoriano, durante a sessão de abertura da Conferência Internacional ‘Açores 2017: no Rumo do Turismo Sustentável’.

Segundo Vasco Cordeiro, apenas quatro países no mundo contam actualmente com esta certificação, aos quais se juntam outras nove regiões, não existindo, até à data, nenhum arquipélago reconhecido pelo Global Sustainable Tourism Council.

“Atualmente, são apenas quatro os países que têm esta certificação, são apenas nove as regiões que têm esta certificação, nenhum arquipélago tem esta certificação, mas este é um bom objetivo, é uma boa aposta e é, sobretudo, um bom desafio que nos deve a mobilizar a todos”, salientou Vasco Cordeiro.

O presidente do Governo Regional dos Açores alertou, no entanto, que este objectivo requer o envolvimento das componentes ambiental, económica e social, de forma a promover o desenvolvimento regional.

“Há três componentes que interessa ter presente nesta ideia de sustentabilidade: a sustentabilidade económica da própria atividade, o que convoca uma intervenção da parte das entidades públicas e dos empresários, a sustentabilidade ambiental, que é evidente, mas também a sustentabilidade social, naquilo que, dentro da própria atividade, é a relação entre os diversos intervenientes”, salientou.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *