ANAC: Passageiros da airberlin devem pedir reembolso até 1 de Fevereiro
Pedido de reembolso deve ser enviado por escrito para a airberlin, indicando quando foi comprado o bilhete e por que montante.
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A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) veio sexta-feira, 3 de Novembro, informar os passageiros da airberlin que tenham comprado bilhetes antes de 15 de Agosto e cujos voos tenham sido cancelados, que devem pedir o reembolso até dia 1 de Fevereiro de 2018.
Em comunicado enviado à Lusa, a ANAC explica que foi informada pela autoridade reguladora alemã de que “foi aberto o processo de insolvência, a 01 de Novembro de 2017, à transportadora aérea airberlin”, em consequência do qual os passageiros afectados devem começar a pedir o reembolso dos voos cancelados.
De acordo com a ANAC, o pedido deverá ser apresentado “por escrito, especificando que se trata de um pedido de reembolso de título de transporte adquirido antes de 15 de Agosto de 2017 e o montante pelo qual foi comprado”, devendo o mesmo ser enviado para a morada Air Berlin Gruppe/Lucas Flöther; Postfach 10 30 10; 18005 Rostock.
Na nota, a ANAC refere que continua a acompanhar a situação em articulação com a autoridade reguladora alemã e a Comissão Europeia para “garantir que os direitos dos passageiros são assegurados”.
Recorde-se que a airberlin declarou insolvência a 15 de Agosto, depois de ter deixado de receber apoio financeiro da Etihad Airways, seu accionista maioritário. Entretanto, foi anunciado que a Lufthansa vai ficar com 81 aviões e assumir os três mil funcionários da airberlin, enquanto a easyJet fica com parte da operação da companhia germânica no aeroporto Berlim Tegel.