Turiscópio: Alinhar a nova imagem de Portugal promovendo experiências distintas da concorrência
A habitual opinião por Humberto Ferreira.
Humberto Ferreira
3 milhões de hóspedes e 7,6 milhões de dormidas geram 644 milhões de euros de proveitos totais no turismo, em outubro
MSC Cruzeiros promove itinerários de verão de 2025 e destaca cruzeiros portugueses
TAP é a Melhor Companhia Aérea na Europa para os leitores da Global Traveler
17% dos portugueses vão viajar para o estrangeiro no Réveillon e maioria escolhe destinos na Europa
IAG participa no aumento de capital da Air Europa com 16 milhões de euros
TTS lança Certificação TTS Corporate Exclusiva para agências em Portugal
Brasil recebeu até novembro mais turistas estrangeiros do que em 2023
Aeroporto de Congonhas começa a receber obras de modernização
CP retoma Comboio Histórico do Douro a Vapor durante o Natal
TUI supera os 23 MM€ em receitas e aponta para crescimento até 10% para 2025
Lisboa não é a capital europeia das excursões guiadas por jovens condutores de tuk-tuks nem promove bebedeiras nocturnas nas zonas da Baixa-Bairro Alto ao Cais do Sodré-Santos-Alcântara. Lisboa é, sim, uma das mais belas cidades europeias, a que falta um calendário alargado com eventos musicais, desportivos, culturais e representativos do estilo alfacinha, nas 52 semanas de cada ano para estrangeiros que visitam Lisboa experimentarem os hábitos nos tempos livres dos lisboetas.
AGRADO POR PORTUGAL – Abrangi Portugal, em vez de destacar apenas uma das nossas maiores regiões de Turismo, pois somos um pequeno País atlântico, cujos habitantes até procuram o nível turístico da França. Itália, Reino Unido, Espanha, Escandinávia, etc. se para amenizar a nossa extensa variedade de destinos singulares soubermos em cada ano seleccionar os 10 destinos mais procurados no ano anterior, consoante o volume das dormidas e o crescimento da conta do Tturismo receptivo alcançada, promovendo anualmente campanhas temáticas e geográficas diferentes para satisfazer diversos segmentos.
MAIS-VALIAS DE LISBOA – A nossa capital tem a mais valia do Tejo um dos mais belos estuários mundiais com variados programas de eventos desportivos, culturais, e profissionais, que vai acolher de 6 a 9 de Novembro a sua segunda cimeira digital (Web Summit), com 26 conferências, múltiplos programas de eventos desportivos, sociais, e profissionais para startups, etc.
PROGRAMAS WEB SUMMIT: DISCOVER LISBON por 60 mil participantes, 2200 jornalistas, e 630 oradores, por sinal contei 1010 fotos de oradores convidados, entre os quais os seguintes portugueses: primeiro-ministro António Costa, ministro da Economia Manuel Caldeira Cabral, comissário europeu Carlos Moedas; Marisa Matias, eurodeputada do Bloco de Esquerda; Fernando Medina, o autarca da capital; José de Freitas Ferraz, diplomata; José Ramos Horta, prémio Nobel e ex-Presidente de Timor; Luís Figo, futebolista; Luís Correia CEO de Polaris Sports; Bruno de Carvalho, presidente do SCP; Miguel Pina Martins, Ceo de Science 4you, etc.
TOP 10 DESTINOS – Para lançar uma nova estratégia sugiro dez destinos: 1 – LISBOA e Costa de Cascais-Sintra; 2 – PORTO e Douro maravilhoso; 3 – MINHO com a costa atlântica da Póvoa; 4 – BEIRAS – da Figueira de Foz ao queijo da Serra da Estrela, e COIMBRA, Mondego, e Gândaras; 5 – COSTA ATLÂNTICA do Cabo da Roca e Santa Cruz a Peniche, Berlengas, e Nazaré, para surf, pesca, vela, mergulho, etc; 6 – ÓBIDOS: a vila muralhada e Foz do Arelho, Lagoa de Óbidos, vinhas das Gaeiras, golfe e outros desportos; 7 – SERRA DA ARRÁBIDA E BAÍA DE SETÚBAL com visitas a golfinhos e golfe internacional em Tróia; 8 – RIBATEJO e ALENTEJO: um dos maiores e mais típicos quinhões de Portugal: desde o Médio Tejo à planície mais Comporta e Alqueva; 9 – MADEIRA Cosmopolita e Porto Santo romântico; 10 – AÇORES: nove ilhas verdes e encantadas. Destinos internacionais primam pela sua distinta exclusividade, o que nos impede de anunciar o Norte, Centro, Sul, Interior e Litoral, optando por nomes geográficos bem conceituados como Sintra, Estoril, Madeira, Óbidos, Coimbra e estuário do Sado.
NOVIDADES – A Administração do Porto de Lisboa desistiu do projecto para o terminal de navios-contentores no Barreiro, propondo-se procurar nova localização. A chamada autoestrada fluvial do Douro Internacional perdeu o indispensável financiamento europeu. Medida previsível, pois não faltam portos como Bilbau que servem o Norte de Espanha entre La Coruña, Cabo Finisterra e o País Basco, conforme temos avisado no Publituris. A serenidade do Douro continua sem cargueiros mas com mais unidades da Douro Azul. O Algarve vai abrir o primeiro centro de arte digital em Santa Catarina da Fonte do Bispo, Tavira. O sexto Festival do Perceve em Vila do Bispo, na Costa Vicentina atraiu mais turistas, quando a promoção tem falhado a contar estórias de eventos e da nossa cultura. Foram eleitas sete Aldeias-Maravilha, a juntar a 308 municípios e às aldeias históricas e de xisto. Falta contar estórias sobre as aldeias espalhadas em 900 km da costa.
BREXIT – Neste Verão, o Algarve registou uma quebra de 16,3% entre turistas britânicos afetados pela baixa de câmbio da libra esterlina. O governo irá aplicar iniciativas que garantam a preferência britânica por férias no Algarve e outras regiões?
SEM GREXIT – A Grécia foi eleita para o conselho executivo da UNWTO, na AG reunida na China; a Nigéria para vice-presidente da UNWTO, e o ex-embaixador de Georgia em Madrid, Zurab Pololikashvili foi confirmado como secretário-geral da UNWTO.
VERÃO – Época de novos recordes de turistas e dormidas na hotelaria e alojamentos locais, com subida das vendas no comércio de Norte a Sul, marcada porém por fogos florestais na Europa Ocidental e violentos furacões nas Caraíbas e EUA. Além disso, a EUROPA enfrenta a desintegração na Escócia, Catalunha, Gales, Irlanda do Norte, e o incumprimento de normas na Polónia, Hungria, e Ucrânia, e para cúmulo em 2017 chegaram mais refugiados a Itália, Grécia e Espanha, em insufláveis da Líbia, Tunísia e Turquia, assim como mais náufragos no Mediterrâneo. E cresce o Turismo para Portugal.