Lei da nova directiva das viagens organizadas publicada até final de Dezembro

Por a 15 de Outubro de 2017 as 17:33

A legislação decorrente da directiva europeia que regula as viagens organizadas vai ser publicada até final de Dezembro, confirmou Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), à margem da 13.ª Convenção Nacional do Grupo GEA, que decorreu este fim-de-semana, em Viseu.

Pedro Costa Ferreira participou na Convenção Nacional do Grupo GEA para explicar aos agentes de viagens as consequências da nova legislação, que entra em vigor a 1 de Julho de 2018 e que vai trazer algumas alterações ao nível da responsabilidade e também dos custos associados às viagens organizadas.

Aos jornalistas, o presidente da APAVT não quis adiantar pormenores, uma vez que a transposição da legislação europeia para a realidade nacional está ainda a ser negociada com a Secretaria de Estado do Turismo, num processo negocial que deve decorrer até final de Novembro.

“O tema é muito difícil para a APAVT, porque significa maior responsabilidade e maior custo, mas a relação com a tutela é muito boa e, portanto, o diálogo tem sido óptimo, de grande abertura, de total boa fé e, quando assim é, as coisas ficam facilitadas”, destacou, acrescentando que “este é um processo negocial e, portanto, sem o seu termo não pode ser ainda interpretado”.

Pedro Costa Ferreira admitiu ainda que a nova directiva europeia tem provocado ansiedade no mercado, considerando que essa “ansiedade tem a ver com o acréscimo de responsabilidades global”, porque, “em alguns casos, a própria agência é operador. Aí é que está a ansiedade”.

Questionado sobre se o sector está preparado para as mudanças previstas, o presidente da APAVT diz acreditar “que o sector se estará a preparar”, apesar de considerar que só a aplicação da legislação poderá esclarecer o mercado.

“Vejo isto como um desenho que ainda está bastante desfocado e, há medida que a negociação vai decorrendo, vamos focando melhor. Depois, com os sinistros e decisões, acho que esse desenho vai finalmente ficar focado”, explicou.

 

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *